angle-left Curso de Design de Moda da Unifor participa do DFB Festival

Sex, 10 Maio 2019 15:40

Curso de Design de Moda da Unifor participa do DFB Festival

Evento acontece dos dias 15 a 18 de maio, no Aterro da Praia de Iracema


A professora e coordenadora do curso, Ana Cláudia Farias (ao centro) e as alunas de Design de Moda da Unifor (Foto: Ares Soares)
A professora e coordenadora do curso, Ana Cláudia Farias (ao centro) e as alunas de Design de Moda da Unifor (Foto: Ares Soares)

O curso de Design de Moda da Universidade de Fortaleza participa da 19º edição do Concurso dos Novos promovido pelo Dragão Fashion Brasil Festival 2019, que celebra 20 anos, no Aterro da Praia de Iracema durante os dias 15 a 18 de maio. 

A participação do curso de Moda da Unifor acontece desde 2014 e, neste ano, a Universidade levará para a passarela do DFB toda a riqueza cultural dos jangadeiros cearenses. 

Criatividade é a Nossa Praia

Com o tema “Criatividade é a Nossa Praia”, o Concurso dos Novos do DFB, a mais tradicional competição entre instituições de ensino de moda no Brasil, reúne estudantes de todos o país, na corrida pelo prêmio de dez mil reais e troféu para os três primeiros colocados. Foram selecionadas equipes de faculdades do Ceará, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo. 

Foram analisados critérios técnicos (modelagem, montagem) e artísticos (styling, criatividade, etc), que definiu a equipe representando do Curso de Moda da Unifor como uma das oito equipes finalistas. 

Terral 

Com inspiração na música “Terral”, do cantor Ednardo, a coleção composta por oito peças elaboradas pelas alunas Amanda Costa, Bianca Feitosa, Julia Rodrigues, Ana Beatriz Ribeiro e Barbara Vieira, com orientação da professora e coordenadora do curso, Ana Cláudia Farias, é uma homenagem aos pescadores do Ceará, e busca colocar em pauta a cultura popular cearense a partir desses personagens. 

O conceito de sustentabilidade aplicada a valorização da cultura popular, a partir da moda foi adotado durante todo o processo de produção das peças: “A nossa coleção está atrelada a interpretação da música, como se cada look fosse um trecho que fala a história dos jangadeiros e também do Ceará”, destaca a aluna Julia Rodrigues. 

Para a aluna Amanda Costa, a moda tem impacto social importante e deve refletir também problemas sociais e conscientizar a população. “Os pescadores são uma comunidade forte na nossa região, e por vezes, não são valorizados. As mudanças que acontecem na cidade e no mar afeta o dia-a-dia deles, o trabalho e a vida pessoal. Trazemos isso para a coleção”, destaca. 

Reaproveitamento de materiais 

A questão da sustentabilidade atrelada ao bom reaproveitamento de materiais descartados de forma errada também está presente na coleção. “As peças são feitas com trapos, utilizados anteriormente por alunos do primeiro semestre, que iam para o lixo. Também usamos materiais que não iam mais ser usado, como  rede furada, corda estragada, isopor e lonas que são usadas nas jangadas pelos pescadores, e que iam ficar paradas. Tentamos aproveitar e dar sentido para tudo que estava disponível”, afirma Julia Rodrigues. Ao que Ana Beatriz salienta: “Não tem como você falar de moda e fazer moda sem pensar na questão ambiental, isso é muito forte no nosso trabalho”, destaca. 

Os looks atentem a um dos critérios estabelecidos no edital do Concurso dos Novo, a utilização das tipologias artesanais. “Todos os looks tem algo de artesanal. Usamos bordados, crochê e macramê, tentamos usar todos os materiais, o mais natural possível para desenvolver a coleção. Buscamos valorizar a cultura do Ceará no Ceará, em todos os aspectos”, relata a aluna Amanda Costa. 

Design de Moda Unifor no Concurso dos Novos 

Para o idealizador do DFB Festival, Cláudio Silveira, o Concurso dos Novos visa estreitar laços com a comunidade acadêmica a fim de dar base para os novos profissionais. “Em breve essas pessoas vão entrar no mercado de trabalho, entendo que existe uma necessidade de estarem cada vez mais antenados com o que acontece no mundo da moda, observando e, principalmente, aprendendo com esse mercado desde o que acontece em grandes eventos de moda até a ambientação de uma sala de desfile”, destaca. 

Em 2016, o Curso de Design de Moda da Unifor foi o grande vencedor do concurso, segundo Cláudio esse destaque crescente na área se dá pela busca contínua de se apresentar cada vez melhor: “Percebe-se que Universidade busca espaço diferenciado no mercado. Nós temos que agradecer a participação da Unifor no DFB que busca cada vez unior os alunos a moda de forma diferenciada”, conclui. 

Estude Design de Moda na Unifor

O curso de Design de Moda da Unifor tem duração de 2,5 anos e é avaliado com nota máxima (5) pelo Ministério da Educação (MEC), oferecendo certificações intermediárias que permitem o aluno ingressar no mercado de trabalho mais rápido e com experiência comprovada.

O curso é para quem quer atuar em qualquer uma das as etapas da cadeia produtiva do setor, como consultoria, assessoria técnica, design/estilismo, editoria de moda, fotografia, gerenciamento, modelagem, produção e negócios.

Na Unifor, o aluno é preparado para o mercado em todas as suas exigências. Por isso o curso de Design de Moda tem como diretrizes a criatividade, a gestão e a comunicação presentes em todas as disciplinas. Tudo isso em concordância com as práticas ambientalmente responsáveis e o respeito à diversidade cultural.

Serviço

DFB Festival 2019
Data: de 15 a 18 de maio de 2019
Local: Aterro da Praia de Iracema 
O evento é aberto ao público e os desfiles são sujeitos à apresentação de convite.