null Alunos desbravam jornada empreendedora por meio do Programa de Pré-Aceleração

Qua, 20 Dezembro 2023 10:23

Alunos desbravam jornada empreendedora por meio do Programa de Pré-Aceleração

Participantes contam como a iniciativa foi fundamental para o desenvolvimento profissional e acadêmico deles

O programa se apresenta como um importante aliado na soma de iniciativas marcantes para o enriquecimento dos alunos (Foto: Getty Images)

Na busca por uma formação acadêmica enriquecedora, estudantes da Universidade de Fortaleza — instituição da Fundação Edson Queiroz —, têm encontrado um caminho inovador para impulsionar suas jornadas de trabalho na graduação. A 2° edição do Programa de Pré-Aceleração do Unifor Hub, que se encerrou em novembro, emergiu como uma experiência transformadora para os discentes, proporcionando um mergulho profundo no ecossistema empreendedor.

O Unifor Hub busca impulsionar a criação de novas empresas com potencial de escalabilidade no mercado por meio do programa de pré-aceleração, que se concretiza com workshops, mentorias e acompanhamento durante a fase inicial de idealização de produtos, serviços ou processos inovadores. O projeto direciona sua atenção para a validação da empresa, o amadurecimento de ideias, o lançamento de produtos e a aquisição dos primeiros clientes.

Dessa forma, o programa se apresenta como um importante aliado na soma de iniciativas marcantes para o enriquecimento dos alunos, pois esses podem se inserir em um ambiente dinâmico que trabalha com práticas que vão além das salas de aula convencionais.

O Programa de Pré-Aceleração ainda oferece oportunidades para a aplicação prática de conhecimentos teóricos, estimulando a criatividade, inovação e o desenvolvimento de habilidades empreendedoras essenciais.

A seguir, alunos que participaram ativamente dessa iniciativa compartilham suas vivências, destacando como a imersão no universo da pré-aceleração tem moldado suas perspectivas e ampliado seus horizontes profissionais.

Expandindo possibilidades

Para Samara Lino de Araújo, discente do curso de Fisioterapia da Unifor, a pré-aceleração foi importante para o seu desenvolvimento profissional e acadêmico porque ele trouxe conhecimentos e ferramentas que fizeram com que a sua visão de empreendedorismo ficasse mais desenvolvida e amadurecida.

Esse programa me fez despertar ainda mais para a gestão e o empreendedorismo, elevando minha autoestima em relação ao curso e às possibilidades dentro da minha profissão escolhida. Além disso, ampliou minha visão de que muitas profissões podem e devem trabalhar em conjunto” — Samara Lino de Araújo, estudante de Fisioterapia

A pré-aceleração ainda é uma oportunidade para criar uma rede de contatos valiosa visando o futuro da carreira. Com isso, os participantes aproveitam essa chance para ampliar seus horizontes profissionais a partir do contato com mentores e profissionais qualificados que acompanham o programa.

"A experiência de networking foi incrível. Nunca havia explorado tantas perspectivas inovadoras, e a expansão desses horizontes na área da saúde já era necessária há muito tempo”, afirma Samara.

Além disso, a estudante ressalta que essas conexões com profissionais de outras áreas são importantes para o desenvolvimento de negócios que envolvam a fisioterapia, tecnologias e outras áreas: “Acredito que estou rompendo barreiras quando levo um curso da área da saúde, como de Fisioterapia junto a outros. Não tenho dúvidas que ainda vou colher bons frutos desse programa”.

Hoje, o projeto desenvolvido pela discente durante a iniciativa já é uma empresa registrada, que está em processo de desenvolvimento de tecnologias para atendimento, prevenção, promoção e tratamento de doenças ocupacionais. A partir disso, ela poderá proporcionar uma melhora significativa na saúde dos trabalhadores.

Uma experiência valiosa

Wanderson de Oliveira, estudante do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), também destaca a experiência valiosa que obteve no programa, ressaltando que a pré-aceleração abriu um leque de oportunidades para um futuro cheio de desafios.

O discente enfatiza que as atividades experienciadas durante a iniciativa o estimularam dentro do contexto empresarial e aprimoraram suas habilidades: “Fiquei realmente impressionado com a abordagem, que não apenas me incentivou a sair da zona de conforto, mas também proporcionou uma base sólida para o desenvolvimento de competências essenciais no campo empreendedor”.

Além disso, Wanderson reconhece a importância do networking que realizou durante a pré-aceleração.

O Networking, durante essa Pré-Aceleração, se tornou uma ferramenta essencial. Conheci pessoas incríveis - mentores com uma bagagem de experiência valiosa e profissionais do mercado que já eram referência. As conexões que estabeleci abriram portas que eu nem imaginava existir. Essa experiência me mostrou que, no mundo dos negócios, as conexões certas podem ser tão cruciais quanto todo o conhecimento que se tem” — Wanderson de Oliveira, discente do curso de ADS

No programa, o aluno desenvolveu o projeto intitulado “Cidadão Smart”, que tem o objetivo de auxiliar nos desafios enfrentados pelas prefeituras, especialmente no que diz respeito à questão de ocorrências municipais, por meio de um aplicativo móvel intuitivo.

A plataforma oferece uma abordagem ágil para reportar problemas, como lâmpadas queimadas, lixo em vias públicas, buracos em vias, entre outros. Além disso, possui um sistema web personalizado para os gestores da prefeitura, fornecendo dashboards e indicadores relevantes para acompanharem o desenvolvimento dessas ocorrências.