Vem aí o maior evento gratuito de ciência e arte do Nordeste

seg, 9 outubro 2023 16:17

Vem aí o maior evento gratuito de ciência e arte do Nordeste

Com a presença do economista e Nobel da Paz Muhammad Yunus, o Mundo Unifor retoma formato presencial entre os dias 16 e 20 de outubro e estimula a comunidade acadêmica a transformar a realidade pelo conhecimento e pela ciência


Realizado bienalmente, o Mundo Unifor 2023 é o maior evento de disseminação científica, cultural, artística e de humanidades da região Nordeste (Imagem: Divulgação)
Realizado bienalmente, o Mundo Unifor 2023 é o maior evento de disseminação científica, cultural, artística e de humanidades da região Nordeste (Imagem: Divulgação)

O economista Muhammad Yunus sonha com um mundo sem miséria. Inquietado com a pobreza que assolava artesãs em Bangladesh apesar da habilidade delas, o banqueiro decidiu conceder pequenos empréstimos e serviços financeiros que geraram a elas pequenos lucros. Yunus criou um revolucionário sistema de crédito com o Grameen Bank, instituição especializada na concessão de microcrédito a pessoas de baixa renda.

A iniciativa, que hoje beneficia mais de nove milhões de pessoas (a maioria delas mulheres), lhe rendeu em 2006 o prêmio Nobel da Paz por ser uma importante força de libertação em sociedades nas quais as mulheres precisam lutar contra um entorno social econômico e repressivo.

A relevância social dos grandes negócios e a visão empreendedora e humanitária de Yunus desembarcam em Fortaleza durante o Mundo Unifor, uma das mais relevantes ocasiões científicas e culturais do Nordeste. A 11ª edição do evento bienal volta ao pleno formato presencial de 16 a 20 de outubro, na Universidade de Fortaleza, instituição vinculada à Fundação Edson Queiroz.

“Trazer o Nobel da Paz evidencia a grandeza desta edição do Mundo Unifor. Aproximar Yunus de nossa comunidade acadêmica, especialmente de nossos alunos e egressos, era um sonho antigo, que diz muito sobre nossa intenção com o evento e sobre nosso trabalho cotidiano, que, em última instância, pretende colocar a ciência e o conhecimento em prol da humanidade”, afirma a Vice-Reitora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação (VRE) da Unifor, Clara Bugarim.


Muhammad Yunus, economista laureado com o Prêmio Nobel da Paz, é reconhecido por seu sistema revolucionário de microcrédito, que auxiliou milhões a saírem da pobreza (Foto: Divulgação)

Ela explica que Yunus é, sob muitos aspectos, a representação desse ideal institucional, e personifica a potência de um sonho tornado real, por meio de ações simples e ao mesmo tempo grandiosas.

“Penso que aproximá-lo de nossos alunos terá o efeito de fazê-los acreditar no imenso potencial transformador de cada um de nós. A partir da atenta observação de seu entorno e da implementação de um ideal de justiça social, nosso convidado para a palestra magna deste ano literalmente mudou o mundo”, acrescenta.

Berço dos saberes

O Mundo Unifor é a coroação de uma série de eventos que a Universidade de Fortaleza promove cotidianamente para trazer reflexão, debate, enriquecimento cultural, científico e social da comunidade acadêmica. Um espaço de encontros e inspirações para o conhecimento.

“A Universidade é, por definição, o lugar do contraditório, da argumentação baseada em fatos e evidências, da realidade científica. Também é o lugar da ideação, da inovação e o berço dos avanços tecnológicos. Com sua vocação e identidade artística, enriquece essa ambiência com a aproximação das artes, da estética e da sensibilidade. O Mundo Unifor é o encontro de todos esses saberes, uma confirmação desse propósito institucional”, explica Clara.

O evento é aberto e, por isso, demarca também o posicionamento da Universidade e sua relevância para a cidade de Fortaleza, funcionando como um convite a usufruir de nosso campus único e de uma programação diversificada, voltada aos mais diferentes interesses. 

São palestras, oficinas e apresentações de trabalhos científicos sobre diversas temáticas de interesse contemporâneo. Muhammad Yunus dará a palestra magna de encerramento, no dia 20 de outubro, após uma semana de intensa agenda científica e cultural.

De acordo com Clara Bugarim, o formato do evento seguirá a tendência dos últimos anos de ser menos segmentado e mais integrado entre os Centros de Ciências da Unifor, refletindo a realidade de um mundo cada vez mais volátil e complexo.


“[O Mundo Unifor se configura como um dos maiores eventos científicos e culturais do Nordeste] pela sua grandeza, diversidade e relevância após 11 edições, intercaladas a cada dois anos. Ele efetivamente ganha espaço e atenção na agenda local e regional, possibilitando aproximação do público com grandes pensadores, cientistas, artistas e filósofos contemporâneos”Clara Bugarim, Vice-Reitora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação da Unifor

Foco na internacionalização e na inovação

Ano após ano, grandes pensadores nacionais e estrangeiros são convidados a partilhar conhecimento no Mundo Unifor. Já passaram pelo evento nomes como Fritjof Capra, Gilles Lipovetsky, Contardo Calligaris, Djamila Ribeiro, entre muitos outros.

O Reitor da Universidade de Fortaleza, Randal Pompeu, destaca que o evento volta ao formato presencial com a instituição cada vez mais focada na internacionalização e na inovação.

“Mais do que nunca, acreditamos que é preciso estarmos atentos às novas formas de produção de conhecimento e à busca de soluções de problemas por meio da pesquisa e da inovação, que são ainda mais ampliadas a partir das parcerias internacionais da Universidade”, declara.


“Seguindo a tradição de convidar nomes internacionais de múltiplas áreas do saber, o Mundo Unifor 2023 traz o economista Prêmio Nobel da Paz, Muhammad Yunus, para compartilhar informações sobre o seu sistema revolucionário de microcrédito que auxiliou milhões a saírem da pobreza. Este grande evento científico se configura também como uma excelente oportunidade de troca de experiências, produção e compartilhamento de ideias”Randal Pompeu, Reitor da Universidade de Fortaleza

Outro destaque é a presença de Alberto Pompeu, mestre em Antropologia Financeira, do canal “O Alquimista Investidor”. Além de promover encontros com grandes pensadores do Brasil e do mundo, a Unifor também valoriza a participação do seu robusto corpo docente em palestras promovidas por cada Centro de Ciências, trazendo nomes como:

  • Arlândia Cristina Lima, Luciana Pequeno, Fernanda Colares e Saulo Ellery (CCS);
  • Zaneir Gonçalves Teixeira (CCJ);
  • Vasco Furtado, Tarcísio Pequeno, Vládia Pinheiro e Joel Sotero (CCT).

O espaço também está sempre de portas abertas ao corpo discente, que apresenta seus trabalhos durante os Encontros Científicos e participa das mais diversas atividades durante a semana.

Uma programação diversa e integrada

Com um importante papel na formação dos estudantes, o Mundo Unifor potencializa o processo de aprendizagem nas mais diversas áreas de atuação. É uma oportunidade de vivências interdisciplinares entre os Centros de Ciências, além de um rico diálogo tanto com a comunidade acadêmica quanto com a sociedade em geral.

Diretora do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), Katherinne Mihaliuc destaca que a programação trará debate e reflexão sobre temas jurídicos com apelo social e que fazem parte do cotidiano das relações humanas. As atividades vão de júri simulado conduzido por alunos e professores ao VIII Colóquio de Filosofia do Direito.


“Nossa programação contempla a apresentação e análise crítica sobre o protocolo de gênero do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), privilegiando uma pauta social latente, representada pela diversidade e a violência de gênero. Teremos, em parceria com a Polícia Civil, atividades voltadas para a abordagem sobre fraudes e crimes cibernéticos, muito presentes no contexto contemporâneo”Katherinne Mihaliuc, diretora do Centro de Ciências Jurídicas

No âmbito da saúde, a programação abraça temas de relevância na atuação profissional, como o bem-estar físico e mental, autismo, intolerância social, responsabilidade socioambiental, dentre outros.

A diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Lia Brasil, acrescenta que também haverá debate sobre o caminho do profissional da saúde na gestão do setor público, privado e de entidades de classe. O Ciclo de Atualização em Saúde Coletiva, a Jornada de Fonoaudiologia e o “Colóquio: Infâncias e Psicanálise” são outros destaques na área.


“Acreditamos que é um momento de engrandecimento e contribuição nas escolhas que nossos alunos possam fazer enquanto profissionais da saúde que valorizam a atuação interdisciplinar”Lia Brasil, diretora do Centro de Ciências da Saúde

Insights valiosos sobre gestão, tecnologia e inovação

O assunto agora é tecnologia, e o Mundo Unifor vai estimular a discussão sobre a era da inteligência artificial (IA) e suas interseções nas relações profissionais e sociais. A programação do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) ainda traz temas como Internet das Coisas (IoT), ferramentas de software e monitoramento por sensores, que organizam a modernidade e comodidade nos dias atuais.

A importância de olhar com responsabilidade para o planeta e as futuras gerações será contemplada na programação voltada à necessidade de compreender os sistemas de proteção contra descargas atmosféricas que afetem as intercorrências climáticas, bem como os estudos contínuos em solo arenoso e o potencial do hidrogênio verde, conforme informa o diretor do CCT, Jackson Sávio.


“A democratização do conhecimento, premissa do Mundo Unifor, engaja alunos, professores e sociedade, provocando reflexão e integração de saberes, expandindo o entendimento dos temas abordados neste campo aberto, que é o aprender. Além disso, reconhece os feitos alcançados por meio do conhecimento, promove o relacionamento no mundo do trabalho, fortalece o compromisso com o ensino e cresce em sua responsabilidade para com a sociedade”Jackson Sávio, diretor do  Centro de Ciências Tecnológicas

Para um Mundo Unifor que celebra o conhecimento, o Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG) preparou temáticas que refletem também as tendências da área, com conteúdos transversais que podem trazer insights valiosos sobre gestão, inovação, empreendedorismo, arte e criatividade.

A diretora Danielle Coimbra ainda destaca a palestra de abertura do evento no dia 16 de outubro, ministrada pelo contador e dono do canal do YouTube “O Alquimista Investidor”, Alberto Pompeu, sob o tema “Investimentos são as chaves para a prosperidade”.


“Ao proporcionar workshops, eventos e debates nessas áreas, esperamos fomentar ideias disruptivas, promover discussões enriquecedoras e inspirar ações que possam impactar positivamente nossa comunidade interna e externa. Estamos ansiosos pela oportunidade de reunir nossos talentosos estudantes, docentes, pesquisadores e profissionais para esse encontro de mentes brilhantes e corações comprometidos”Danielle Coimbra, diretora do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão

Celebração e estímulo à pesquisa de discentes a docentes

Durante o Mundo Unifor, acontece também mais uma edição dos Encontros Científicos, um grande momento de celebração da produção de conhecimento que a Universidade de Fortaleza estimula continuamente junto a docentes e discentes.

São quatro dias de apresentação de pesquisas que formam um grande mural científico e atraem comunidades de outras instituições do país. As atividades envolvem quatro segmentos distintos:

“Os Encontros Científicos desempenham um papel fundamental na busca e aquisição de novos conhecimentos, servindo como um importante meio de reunir estudantes e profissionais para um momento de troca e disseminação do conhecimento científico obtido a partir das suas pesquisas”, resume Adriana Rolim, coordenadora de Pesquisa da Unifor.

Adriana destaca que a realização dos Encontros Científicos durante o Mundo Unifor bienalmente proporciona um ambiente ainda mais rico para a discussão científica, diante do público bastante diverso que estará participando das atividades promovidas.

A professora Xênia Diógenes, da Assessoria de Gestão Docente, lembra que, todo ano, os Encontros Científicos são aguardados com ansiedade pelos professores e pesquisadores porque é o momento de apresentar para as pessoas o que eles desenvolveram ao longo do ano, é o momento de socializar os dados de suas pesquisas.


“Quando você imagina este desejo do professor [de apresentar as pesquisas] visto ou amplificado no aluno, aí a gente de fato consegue dimensionar a importância desses Encontros Científicos para a nossa vida acadêmica, porque envolve o trabalho do docente, dos alunos e envolve a comunidade. Então é um momento muito rico e especial”Xênia Diógenes, da Assessoria de Gestão Docente

Ela acrescenta que é interessante perceber que a pesquisa não só faz parte do trabalho do docente quando ele leva os seus alunos a pesquisarem, mas também faz parte da prática que é desenvolvida pelo docente na atividade de ensino, com suas escolhas metodológicas e de recursos.

Para ela, os anos em que os Encontros Científicos — que acontecem anualmente — coincidem com o Mundo Unifor dão um sentido ainda maior a este momento. “No Mundo Unifor, você tem este celeiro de possibilidades, que é trazer a extensão, a arte e a cultura de uma forma geral para essa programação. E eu acho que as coisas se completam”, diz.

Uma grande rede de interação por meio do conhecimento

Segundo Christina Praça, coordenadora da Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza, o Mundo Unifor é uma oportunidade de abordar grandes temas que perpassam os âmbitos científicos, acadêmicos, culturais, ambientais e sociais.


“Nos Encontros científicos, pesquisadores, alunos e professores, da Unifor e de outras instituições, têm a oportunidade de apresentarem seus trabalhos científicos e compartilharem ricas experiências. Dessa forma, crescem as pessoas, a ciência e a sociedade”Christina Praça, coordenadora da Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza

Ela diz que, ao acolher os Encontros Científicos dentro de sua programação, o evento potencializa as apresentações e cria uma grande rede de interação. “Na semana do Mundo Unifor, a Pós-Graduação oferece uma programação bastante diversificada, com palestras, oficinas e ateliês. As palestras estão abertas para todos os interessados e acontecerão de 16 a 19 de outubro, das 19 às 20h”, destaca.

Os painéis da Pós-Unifor perpassam as áreas da saúde, gestão, tecnologia e direito, que estão alinhados às temáticas abordadas pelo convidado principal do Mundo Unifor, Muhammad Yunus.

“Essa palestra Magna vem para coroar o encerramento de todas as atividades do Mundo Unifor 2023. Assim, a programação da Pós-Graduação funcionará também com uma oportunidade de preparação dos participantes para esse momento com o Yunus”, finaliza Christina.


News Navigation Portlet está temporariamente indisponível.