null Pesquisa Unifor: Pesquisador do Nubex investiga genes em células pulmonares infectadas por Covid-19

Seg, 4 Dezembro 2023 15:18

Antonio Edson Rocha participou de estudo que abre possibilidades para o desenvolvimento de estratégias terapêuticas mais eficazes no combate à doença

Com a relevância do tema, o trabalho foi publicado na Pathogens, importante periódico internacional (Ilustração: Getty Images)

Uma das principais tarefas dos cientistas inclui a condução de estudos atualizados sobre doenças que afetam a população. Por meio de suas pesquisas, eles se dedicam a obter resultados eficazes nas investigações para amenizar as consequências de diversas enfermidades como, por exemplo, a Covid-19.

Nesse contexto, o pesquisador do Núcleo de Biologia Experimental (Nubex) da Universidade de Fortaleza — instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz —, Antonio Edson Rocha, participou da elaboração do artigo “Transcriptional Profiling of SARS-CoV-2-Infected Calu-3 Cells Reveals Immune-Related Signaling Pathways”, que foi publicado em novembro no periódico internacional Pathogens.

O estudo (“Perfil transcricional de células Calu-3 infectadas com SARS-CoV-2 revela vias de sinalização relacionadas ao sistema imunológico”, em tradução livre) tem como objetivo identificar os genes que são regulados em células pulmonares durante a infecção por Sars-Cov-2, vírus que causa a Covid-19.

Diante disso, a pesquisa almeja criar estratégias mais eficientes para prevenção, diagnóstico e tratamento da doença, buscando combater de maneira mais eficaz os impactos negativos causados pelo patógeno no corpo humano.

“No artigo, identificamos genes importantes para a patogenicidade da Covid-19 e que podem ser utilizados posteriormente em novas pesquisas de monitoramento e tratamento da doença.”Antonio Edson Rocha, pesquisador do Nubex na área de bioinformática, genômica e transcriptômica

Além de Antonio, pesquisadores do Laboratório de Bioquímica e Expressão Gênica (LABIEX), no Instituto de Ciências Médicas da Universidade Estadual do Ceará (UECE), também contribuíram nesta pesquisa. O artigo está, inclusive, vinculado à dissertação de mestrado de Eric Petterson Viana Pereira, bem como de outros alunos do LABIEX, e tem a professora Dra. Vânia Marilande Ceccatto como pesquisadora principal.

Métodos

Para a elaboração do artigo, a equipe de pesquisadores empregou a técnica de sequenciamento de RNA em células pulmonares (CALU-3) cultivadas in vitro, tanto as infectadas quanto as não infectadas pelo vírus Sars-Cov-2.

Essa técnica possibilitou aos pesquisadores examinar a expressão de todos os genes em um organismo, identificando aqueles que demonstram aumento ou diminuição na sua atividade.

O RNA total foi extraído de células Calu-3 infectadas (com 0,5 MOI) e do grupo de controle, sendo posteriormente convertido em cDNA. A sequenciação foi conduzida, e as leituras resultantes foram submetidas à análise de qualidade e pré-processamento.

Resultados e contribuições

Com a progressão do trabalho, identificou-se um total de 1.040 genes com expressão diferencial em células Calu-3 infectadas em comparação com as não infectadas. Dentre esses, 695 genes foram regulados positivamente, evidenciando um aumento na expressão, enquanto 345 foram regulados negativamente.

Essas alterações transcricionais revelaram, em uma escala global, quais são os genes alterados durante a infecção por Covid-19, indicando quais vias e processos biológicos são afetados durante a patogênese da doença.

Assim, identificou-se que as principais vias biológicas relacionadas aos 695 genes estavam ligadas a resposta imune inata, resposta a vírus, inflamação, proliferação celular e apoptose, dentre outras.

O estudo identificou quais genes em células do pulmão são alterados durante uma infecção por Covid-19 (Ilustração: Getty Images)

A compreensão das vias biológicas reguladas durante uma doença e os genes relacionados a elas permitem identificar os principais biomarcadores celulares que podem ser utilizados no monitoramento da enfermidade, bem como identificar potenciais alvos farmacológicos para o tratamento desta.

“No nosso estudo, analisamos a regulação de todos os genes na célula pulmonar durante a infecção pelo vírus Sars-Cov-2. Ao identificar os genes mais importantes nesse contexto, podemos criar estratégias terapêuticas mais eficazes, concentrando nossas pesquisas em um número menor de genes-alvo”, salienta Antonio.

Segundo explica o pesquisador do Nubex, isso facilita o desenvolvimento de novos projetos para testar e aprimorar medicamentos, direcionando sua aplicação no tratamento da doença.

Publicação Internacional

Devido à importância do estudo, ele foi publicado dia 20 de novembro no “Pathogens”. Esse periódico internacional se destaca por abranger revisões, artigos de pesquisa regulares e comunicações que abordam todos os aspectos dos patógenos e das interações patógeno-hospedeiro.

Visando estimular os cientistas a compartilharem suas pesquisas experimentais e teóricas com o máximo de detalhes possível, a revista possui fator de impacto 4.7. Essa métrica evidencia a influência e a relevância da publicação na comunidade científica.