CSE Informa: Como a divulgação científica auxilia no combate a movimentos anticiência?

seg, 2 setembro 2024 15:51

Publicações acadêmicas são uma das táticas utilizadas para compartilhar conhecimentos válidos e combater a desinformação

A luta contra informações anticiência vai desde o esforço de pesquisadores e publicações científicas até estímulos promovidos por entidades públicas e privadas (Ilustração: Getty Images)

A publicação acadêmica e, consequentemente, a divulgação das pesquisas científicas constituem uma parte importante do papel dos pesquisadores, das universidades e das instituições de fomento. É por meio desses processos que novas descobertas capazes de reforçar, refutar ou ampliar conhecimentos são desenvolvidas.

A ciência, e a pesquisa como um todo, tem papel fundamental contra a desinformação. É por meio dela – seus métodos de análise, coleta de dados, testes, dentre outras metodologias – que chegamos a um resultado confiável. Nenhum conhecimento ou descoberta são trazidos a público sem os devidos testes.

Mesmo com todas as inovações, descobertas e pesquisas comprovadas e eficientes que vêm proporcionando qualidade de vida à sociedade, ainda há um movimento anticiência que continua a diminuir a importância e os resultados científicos, como quando questionaram a eficácia das vacinas na pandemia de covid-19.

Outro exemplo perigoso da anticiência foi o colapso que vivemos durante a pandemia. Nesse período, as campanhas de prevenção ao contágio e, posteriormente, de vacinação foram difamadas como procedimentos não eficientes, mesmo com instruções orientadas pela própria Organização Mundial de Saúde (OMS) e a vacina tendo sido feita por laboratórios renomados, como Pfizer e Instituto Butantan.

O movimento anticiência é algo extremamente perigoso, podendo causar desinformação e a morte de inúmeras pessoas. Desse modo, este é um dos maiores papéis da publicação acadêmica: contar a verdade sobre fatos da realidade, apresentando pesquisas embasadas e com resultados a partir de testes.

Passo-a-passo para a coleta de dados

• Estabelecer o objetivo da coleta, bem como o público-alvo que será pesquisado;
  • Ir a campo para a coleta de dados;
  • Planejar as ferramentas e possíveis softwares que serão utilizados;
  • Analisar as melhores formas de como aplicar a pesquisa;
  • Analisar as informações coletadas a fim de obter os insights e informações necessárias;
  • Apresentar os resultados à universidade, instituição de fomento e sociedade como uma pesquisa segura e confiável.

Suporte na luta contra a anticiência

Mas afinal, que ações podem ser tomadas para ajudar na luta contra informações anticiência? Confira algumas dicas a seguir:

• Incentivo à vida acadêmica;
  • Concessão de bolsas de pesquisas para estudantes e pesquisadores;
  • Editais de fomento à pesquisa (podem ser elaborados por entidades públicas ou privadas);
  • Pesquisas científicas confiáveis a partir de coleta de dados e testes de eficácia;
  • Publicações das pesquisas científicas, pois a sociedade tem o direito de acompanhar os processos e resultados da ciência e demais campos do saber.

De acordo com Gilcenara Oliveira, editora-chefe da Revista Tecnologia – que faz parte do Conselho Superior de Editoração (CSE) – e professora doutora da Universidade de Fortaleza, a chegada da covid-19 e de outras formas de epidemia fez ressurgir movimentos anticiência na sociedade. Em sua visão, a publicação científica vem de encontro a essa tendência.

“A divulgação de pesquisas que corroboram os achados científicos, manifestando a autenticidade dos mesmos, abre horizontes. Seus fundamentos, quando bem sustentados, resultam em uma ampliação do conhecimento e de sua divulgação, seja por meio de artigos em revistas, seja na forma de congressos”, explica a docente.

“As pesquisas têm como uma de suas grandes importâncias a possibilidade de calar a ignorância e, consequentemente, a anticiência que, infelizmente, foi estabelecida nos dias atuais”Gilcenara Oliveira, editora-chefe da Revista Tecnologia e professora doutora da Unifor

Conheça os periódicos científicos da Unifor

Quer publicar artigos científicos? Conheça o Portal de Periódicos da Universidade de Fortaleza - instituição de ensino mantida pela Fundação Edson Queiroz -, plataforma do Conselho Superior de Editoração (CSE) que disponibiliza os seguintes periódicos para publicação:

A coluna CSE Informa é um espaço quinzenal de divulgação do Conselho Superior de Editoração (CSE) da Universidade de Fortaleza no jornal Unifor Notícias Mobile.