CSE Informa: Com chamada aberta para avaliadores, Revista Brasileira em Promoção da Saúde foca em ações afirmativas
ter, 30 abril 2024 15:10
CSE Informa: Com chamada aberta para avaliadores, Revista Brasileira em Promoção da Saúde foca em ações afirmativas
Organizado pelo Conselho de Editoração da Unifor, o periódico inicia nova fase de sua política, pensando no fortalecimento de integração da diversidade
Por: Aliria Aiara Duarte
Conselho Superior de Editoração (CSE)
Ao analisarmos a história das produções científicas e acadêmicas no decorrer dos tempos, é notável a grande presença da branquitude e do eurocentrismo como “maiores” produtores de saberes reconhecidos. No entanto, isso não se dá devido ao fato de que os grandes pensadores são “naturalmente” homens caucasianos e heteronormativos.
Esse padrão ocorre pelo apagamento da representatividade de outros povos, outras identidades de gênero e outras formas de saberes para além dos que se apresentam na academia tradicional. Trata-se de um movimento de invisibilização baseado no eurocentrismo, na branquitude e na categorização dos saberes, territórios e sujeitos, que costumam se voltar para referências europeias.
Diversos são os nomes que sofreram apagamento no decorrer da história, bem como outros tipos de saberes como os conhecimentos de povos originários, populações que sofreram colonização. Contudo, a produção de conhecimento, pesquisas e saberes é realidade e precisa ocupar todos os espaços. Só assim poderemos pensar numa sociedade mais justa e equitativa.
Com isso em perspectiva, a Revista Brasileira em Promoção da Saúde (RBPS) — um dos cinco periódicos gerenciados pelo Conselho Superior de Editoração (CSE), que é vinculado à Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP) da Universidade de Fortaleza — inicia uma nova fase na sua política de recebimento de artigos e de novas chamadas para avaliadoras e avaliadores, com foco em políticas afirmativas.
Para contribuir como avaliador(a) na RBPS, as pessoas interessadas devem se inscrever pelo formulário disponível neste link. Mais informações serão comunicadas em breve aos inscritos pelo setor responsável.
Afinal, o que são políticas de ações afirmativas?
As políticas de ações afirmativas são medidas de combate a discriminações étnicas, religiosas, de classe, de gênero ou religiosa, com o intuito de aumentar a participação de grupos de minorias no acesso à saúde, educação, emprego etc. Elas visam promover oportunidades para pessoas e grupos que são vítimas de exclusões, no passado e até hoje, na contemporaneidade.
A seguir, confira quais são as medidas de políticas afirmativas que a Revista Brasileira em Promoção da Saúde está propondo a realizar:
- Mapeamento/levantamento das pessoas que submetem artigos, entendendo raça, identidade de gênero, regionalidades e nível de instrução;
- Mapeamento/levantamento de avaliadoras e avaliadores da RBPS, entendendo raça, identidade de gênero, regionalidades e nível de instrução;
- Proposta de recebimento de mais artigos com temáticas voltadas para políticas afirmativas;
- Convites a pesquisadoras e pesquisadores na área da saúde que sejam referências em assuntos sobre identidade de gênero, raça etc.
- Produção de falas em eventos acadêmicos sobre políticas afirmativas e sua articulação com a saúde e promoção de saúde.
Segundo a editora-chefe, professora doutora Ana Almeida, esse momento da RBPS tem como foco ampliar as produções acadêmicas, voltando-se para as políticas de afirmação ao acompanhar os movimentos atuais e imprescindíveis da sociedade frente a produção de desigualdades e violências cotidianas.
Essa ação visa oportunizar a disseminação de conhecimento e fortalecer a análise crítica da sociedade, (re)pensando práticas de saúde e cuidado que possam promover saúde e fomentar a melhoria das condições de vida e das relações produzidas.
“Tendo como missão fomentar o desenvolvimento da promoção da saúde/saúde coletiva, a RBPS tem o dever de estimular e visibilizar temáticas que nos façam refletir sobre nossas políticas, formações, atuações e práticas na área da saúde” — Ana Almeida, professora doutora e editora-chefe da RBPS