null II Fórum de Segurança Viária aconteceu na Unifor

Qua, 14 Março 2018 18:49

II Fórum de Segurança Viária aconteceu na Unifor

Conceitos como “Visão Zero” e “Sistema Viário Seguro” foram temas de debate


O Fórum de Segurança Viária tem o objetivo discutir de desafios e soluções relativos aos acidentes de trânsito em Fortaleza (Foto: Ares Soares/Unifor)
O Fórum de Segurança Viária tem o objetivo discutir de desafios e soluções relativos aos acidentes de trânsito em Fortaleza (Foto: Ares Soares/Unifor)

No dia 8 de março aconteceu o II Fórum de Segurança Viária na Universidade de Fortaleza. O debate discutiu tolerância zero aos acidentes de trânsito, e contou com as participações de representantes do poder público e privado, de indústrias, universidades e comércio. 

O Fórum também recebeu as especialistas em segurança viária Claudia Adriazola e Anne Eriksson, naturais do Peru e da Dinamarca, respectivamente, referências globais na elaboração de planos de segurança viária que buscam determinar metas e responsabilidades para prevenir mortes e feridos no trânsito. 

O conceito de Sistemas Viários seguros prevê que todos os usuários, condutores ou não, são suscetíveis a erros no trânsito que podem levar à acidentes, com mortos e feridos. A partir dessa premissa, toda a lógica de desenho das ruas, fiscalização e mesmo de responsabilidade do poder público e sociedade civil passa a ser orientada para evitar os conflitos nas ruas que, potencialmente, podem gerar vítimas. 

Já o conceito de Visão Zero explica que nenhuma morte relacionada ao trânsito pode ser tolerada ou encarada como uma “fatalidade” e sim como uma falha no sistema.

O secretário executivo de Conservação e Serviços Públicos, Luiz Alberto Sabóia, também presente no evento, falou sobre a importância desse tema ser debatido: “O fórum é fundamental porque ele abre um espaço para unir academia, poder público, de uma forma aberta e transparente sem nenhum tipo de censura. Isso é fundamental para que a sociedade evolua e entenda que o problema de segurança viária não é somente um problema da prefeitura, mas é também um problema da sociedade”.

“A Unifor tem sido vanguarda dentro da comunidade acadêmica de articular a levar à frente uma missão tão nobre quanto essa. A solução para reduzir mortes de acidentes no trânsito, passa por Medicina, passa por Psicologia, passa por Engenharia Civil, Urbanismo, Economia, Tecnologia, que são áreas que a unifor forma e tem grandes frentes de pesquisa” finaliza o secretário.

O professor Vasco Furtado, diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Unifor (DPDI) comentou a participação dos alunos no desenvolvimento de projetos: “A nossa ideia é dar uma visão transdisciplinar dentro do problema e contribuir para a redução dos acidentes, principalmente na nossa cidade, através da participação dos nossos pesquisadores, dos alunos da universidade. E que a partir de então, nós possamos implementar cada vez mais políticas públicas com essa intenção de redução de danos”.

O II Fórum do Observatório de Segurança Viária foi organizado pela Prefeitura de Fortaleza, com apoio da Unifor e da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, por meio da WRI Brasil.