Como as experiências internacionais podem influenciar a sua empregabilidade?

Ao fazer um intercâmbio ou participar de eventos internacionais, você está enriquecendo seu currículo e, com isso, tornando-o mais atrativo para as empresas. Confira como as experiências internacionais podem impactar na empregabilidade e contribuir para o seu desenvolvimento profissional!

Domínio de outras línguas

Ao ter uma vivência em outro país, o profissional se encontra imerso em um novo idioma, ou seja, ele está constantemente praticando e aperfeiçoando o seu conhecimento em uma segunda língua. Essa habilidade faz com que ele se sobressaia durante os processos seletivos em empresas.

Quem tem fluência no inglês, por exemplo, pode se comunicar bem com clientes, fornecedores e gestores de empresas de outros países, sendo, portanto, um talento de peso para a organização. Além disso, com o domínio do inglês, o profissional pode acompanhar materiais e publicações no idioma, ficando antenado com mais facilidade sobre as novidades da sua área.

Adaptabilidade

A experiência internacional, além de permitir o aprimoramento profissional em questões técnicas e científicas, também contribui para o desenvolvimento de soft skills. Uma delas é a adaptabilidade, o que demonstra que o profissional é flexível para trabalhar em diferentes ambientes e interagir com pessoas de outras culturas. Além disso, essa competência socioemocional indica que a pessoa não tem medo de encarar desafios.

Criatividade

Conhecer novos lugares, pessoas e costumes além de enriquecer o repertório cultural de um indivíduo, contribui também para sua criatividade. Isso porque essa vivência expande os horizontes, permitindo ver novas formas de trabalhar, de realizar projetos e de pensar sobre determinado tema.

A criatividade, independente da área de atuação, é algo bastante valorizado pelas empresas. Afinal, você consegue “pensar fora da caixa para apresentar novas ideias e desenvolver soluções”, o que ajuda a empresa a inovar e a se destacar no mercado.

Iniciativa

Quem se dispõe a trabalhar em outro país mostra que tem iniciativa e consegue sair da sua zona de conforto. Os profissionais que se aventuram a ter uma experiência internacional e lidar com o desconhecido, exibindo confiança e segurança, mesmo sabendo que haverá dificuldades.

Logo, o profissional mostra que é determinado e pronto para diferentes cenários, mesmo frente a adversidades. Dessa forma, ele pode agregar valor para a empresa que trabalha, inclusive como um líder que inspira sua equipe.

Disposição para o aprendizado

Ao ter uma vivência no exterior, o profissional se abre para o aprendizado e para a troca de experiência com os colegas, ou seja, uma postura bastante positiva para o seu desenvolvimento de carreira.

Do lado das empresas, os gestores sabem que essas pessoas buscam o aprendizado contínuo e aperfeiçoamento profissional e, assim, querem atrair e reter esses talentos.

Possibilidade de antecipar tendências

Embora a digitalização seja um fator que contribua para a disseminação de informações e novas tecnologias, muitas vezes, países de maior destaque, como Estados Unidos, saem na frente em relação ao lançamento de novas tendências.

Quando o profissional tem a oportunidade de fazer um curso ou trabalhar no exterior, ele pode se antecipar às tendências, aprendendo sobre suas aplicações e trazendo esse conhecimento quando retorna para o Brasil. Portanto, se torna um candidato bastante cobiçado por empresas que querem acompanhar essas novidades e se lançar em novos mercados.

Aliás, essa experiência permite não apenas a atualização profissional, mas pode ser um impulso para quem pretende empreender por aqui, dando início a uma startup, por exemplo.

Networking

Seja qual for seu objetivo profissional, a sua rede de contatos pode te ajudar a conquistá-lo. Por isso, para quem teve a oportunidade de ter uma experiência internacional, o networking certamente é um dos grandes ganhos.

Dessa forma, você pode conhecer pessoas da sua área, que estão atuando em outros países, e que podem te ajudar a conseguir uma vaga de emprego ou a realizar uma parceria profissional. Ainda vale considerar que os contatos firmados no exterior também podem escrever cartas de recomendação comprovando a sua experiência e qualidades.

Como você pôde perceber, ter uma experiência internacional pode contribuir para o seu sucesso profissional. Isso porque você valoriza seu currículo e ainda desenvolve uma série de competências que são bem-vistas pelas empresas.

A Universidade de Fortaleza tem convênio com 140 instituições internacionais de ensino superior em mais de 30 países. Os alunos podem usufruir da experiência de intercâmbio acadêmico internacional cursando disciplinas em instituições estrangeiras parceiras da Unifor durante sua jornada universitária.