Unifor tem representante cearense entre vencedores da 2ª edição da Academia LED|Jornalismo Globo

ter, 16 dezembro 2025 16:18

Unifor tem representante cearense entre vencedores da 2ª edição da Academia LED|Jornalismo Globo

A estudante Amanda Nascimento Patrício figura na lista com outros nove estudantes de sete estados do Nordeste 


Amanda Nascimento Patrício, estudante do Curso de Jornalismo da Unifor - Foto: Marjorie Zaranza
Amanda Nascimento Patrício, estudante do Curso de Jornalismo da Unifor - Foto: Marjorie Zaranza

Amanda Nascimento Patrício, aluna do Curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza, instituição vinculada à Fundação Edson Queiroz, é a única representante do Ceará na lista de vencedores da 2ª edição do Edital Academia LED|Jornalismo Globo. Dessa vez, a iniciativa teve o intuito de inspirar jovens universitários a desenvolver projetos jornalísticos que revelem o Nordeste como território de inovação, criatividade e transformação.

A partir do tema “Inovação nas cidades: onde o Nordeste se reinventa”, Amanda comenta que pensou logo em desenvolver um projeto voltado à sustentabilidade.

“Acho vital trazermos cada vez mais para perto a pauta ambiental para a sociedade, e uma das formas de fazer isso é por meio do jornalismo. A minha ideia é explorar, de forma descomplicada e sensível, o impacto que geramos, enquanto sociedade, para o meio ambiente e como ele retorna a nós”, explica.

Ela detalha como deve ser o projeto: “Um programa jornalístico dividido em quatro episódios, em que cada episódio dará protagonismo a um agente de mudança da cidade de Fortaleza. Todos eles irão abordar a temática da sustentabilidade, porém a partir de perspectivas diferentes”, explica.

Além de Amanda, mais nove estudantes foram selecionados nos estados de Alagoas, Bahia, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. Amanda conclui falando sobre como a formação no Curso de Jornalismo da Unifor contribuiu para o resultado:

A formação foi fundamental. Além da teoria, o incentivo dos professores sempre me estimulou a buscar conhecimento e aprofundamento em diferentes assuntos. Em especial, destaco a professora Maristela Crispim, jornalista ambiental com uma bagagem imensa na área”, finaliza.


Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), contribuindo para o alcance do ODS 4 – Educação de Qualidade, ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis e ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima.

A Universidade de Fortaleza (Unifor) reafirma, assim, seu compromisso com uma formação que estimula a inovação e a produção de conhecimento voltada à sustentabilidade e aos desafios das cidades.