TEC Unifor realiza palestra em evento da Câmara Americana de Comércio para o Brasil

qua, 28 agosto 2024 16:07

Evento abordou o impacto da inteligência artificial no mundo dos negócios

Vasco Furtado, coordenador do Núcleo de Ciência de Dados e Inteligência Artificial da Unifor (NCDIA), que integra o TEC Unifor (Foto: Ares Soares)

A cada dois meses, a unidade regional da Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham), realiza o Comitê Estratégico de Presidentes da Amcham Ceará. O evento reúne gestores de empresas de diferentes portes e segmentos, além de lideranças do Estado. O objetivo é auxiliar os empresários no planejamento e tomada de decisão de seus negócios, por meio de palestras informativas com profissionais renomados.

O tema escolhido para o mês de agosto foi "Tecnologia, Sociedade e Negócios", com ênfase na inteligência artificial e sua influência na mudança organizacional da sociedade. Um dos palestrantes convidados foi o professor Vasco Furtado, coordenador do Núcleo de Ciência de Dados e Inteligência Artificial da Unifor (NCDIA), que integra o TEC Unifor, Parque Tecnológico da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz.

Durante a palestra, o professor Vasco apresentou estratégias que os executivos precisam desenvolver para conseguirem se atualizar e engajar seus funcionários, visando a promoção de equipes bem estruturadas, com excelência em resultados e que possam influenciar positivamente a sociedade. “Fiz uma breve apresentação do potencial da IA e dos impactos nos negócios e na sociedade. É uma oportunidade de interagir com o setor empresarial para troca de ideias e prospecção de novas parcerias”, destaca o docente.

Inteligência Artificial na Unifor

O Núcleo de Ciência de Dados e Inteligência Artificial (NCDIA) da Unifor é um dos beneficiados com o investimento da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), proveniente da chamada pública “MCTI/Finep/FNDCT/CT – Verde Amarelo – Parques Tecnológicos – Seleção Pública de Propostas para o Apoio Financeiro a Parques Tecnológicos em Implantação e em Operação”

O NCDIA tem ampliado competências e parcerias nas mais diversas áreas do conhecimento: Tecnologia, Saúde, Direito, Comunicação e Gestão. Alguns destaques são:

• Assistente Virtual SARA: aplicativo que aumenta a agilidade dos trâmites judiciais a partir da sua capacidade de processamento rápido de resumos dos processos, facilitando o trabalho dos magistrados e contribuindo para a celeridade dos resultados.
  • TsetFall: IA que detecta 36 situações de quedas humanas em cenários reais utilizando imagens de vídeo, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas, visto que as quedas são a segunda principal causa de mortes por lesões acidentais ou não intencionais em todo o mundo.
  • Hotmart: Gestão Inteligente da Hipertensão Arterial Sistêmica na população do Ceará - Assistente virtual que contribui para medições de pressão arterial e glicemia e fornece orientações com o intuito de educar, coletar e monitorar informações relacionadas às doenças.
  • Extração de informação para documentos financeiros: sistema de IA eficaz na extração de informações de documentos financeiros e automatização do processo de análise e validação de demonstrações financeiras. Projeto realizado em parceria com a empresa KPMG.

>Conheça todos os projetos

Sobre a Amcham

A Amcham Brasil, fundada em 1919, é uma entidade sem fins lucrativos e apartidária. Considerada a maior entidade multissetorial do país e a maior Câmara Americana de Comércio fora dos Estados Unidos, a Amcham atua independentemente dos governos brasileiro e americano, reunindo mais de 4.000 empresas de todos os setores da economia brasileira – 85% de capital nacional e 15% de multinacionais.

A entidade está presente em 13 estados brasileiros, por meio de 16 unidades regionais. A representação da Amcham no Ceará existe há 10 anos, em Fortaleza, e desde então promove eventos, produtos e serviços que contribuem para a competitividade e desenvolvimento dos negócios de empresas cearenses.

Estude Inteligência Artificial na Melhor!

A Universidade de Fortaleza está com inscrições abertas para a graduação EAD em Inteligência Artificial (IA), com foco no desenvolvimento de sistemas a partir da resolução de problemas de natureza complexa, como forma de gerar produtos que permitam a simplificação de tarefas e melhoria da qualidade de vida das pessoas. O curso forma profissionais especializados em IA e preparados para subsidiar a tomada de decisões estratégicas nas organizações.

+Conheça o curso EAD em Inteligência Artificial da Unifor