angle-left Fórum do Observatório de Segurança Viária de Fortaleza debate papel da mídia na prevenção de mortes

Sex, 4 Janeiro 2019 11:14

Fórum do Observatório de Segurança Viária de Fortaleza debate papel da mídia na prevenção de mortes

Na ocasião, o especialista australiano Blaise Murphet falou sobre como as mídias digitais podem impactar na conscientização da sociedade em relação aos acidentes de trânsito (Foto: Ares Soares)
Na ocasião, o especialista australiano Blaise Murphet falou sobre como as mídias digitais podem impactar na conscientização da sociedade em relação aos acidentes de trânsito (Foto: Ares Soares)

Atitudes simples como colocar o cinto de segurança, afivelar o capacete, não beber antes de dirigir e não ultrapassar os limites de velocidade, evitariam inúmeros acidentes. Mas porque essas regras tão básicas e tão importantes, são ignoradas pelos motoristas? Esquecimento? Irresponsabilidade?

Essas questões foram abordadas durante o 5º Fórum do Observatório de Segurança Viária de Fortaleza, evento promovido pela a Prefeitura de Fortaleza em parceria com a Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Unifor (DPDI). 

Realizada no último dia 3 de dezembro, a iniciativa apresentou como tema central “Comunicação e Segurança Viária”, cujo objetivo foi entender de que modo o jornalismo e a publicidade podem ajudar a evitar acidentes de trânsito.

Um dos palestrantes convidados foi o jornalista australiano Blaise Murphet, gerente da Global Road Safety Partnership (GRSP), braço da Cruz Vermelha Internacional para Segurança Viária. Em sua fala, Blaise ressaltou que, apesar dos altos índices de acidentes de trânsito no mundo inteiro, “temos as vacinas para evitar que eles aconteçam”.

As pesquisas desenvolvidas pelo especialista ressaltam a importância da comunicação para atuar na prevenção dos acidentes. A mudança de atitude e responsabilidade são apontadas por ele como os principais caminhos para evitá-los.

A gerente de Comunicação da Vital Strategies no Brasil, Luiza Amorim, também palestrante do Fórum, destacou o papel da comunicação na hora de fazer campanhas que alertem e previnam acidentes de trânsito. Ela afirma como principal fator de prevenção de acidentes a conscientização e mudança de comportamento dos motoristas e destaca que o principal objetivo das campanhas é salvar vidas.

Sobre o OSV

O Observatório de Segurança Viária foi anunciado em junho de 2017 pelo Prefeito Roberto Cláudio e pela Reitora da Unifor, Fátima Veras, como uma parceria entre poder público e academia para aproximar representantes de diversos setores da sociedade civil para apresentação de melhores práticas e o engajamento no combate ao elevado número de acidentes de trânsito. Desde 2011, Fortaleza já conseguiu reduzir em 35% o número de mortes no trânsito em relação a 2017, mas o número de óbitos e ferimentos ainda é alarmante.