CSE Informa: Como escrever sobre artes e ciências humanas em publicações acadêmicas?

seg, 16 setembro 2024 19:15

Conselho Superior de Editoração da Unifor traz algumas dicas de como encaixar a produção artística na elaboração de artigos científicos

As pesquisas em artes e ciências humanas costumam possuir características distintas das metodologias qualitativas e quantitativas, que são mais comuns em produções científicas (Ilustração: Getty Images)

Por: Aliria Aiara Duarte
Conselho Superior de Editoração (CSE)

A publicação de artigos em revistas científicas tem vastas possibilidades em áreas como biológicas e exatas. Mesmo havendo espaços de divulgação para os mais diversos campos do conhecimento, esses dois ramos específicos possuem algumas facilidades e maiores chances de desenvolver pesquisas, já que contam com a coleta e análise de dados como base para as investigações.

Já no âmbito das artes e humanidades, por exemplo, a situação muda de configuração porque a coleta de dados geralmente não é fundamental para o trabalho. Então, como o(a) pesquisador(a) artístico deve desenvolver seus estudos para publicações de artigos científicos?

Há alguns fatores a serem considerados, como:

• entender que a área de artes, e humanidades como um todo, não necessariamente utiliza de metodologias quantitativas e qualitativas, mas outras metodologias que foquem no registro das experiências, compreendendo todo o processo como a própria pesquisa em si, a exemplo da cartografia e da etnografia;
  • adentrando mais ainda em ramos da arte - como teatro, música, pintura -, as formas de registro de suas apresentações, bem como o desenvolvimento de algum projeto, também podem virar material científico;
  • revisão de literatura sobre temas e conceitos da área é uma outra possibilidade, mesclando também o campo de atuação do pesquisador;
  • ter algum docente que dê orientações ou que já esteja desenvolvendo algum projeto, para que assim possa adquirir experiência e conhecer possibilidades;
  • saber pesquisar revistas que englobam o que você atua. Uma forma fácil de chegar até esses periódicos é procurando programas de pós-graduação da área que atuam em diversas universidades. Se o pesquisador é de arte contemporânea, quais universidades têm programas de mestrado e doutorado no ramo? Nesse caso, muito possivelmente também terão periódicos acadêmicos para dar vazão ao que seus alunos estudam.

Como dito anteriormente, a metodologia utilizada em pesquisas de artes e humanidades podem fugir um pouco do padrão qualitativo e quantitativo com foco na produção, coleta e análise de dados. No meio artístico, as pesquisas podem ser vistas para além de dados, como uma narrativa de vida.

A professora universitária Raquel Rolnik – filósofa, escritora, psicanalista, curadora e crítica de arte e da cultura – exemplifica isso ao mencionar que o método da cartografia “é desenhar a rede de forças que o objeto ou fenômeno em questão se encontram relacionados, atentando para seus movimentos constantes e ondulações”.

O que é parte da pesquisa e o que não é?

Tudo é e pode ser pesquisa. Alguns exemplos disso são:

• coleta de imagens;
  • registro/captura de sons ambiente;
  • diário de bordo;
  • entrevistas;
  • mapa de processos mentais;
  • desenhos, rabiscos, mapas.

Assim, para pesquisar e desenvolver artigos no âmbito das artes e humanidades é necessário pensar para além do óbvio, sendo possível publicar em revistas da área, mas também em outros campos. Se o trabalho estiver conectado com outros assuntos – como tecnologia, saúde, política, economia –, abrem-se novas oportunidades.

Primeira exposição de arte em realidade virtual do Ceará foi desenvolvida pela Universidade de Fortaleza, por meio do laboratório Vortex (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza (Unifor), mantida pela Fundação Edson Queiroz, conta com um exemplo de conexão entre arte e tecnologia. É o caso da primeira exposição em realidade virtual do Ceará, desenvolvida em parceria com o laboratório Vortex. Se alguém quiser elaborar um estudo sobre a iniciativa, é possível publicá-lo tanto em revistas de arte quanto de tecnologia.

Dessa forma, podemos refletir algumas questões: Como usar artes e tecnologias em um projeto? Quais realizações, utilizando tecnologias, já estão disponíveis em museus para experienciar? Na área biológica, como as artes podem auxiliar no tratamento de pacientes? Entre outras possibilidades.

Desse modo, há como buscar revistas acadêmicas para além da área de artes em si, mas inserindo as artes em um outro campo. O Conselho Superior de Editoração (CSE) da Unifor, por exemplo, dispõe de alguns periódicos para publicação de artigos que focam em artes e humanidades e possuem ligação com outros ramos de conhecimento. Confira algumas possibilidades:

A coluna CSE Informa é um espaço quinzenal de divulgação do Conselho Superior de Editoração (CSE) da Universidade de Fortaleza no jornal Unifor Notícias Mobile.