Laboratório do Parque Tecnológico da Unifor impulsiona inovação com registro de novos produtos

ter, 21 janeiro 2025 10:43

Laboratório do Parque Tecnológico da Unifor impulsiona inovação com registro de novos produtos

Registros de software realizados pelo Vortex garantem a autoria de uma plataforma de gerenciamento remoto de ar-condicionado e um sistema de lixeiras inteligentes com gamificação


Lixeiras inteligentes utilizam sensores para identificar a quantidade acumulada de resíduos, facilitando a coleta do lixo (Foto: Yuri Nekan)
Lixeiras inteligentes utilizam sensores para identificar a quantidade acumulada de resíduos, facilitando a coleta do lixo (Foto: Yuri Nekan)

Visando proteger a titularidade de seus produtos, o Vortex — laboratório de pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologia da informação, vinculado ao TEC Unifor, Parque Tecnológico da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz — adquiriu dois novos registros de software. Os produtos contemplados são:  

  • Blizzard: Dispositivo que monitora de forma remota o sistema de ar condicionado utilizado nas salas de aula da Universidade. Além de controlar os horários de funcionamento e o consumo de energia, a tecnologia aponta possíveis falhas, melhorando a eficiência energética.
  • Velo: Lixeiras inteligentes que utilizam sensores para identificar a quantidade acumulada de resíduos, facilitando a coleta do lixo. Também promovem a conscientização sobre o descarte do lixo de forma lúdica: cada objeto jogado na lixeira aciona um alarme sonoro e oferece pontuação em um game sustentável, acessado por QRCode.

Ambos os sistemas utilizam a tecnologia IoT (Internet das Coisas). O termo descreve objetos que são incorporados a sensores ou softwares e conectados a outros dispositivos e sistemas pela internet. 

Segundo o coordenador do Vortex, Luiz Stephany Filho, a IoT é uma das tecnologias mais importantes da atualidade e muito utilizada nos projetos desenvolvidos no laboratório. 

“Essa união entre o mundo físico e o digital é cada vez mais presente, tornando possível a utilização de sensores em diversos objetos do dia a dia, para coletar dados e responder de forma inteligente. No Vortex, desenvolvemos projetos com IoT que trazem benefícios reais tanto para usuários como para empresas,” destaca o professor.

O trabalho não termina com a entrega dos projetos. É preciso proteger os programas de cópias não autorizadas, venda ou utilização indevida. Por isso, a importância do registro de software, o meio de comprovar a titularidade e autoria dos programas, garantindo os direitos assegurados aos desenvolvedores, amparados pela Lei do Software (Lei n.º 9.609/98). Os registros têm validade de 50 anos.

Tamires Sousa, gestora de comunidade do Vortex, ressalta a relevância das medidas de segurança para quem trabalha no ecossistema de inovação: “O registro e a proteção dos códigos são passos essenciais para garantir a inovação com responsabilidade, preservando os direitos dos criadores e a atualização dos projetos desenvolvidos”.

A equipe do Vortex não descarta futuras parcerias com os setores público e privado para ampliar a utilização dos novos produtos - Blizzard e Velo. A possibilidade entusiasma os alunos participantes dos projetos, como Rodrigo Lages, do curso de Ciência da Computação

“Trabalhar desde o início até a entrega de um projeto desse escopo para a universidade trouxe um grande aprendizado para a minha formação profissional. Desde a comunicação com o cliente até o desenvolvimento do código, foi possível aprender a importância de cada etapa do processo e será muito bom levar esse conhecimento para futuros projetos”.

Mais iniciativas de Proteção à Propriedade Intelectual 

Nos últimos anos, a Universidade de Fortaleza tem despertado a sua comunidade acadêmica para outras formas de criação, para além das patentes, como no caso de programas de computadores (softwares). 

Segundo o professor Ricardo Colares, coordenador de Prospecção e Propriedade Intelectual da Unifor, a Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP) tem realizado palestras e oficinas, com o caráter de desmistificar e estimular a criação e proteção dos softwares produzidos em projetos e trabalhos acadêmicos com envolvimento de professores, alunos e funcionários. 

“Dentre as ações realizadas com esse objetivo destacam-se a realização do workshop intitulado "Propriedade Intelectual para Além das Patentes", com a participação da chefe da regional do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) no Ceará, bem como a produção de formulários simplificados com orientações para o preenchimento pelos autores do software, que facilita a comunicação e tramitação do processo de registro”, declara o professor.

Desde o início dessa iniciativa, já foram registrados sete softwares junto ao INPI, organização responsável pelos registros no Brasil.

Mais sobre o Vortex

O Vortex atua com sistemas web responsivos, aplicações móveis, design de experiência e de interação do usuário (UX/UI design), inteligência artificial, internet das coisas (IoT), realidade aumentada e realidade virtual, possuindo aplicações em todas as áreas de conhecimento da Universidade.

O laboratório é um dos beneficiados com os recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), provenientes de edital específico, de 2023, para Parques Tecnológicos em operação. O investimento contribui para o avanço de projetos de pesquisa e inovação, captados dentro e fora da Universidade, com foco em soluções tecnológicas. 

Serviço

Vortex
Contato: (85) 3477-3027 ou vortex@unifor.br 
Localização: Bloco M, sala 13