Marketing pessoal e as vantagens na trajetória profissional
Postura, autoconfiança e credibilidade são alguns dos aspectos envolvidos.
Você já parou para pensar que transmite uma imagem para outras pessoas? E aqui não estamos falando somente de cuidar da aparência e sim de ser alguém que demonstra ter conhecimento e credibilidade. Pensar em todos esses aspectos é, na verdade, se preocupar com seu marketing pessoal.
É uma forma de se promover realçando sua postura, atributos e potencialidades, ou seja, uma estratégia que não pode faltar para alcançar seus objetivos profissionais.
Neste artigo, a gente fala do conceito de marketing pessoal, os benefícios para a carreira e ainda como se promover. Confira!
Afinal, o que é marketing pessoal?
O marketing pessoal engloba um conjunto de estratégias que vão construir sua marca pessoal, ou seja, realçar seus pontos positivos e reputação. Você pode pensar no marketing de um produto qualquer, no qual aponta as vantagens do item e por que ele é melhor que o de outro fabricante.
No marketing pessoal você é o produto, a persuasão, nesse caso, pode ser utilizada para mostrar quem você é, sua personalidade, qualificações, interesses de carreira e potencialidades. Além disso, ter uma postura de acordo com seu segmento profissional e um bom repertório, mostram o quanto você tem a contribuir.
Quais as vantagens do marketing pessoal para se destacar na carreira?
Ao trabalhar o marketing pessoal, o profissional pode ter ganhos para a carreira, como:
- aumentar sua visibilidade entre colegas e gestores da área;
- melhorar sua credibilidade na sua área de atuação;
- passar uma boa impressão em uma entrevista de emprego;
- ser selecionado para conseguir uma promoção e alcançar um cargo maior;
- conseguir parceria com outros profissionais para um projeto;
- atrair clientes, caso seja empreendedor;
- ter mais facilidade para fazer networking .
Como e quando começar a se promover?
Uma dúvida que pode surgir ao entender a importância desse processo é: quando começar a trabalhar minha marca pessoal? A resposta é: o quanto antes.
Então, ainda na universidade, você já pode começar a desenvolver o seu próprio marketing e fazer com que essa estratégia possa ser colocada em prática com algumas dicas. Acompanhe:
- Seja verdadeiro
A primeira ideia que nos vem à mente ao pensar em marketing é sobre “vender seu peixe” e isso não está errado. Contudo, isso não pode ser feito a qualquer custo. É importante que seu marketing seja verdadeiro, refletindo quem você é como indivíduo e profissional. Isso também fará com que haja coerência entre as suas falas e atitudes, garantindo mais credibilidade.
-
Descubra quais são seus atributos mais fortes
Além de ser verdadeiro ao montar seu marketing pessoal, uma dica importante é entender quem você é e quais são os seus atributos. Apesar de parecer fácil identificar suas características, saiba que esse exercício de autoconhecimento exige tempo.
Por isso, procure um lugar tranquilo e relembre sua trajetória, incluindo seu comportamento na universidade, no estágio... Relembre também os elogios recebidos, situações que resultaram em feedback negativo e outras nas quais as pessoas comentaram sobre suas atitudes.
- Mostre quem você é
Não basta saber na ponta da língua suas potencialidades e não as apresentar no momento adequado. É necessário saber a hora de compartilhar com outras pessoas. Como fazer isso? Demonstrando seu conhecimento e, aqui, a internet pode dar uma grande ajuda.
Você pode fazer postagens em redes sociais, especialmente no LinkedIn, mostrando seu repertório ou ainda trazendo alguma tendência da sua área. Se gosta de fazer vídeos, pode fazer conteúdo nesse formato também.
A ideia é se tornar referência na sua área para ser lembrado por outras pessoas, especialmente gestores.
- Saiba como se
apresentar
O marketing pessoal é colocado em prática no seu dia a dia, por isso é legal saber como se apresentar para os outros, seja profissionais da área, professores, orientadores ou gestores. Faça um resumo das suas qualidades e interesses profissionais, montando um roteiro breve.
Com isso, você tem uma apresentação pronta e pode fazer contatos valiosos, seja na faculdade, em eventos ou em outras situações.
- Tenha atenção com
seu comportamento e postura
Com o marketing pessoal, você demonstra seu valor, porém é importante se preocupar também com seu comportamento e postura. Então, cuide da aparência, especialmente no ambiente de trabalho, e tenha um bom relacionamento com os colegas, prezando sempre pelo respeito.
Adotar uma postura ética nos projetos que realiza também é importante para construir sua credibilidade.
Comece agora mesmo a investir no seu marketing pessoal e seja sempre lembrado pelas outras pessoas da sua área. Ao construir sua marca pessoal, você ganha confiança e pode conquistar com mais facilidade o que busca para sua carreira.
Busque apoio na Unifor!
A Central de Carreiras e Egressos da Unifor oferta, todo mês, uma agenda de eventos com oficinas, palestras e workshops, além de sessões individuais de Elaboração de Currículo Vitae e de Aconselhamento de Carreira, que podem ser agendadas por meio da plataforma Unifor Carreiras. As iniciativas tem como propósito orientar e divulgar informações sobre temas relacionados ao desenvolvimento de carreira e de habilidades para o mundo do trabalho.
Além disso, a universidade oferta cursos de curta duração, na Educação Continuada , focados no desenvolvimento de habilidades técnicas específicas, como análise de dados, ferramentas de gestão ágil e outros, proporcionando aos alunos uma formação completa e alinhada com as demandas do mercado.