Startup acelerada pelo Unifor Hub conquista prêmio de melhor edtech do Brasil

seg, 9 setembro 2024 11:31

Startup acelerada pelo Unifor Hub conquista prêmio de melhor edtech do Brasil

A empresa TrilhaEdu foi o grande destaque do Prêmio Sebrae Startups 2024, uma das mais importantes competições de empreendedorismo inovador no Brasil

Cofundadores da TrilhaEdu, Eladio Oliveira (CTO), Victor Levi (CEO) e Élio Araújo (CFO) celebram a conquista (Foto: Arquivo pessoal)

A TrilhaEdu, startup cearense acelerada pelo Unifor Hub, Hub de Inovação da Universidade de Fortaleza — instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz —, foi a grande vencedora na categoria "education technology" (edtech) do Prêmio Sebrae Startups 2024, realizado durante o Startup Summit em Florianópolis. O evento, considerado o mais prestigiado do ecossistema de inovação da América Latina, ocorreu entre os dias 14 e 16 de agosto e premiou startups de todo o Brasil em diversas categorias.

O principal produto da TrilhaEdu é um tutor virtual para matérias exatas, como matemática e física, que atua como um professor particular digital. Voltado para estudantes do ensino médio e universitário, o tutor auxilia na prática de exercícios, identifica erros e oferece explicações detalhadas, promovendo o aprendizado inclusivo e personalizado. A startup cearense, que já atende mais de 200 instituições de ensino, tem se destacado por sua atuação no ODS 4, que visa a educação inclusiva e de qualidade para todos.

Uma das mais importantes competições de empreendedorismo inovador no Brasil, o Prêmio Sebrae Startups reconhecendo startups de destaque em diversas categorias, como educação, saúde, comércio e meio ambiente. O objetivo da premiação é promover soluções tecnológicas que impactem positivamente diferentes setores da economia. As empresas participantes concorrem a prêmios financeiros, mentoria especializada e oportunidades de conexão com mercados nacionais e internacionais.

Reconhecimento nacional

A vitória no Prêmio Sebrae Startups é um marco para a TrilhaEdu, que desde sua fundação tem buscado inovar no campo da educação. Segundo Victor Levi, CEO da startup, o reconhecimento é fruto de muito trabalho e do apoio oferecido pelo Unifor Hub:

“A gente está super feliz com a vitória, resultado de muito trabalho de todo o time TrilhaEdu, focado em entregar uma solução de impacto, consultiva e de acordo com a realidade de cada instituição de ensino que a gente atende. O Unifor Hub foi fundamental nesse processo, nos ajudando a amadurecer nosso modelo de negócio e crescer”.

O Unifor Hub, localizado no parque tecnológico da Universidade de Fortaleza (TEC Unifor), é um ambiente dedicado ao desenvolvimento de startups, oferecendo mentorias, infraestrutura e conexões com o mercado. Para o coordenador do Hub, Leo Lacerda, o sucesso da TrilhaEdu é um exemplo da importância desse apoio:

“Eles começaram atendendo cinco escolas e hoje estão com mais de duzentas. Estão sempre lá no Hub, fazem mentorias e aproveitam todos os serviços que o Hub oferece. Isso mostra o valor da nossa comunidade e o impacto que podemos gerar”.

O caminho até a conquista

A trajetória da TrilhaEdu no Prêmio Sebrae Startups foi marcada por várias etapas. Em junho, a empresa foi incluída na lista das 100 startups selecionadas em dez categorias. Em julho, foi anunciada entre as 30 finalistas, recebendo 10 mil reais e serviços de conexão com o mercado. O auge da premiação veio em agosto, com a conquista do Top 1 em educação, premiada com 40 mil reais e o ingresso no grupo de campeãs nacionais.

O reconhecimento de uma startup acelerada pelo Unifor Hub como a melhor edtech do país é um motivo de orgulho para a Universidade de Fortaleza e para o ecossistema de inovação cearense. Naiderson Lucena, coordenador de Inovação da Unifor, destaca o impacto desse tipo de conquista:

“Nos orgulha muito ver uma do Unifor Hub alcançar reconhecimento nacional. Isso reforça o trabalho que estamos realizando aqui e mostra que nosso ambiente de inovação está gerando resultados concretos”.

Milton Souza, Vice-Reitor de Pesquisa da Unifor, também celebrou o feito: "Esse foi um resultado muito importante para a TrilhaEdu, mas também para o Unifor Hub e todo o nosso ecossistema de inovação. Por aqui, podemos comprovar que o trabalho do Unifor Hub está sendo bem executado e gerando bons frutos, e isso é ótimo para a universidade."

Programas do Unifor Hub

O Unifor Hub desempenha um papel crucial no desenvolvimento de startups como a TrilhaEdu. Atualmente, o Hub conta com cinco programas voltados para apoiar startups em diferentes estágios de desenvolvimento:

1. Bootcamp: Para alunos que desejam uma primeira experiência empreendedora.
2. Pré-aceleração: Voltado para startups em fase de validação.
3. Aceleração: Para negócios digitais que já faturam e buscam crescimento e investimento.
4. Incubação de empresas: Para startups de base tecnológica que utilizam os laboratórios do TEC Unifor.
5. Inovação aberta: Programa de parceria com empresas para criação de novos produtos.

Unifor Hub
Local: Sala M25, bloco M