null Lapin comemora aniversário com benefícios para alunos, professores e a cidade

Seg, 26 Março 2018 18:56

Lapin comemora aniversário com benefícios para alunos, professores e a cidade

Utilizado para desenvolver projetos em diversas áreas, o laboratório contribui também para interação dos cursos da Unifor

O Lapin realiza pesquisas nas áreas de Computação Gráfica, Design Industrial, Biotecnologia, Internet das Coisas, Otimização, Inteligência Artificial, Engenharia Mecânica (Foto: Ares Soares/Unifor)

Espaço compartilhado por pesquisadores, alunos de Mestrado, Doutorado e Graduação de vários cursos e professores de áreas afins da Universidade de Fortaleza, o Laboratório de Pesquisa e Inovação em Cidades (Lapin), vinculado à Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Unifor (DPDI), comemora em março deste ano o seu primeiro aniversário.

Desde sua criação, o laboratório desenvolve projetos em diversas áreas, incluindo treinamento de realidade virtual, análise de informações em banco de dados de empresas e redução do desperdício de materiais, entre outros.

O Lapin realiza pesquisas nas áreas de Computação Gráfica, Design Industrial, Biotecnologia, Internet das Coisas, Otimização, Inteligência Artificial, Engenharia Mecânica, integrando alunos nas áreas de Computação, Engenharias, Administração, Cinema e Audiovisual, Medicina e Odontologia.

Segundo Daniel Valente, professor dos cursos de Ciências da Computação e Análise de Sistemas da Unifor e um dos coordenadores do Lapin, o principal objetivo acadêmico do laboratório é estimular a integração dos cursos da Unifor. “Essa interação é bastante importante porque trazemos para o nosso ambiente o que tem de melhor em cada curso, e a partir daí, gerar pesquisas. Com essa interação, todos ganham: alunos, professores, pesquisadores, a academia e as empresas parceiras”, salienta.

E complementa que o Lapin também contribui para que alunos e professores desenvolvam artigos técnicos que serão publicados em revistas especializadas, resultando em convites para conferências e seminários. “É interessante que tenha um laboratório desse dentro da universidade porque desperta o interesse nessa área de pesquisa e inovação. Há alunos e professores com ideias muito boas mas que carecem desse ambiente de pesquisa para levar adiante a sua ideia. E a Unifor propicia isso apor meio do Lapin”, complementa.

O professor Herbert da Rocha, do curso de Engenharia Mecânica e Produção da Unifor, destaca como um dos diferenciais do Lapin o fato de colocar os alunos em contato direto com profissionais altamente especializados, responsáveis pelo desenvolvimento de projetos. “É um ambiente bem interessante nesse sentido. A gente acredita que isso molda realmente a maneira de o aluno se planejar e se preparar em relação ao mercado de trabalho”, frisa o professor, que participa atualmente no Lapin de pesquisas relacionadas à área de designer de produtos.

Ele considera fundamental a parceria da universidade com empresas públicas e privadas. “A empresa se beneficia porque tem contato com o ambiente de inovação, coisa que lá fora ela demoraria a conseguir, já que requer investimento muito elevado em pessoal qualificado e em estrutura de ponta. Daí, as empresas buscarem cada vez mais as universidades. A tendência é eles se aproximem ainda mais do Lapin e também trabalharem com projetos de inovação em conjunto”, pontua.

O professor Daniel Chagas, formado em Administração e com Mestrado em Informática Aplicada, explica a importância que o laboratório tem para a cidade de Fortaleza: “Se nós temos um laboratório preparado para ouvir as demandas da cidade e pensar em inovação para resolver esses problemas, então nós temos uma universidade executando o papel que lhe cabe: prover não só o ensino, mas a pesquisa, a extensão e a inovação nesse processo”.

Ele também destaca a participação dos alunos: “Temos um aluno que vai aprender o saber que é repassado pra ele na universidade com outro olhar. O aluno vai absorver e aplicar imediatamente esse conhecimento com uma vantagem adicional: ele vai conseguir ver o resultado. O aluno conseguirá ver aquilo sendo realmente utilizado dentro da estrutura da cidade, dentro da estrutura da empresa e isso acaba consolidando muito mais o seu papel”.

Sobre o Lapin
O Lapin possui equipe multidisciplinar com pesquisadores de áreas como Computação Gráfica, Design Industrial, Biotecnologia, Internet das Coisas, Otimização, Inteligência Artificial e Engenharia Mecânica. Ele serve assim de espaço compartilhado para projetos em áreas diversas como otimização do transporte coletivo, melhoria da segurança viária, compartilhamento de veículos elétricos e bicicletas, veículos e economia de energia via o desenvolvimento de eletrodomésticos inteligentes. Nesses projetos, há interação com empresas do setor público, privado e terceiro setor. Prefeitura Municipal de Fortaleza, Enel, IVIA, Mob Telecom, Esmaltec e Cruz Vermelha são algumas das empresas que interagem com a equipe multidisciplinar do Lapin.