CSE Informa | Entenda o papel do profissional de revisão na editoração científica

seg, 20 janeiro 2025 17:56

CSE Informa | Entenda o papel do profissional de revisão na editoração científica

Como produzir qualidade, ética e clareza na comunicação acadêmica? Conheça um pouco sobre os processos de revisão de artigos científicos


Entenda o papel de revisores e revisoras para a editoração científica (Ilustração: Getty Images)
Entenda o papel de revisores e revisoras para a editoração científica (Ilustração: Getty Images)

Por: Aliria Aiara Duarte
Conselho Superior de Editoração (CSE)


A editoração científica envolve muitos processos, sendo um longo caminho até que o artigo científico, o livro ou demais publicações sejam publicados. Há etapas como revisão de conteúdo (responsabilidade dos avaliadores e editores da revista), revisão bibliográfica (feita por profissionais de biblioteconomia), revisão gramatical (realizada de profissionais de letras) e diagramação (trabalho de diagramadores e/ou designers gráficos).

Uma revisão que preza pela clareza, rigor e responsabilidade proporciona que o trabalho publicado tenha respeito e um texto fluido, aumentando as possibilidades de serem aceitos em revistas indexadas e com alto impacto científico.

Por mais que um profissional tenha expertise e experiência no assunto que pesquisa, e, consequentemente, domine o próprio texto — pois trata-se do resultado de anos de pesquisa —, torna-se improdutivo que ele mesmo faça sua revisão gramatical por estar com “a leitura viciada”.

Nosso cérebro sempre busca padrões em qualquer situação, sendo mais “confortável” reconhecer algo do que encontrar ou aprender algo novo. Nessa lógica, o autor, ao revisar o próprio texto, não é tão eficaz. Isso porque, no processo da leitura, ele tenta prever o texto já lido tantas vezes, o que pode resultar em uma revisão com falhas.

Além disso, há ainda outras funções importantes no trabalho do revisor, como:

  • Correção linguística e gramatical para identificar e corrigir erros, como ortografia e pontuação, além de garantir um texto com linguagem clara e adequada, direcionada ao público-alvo;
  • Bom uso de coesão (ligação entre os elementos linguísticos) e coerência (sentido do texto, usando lógica e evitando contradições);
  • Adequação editorial para garantir a normatização vigente (ABNT, APA, Vancouver), seguindo as diretrizes da revista que o texto foi submetido;
  • Sugestões de melhorias que indicam reformular algumas sentenças, sugerir outras palavras.

A colaboração entre revisores gramaticais (profissionais da área de letras) e revisores de conteúdo (avaliadores e editores) é fundamental para uma publicação de alta qualidade. A razão disso é que o revisor gramatical depende que o conteúdo tenha sido lido e aprovado, com todos os conceitos e uso de autores feitos de forma séria. Apenas depois dessa etapa, a pessoa responsável pela revisão gramatical poderá iniciar o processo de revisão.

É necessário, ainda, reforçar a importância da revisão no processo editorial para garantir:

  • Qualidade na publicação científica;
  • Economia de tempo e recursos, pois na identificação de problemas textuais, é possível agir preventivamente;
  • Valorização da autoria;
  • Facilitação do processo de indexação, pois textos bem elaborados têm maior possibilidade de aceitação em revistas indexadas e de alto impacto;
  • Fortalecimento da ética editorial.

Mas o que seria indexação?

A indexação trata-se de um processo que facilita a identificação de artigos, revistas acadêmicas e outras produções científicas em catálogos de base de dados especializados, que proporcionam acesso e disseminação de informações e, consequentemente, da pesquisa.

Por ser um processo rigoroso e de alta qualidade, uma revista indexada garante a confiabilidade sobre o assunto pesquisado, proporcionando maior visibilidade para o artigo e para o autor. Indexar possibilita que os textos sejam encontrados — ao serem organizados por área de conhecimento, palavras-chave, autores e outros metadados — em todo o mundo. 

Alguns exemplos de base de dados indexadoras são:

A coluna CSE Informa é um espaço quinzenal de divulgação do Conselho Superior de Editoração (CSE) da Universidade de Fortaleza no jornal Unifor Notícias Mobile.