Professores da Unifor publicam artigo sobre os impactos da Covid-19 durante o período gestacional

sex, 18 dezembro 2020 17:02

Professores da Unifor publicam artigo sobre os impactos da Covid-19 durante o período gestacional

Estudo inicial com mulheres grávidas apontou que a Covid-19 aumenta o risco de parto prematuro, restrição de crescimento intrauterino e baixo peso do bebê ao nascer, que foram associados a doenças crônicas da mãe


Candice Cavalcante e Marcelo Cavalcante (Foto: arquivo pessoal)
Candice Cavalcante e Marcelo Cavalcante (Foto: arquivo pessoal)

Os docentes do curso de Medicina da Unifor, Candice Cavalcante e Marcelo Cavalcante, publicaram o artigo “Maternal immune responses and obstetrical outcomes of pregnant women with COVID-19 and possible health risks of offspring”, em colaboração com os professores Joanne Kwak, da Rosalind Franklin University (Chicago, USA), Ricardo Barini, da Universidade de Campinas (Unicamp) e Manoel Sarno, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O estudo, publicado no Journal of Reproductive Immunology, discutiu aspectos imunológicos da Covid-19 na gestação e alerta sobre os possíveis efeitos a médio e longo prazo na saúde dos filhos de gestantes que foram infectadas

A Covid-19 é mais prevalente entre adultos e jovens em idade reprodutiva do que na faixa etária mais velha, com um pouco mais de casos em homens do que em mulheres. A mortalidade é maior com a idade avançada e a presença de comorbidades, como obesidade, diabetes e hipertensão. Mulheres grávidas podem desenvolver as mesmas comorbidades durante a gravidez, incluindo ganho de peso excessivo, diabetes gestacional e distúrbio hipertensivo durante, ou seja, hipertensão gestacional, pré-eclâmpsia, eclâmpsia e hemólise, enzima hepática elevada e síndrome de plaquetas baixas. 

Os autores destacaram a relação entre a Covid-19 e a ocorrência de parto prematuro, restrição de crescimento intrauterino e baixo peso ao nascer. Além disso, pela primeira vez, os autores alertaram sobre uma possível relação do vírus com o surgimento de doenças crônicas e comportamentais em filhos de mães acometidas pelo coronavírus durante a gravidez. 

O professor Marcelo Cavalcante explica que, juntos, os pesquisadores revisaram a literatura para identificar os efeitos já conhecidos da Covid-19 sobre a saúde da gestante e do recém-nascido. Foram observados, também, possíveis efeitos da doença na infância e na vida adulta de filhos de gestantes que foram infectadas. 

“O estudo concluiu que a transmissão vertical (transmissão da mãe para o feto ainda durante a gravidez) da Covid-19 é um evento raro. Até o momento, parece que a doença não tem relação com risco aumentado de má formações fetais ou perdas gestacionais como abortos ou óbito fetal”, aponta o professor. Marcelo também destaca a necessidade do seguimento desses bebês após o nascimento para identificação e tratamento precoce dessas possíveis complicações.

O impacto da Covid-19 na infância e vida adulta dos filhos de gestantes acometidas ainda é desconhecido. Baseado em estudos animais e de outras infecções virais na gravidez, os autores alertaram sobre um maior risco de doenças crônicas como obesidade, hipertensão e diabetes e comportamentais como autismo e esquizofrenia nos filhos de gestantes que foram infectadas. A pesquisa ainda identificou que a má perfusão vascular, inflamação e trombose são as principais patologias placentárias, que podem progredir mesmo em casos de Covid-19 assintomáticos.