Unifor desenvolve tecnologias de IA com foco na saúde

seg, 4 setembro 2023 18:22

Unifor desenvolve tecnologias de IA com foco na saúde

Produzidos por pesquisadores da Universidade, os recursos visam promover uma melhor qualidade de vida para a população


As tecnologias são fornecidas a partir das necessidades do público alvo (Foto: Getty Images)
As tecnologias são fornecidas a partir das necessidades do público alvo (Foto: Getty Images)

A Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, tem como uma de suas principais metas desenvolver recursos que atuam para o bem-estar da população, por meio da sua capacidade de elaborar grandes projetos de inovação e pesquisa. Tal fato pode ser observado nos aplicativos Mobile Health (mHealth) elaborados na Unifor.

Esses recursos visam inovar, qualificar e otimizar a assistência às pessoas que necessitam de cuidado, orientação e direcionamento quanto a prevenção e promoção da saúde, trazendo o desenvolvimento de uma vida saudável. 

Os projetos Mhealth da Universidade foram gerenciados por Karla Rolim, coordenadora do Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem (MPTIE) e coorientados por José Eurico de Vasconcelos, diretor de Tecnologia da Unifor. Os produtos foram desenvolvidos por alunos do MPTIE. 


“Os resultados obtidos com a concepção e desenvolvimento das tecnologias mHealth reverberam diretamente na prevenção de doenças e agravos, e principalmente na promoção da saúde da população. Para nossos docentes pesquisadores e para a nossa Universidade a repercussão principal é com a inovação, o desenvolvimento de pesquisas para o cumprimento do nosso compromisso maior, a responsabilidade social” — Karla Rolim, coordenadora do MPTIE.

Métodos e utilização

Para a realização desse tipo Inteligência Artificial (IA) é importante utilizar métodos que contribuam para o planejamento, desenvolvimento e avaliação dessas tecnologias. Nesse sentido, dentro do contexto acadêmico, os recursos Mhealth tiveram o apoio do Método Interdisciplinar para o Desenvolvimento de Tecnologias em Saúde (MIDTS).

Com os métodos de elaboração aplicados, os aplicativos funcionam a partir das necessidades do público alvo, respeitando os objetivos do seu desenvolvimento. Ainda assim, eles precisam ser validados e publicados em lojas virtuais para a real proveito dos usuários.

Dado a sua importância, muitos desses produtos estão sendo utilizados em instituições de saúde, enquanto outros estão em fase de desenvolvimento pela equipe de pesquisadores e a VORTEX/ DTEC, envolvendo profissionais da saúde e da tecnologia da informação, e são igualmente relevantes para a sociedade. 

Tecnologias mHealth desenvolvidos na Unifor 

1. Maria Solange Nogueira dos Santos 

Dissertação: “Abordagem baseada em tecnologia de apoio ao acompanhamento da assistência de Enfermagem na UTI Neonatal”.

Produto: NEOTIME.

Objetivo principal: Conceber uma tecnologia para dispositivos móveis (m-Health) de apoio à assistência ao recém-nascido prematuro e pais na UTI Neonatal.

Benefícios: Oportunizar a participação dos pais no tratamento dos filhos internados em e melhorar as condições de saúde e recuperação dos recém- nascidos internados em UTI Neonatal.

2. Suzane Passos de Vasconcelos

Dissertação: “Tecnologia mHealth de apoio à assistência de enfermagem ao recém-nascido no cuidado domiciliar”.

Produto: APPUER.

Objetivo principal: Conceber e validar uma tecnologia mHealth de apoio e abordagem em saúde para o acompanhamento do recém-nascido durante o cuidado domiciliar, por meio da Sistematização da Assistência de Enfermagem.

Benefícios: Qualificar a assistência de Enfermagem e melhorar as condições de saúde, prevenção de agravos e recuperação das crianças acompanhadas pelo serviço.

3. Suyanne Pinheiro Cavalcanti Carneiro

Dissertação: “Construção e validação de tecnologia mobile para prevenção e gerenciamento de custos no tratamento de lesões por pressão.”

Produto: LP Care Cost.

Objetivo principal: Construir e validar uma tecnologia mHealth, para prevenção e gerenciamento de custos no tratamento de lesões por pressão.

Benefícios: Qualificar a assistência de Enfermagem e melhorar as condições de saúde, prevenção de agravos e recuperação das pessoas com Lesão por Pressão e reduzir os custos com o tratamento pelos serviços de saúde.

4. Sara Lívia Fernandes Rodrigues Silva

Dissertação: “Tecnologia mHealth em apoio à promoção da saúde mental de jovens universitários”. (proveniente de um Projeto Multicêntrico com a Escola Superior de Enfermagem do Porto, Universidade de Fortaleza (BR), Universidade Federal do Maranhão (BR), Universidade de Castilla de la Mancha (ES), Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Viseu.

Produto: Plataforma Multi.

Objetivo principal: Desenvolver uma tecnologia mHealth orientada para os comportamentos de saúde e sociais.

Benefícios: Favorecer a Promoção da Saúde de jovens universitários em compreender melhor a estrutura familiar e assim cuidar melhor da saúde e dos aspectos dos relacionamentos sociais, orientações sobre alimentação e hábitos saudáveis e sobre a formas de cuidados.

5. Priscilla Brasileiro Galvão Freire

Dissertação: “Tecnologia mHealth de apoio à dermatite associada a incontinência e identificação de diagnóstico diferencial com a lesão por pressão”.

Produto: DAI CARE.

Objetivo principal: Conceber e validar uma abordagem em saúde, baseada em tecnologia mHealth, de apoio ao profissional ao enfermeiro assistencial na assistência à pessoa com dermatite associada à incontinência e a identificação,condução e tratamento, realizando diagnóstico diferencial com a lesão por pressão nos estágios 1 e 2.

Benefícios: Qualificar a assistência de Enfermagem e melhorar as condições de saúde, prevenção de agravos e recuperação das pessoas com dermatite associada à incontinência e reduzir os diagnósticos errôneos pelos profissionais estomaterapeutas.

6. Izabela de Sousa Martins

Dissertação: “PARTOGRAMA MOBILE: Uma Tecnologia para o Acompanhamento da Assistência ao Trabalho de Parto e Parto”.

Produto: Partograma Mobile.

Objetivo principal: Conceber uma tecnologia móvel em saúde, mHealth, de apoio ao monitoramento e avaliação do trabalho de parto em tempo real no Centro Obstétrico.

Benefícios: Favorecer a qualidade de assistência prestada à mulher no período de parto em um Centro Obstétrico e sensibilizar os profissionais de saúde para a utilização do Partograma.

7. Luize Caroline Sampaio de Oliveira

Dissertação: “Playtea: construção e validação de tecnologia mHealth para orientação de pais e cuidadores de crianças com transtorno do espectro autista”.

Produto: Playtea.

Objetivo principal: Construir e validar uma tecnologia mHealth, em apoio aos pais e cuidadores acerca do Transtorno do Espectro Autista.

Benefícios: Qualificar a assistência e orientar pais e cuidadores acerca do Transtorno do Espectro Autista.

8. Analayde Lima de Azevêdo

Dissertação: “Tecnologia mHealth de apoio ao paciente em diálise peritoneal”.

Produto: seção da Diálise Peritoneal no app Renal Health®. (Parceria com o Prof. Geraldo Bezerra Jr.).

Objetivo principal: Desenvolver uma tecnologia mHealth de apoio ao paciente em Diálise Peritoneal.

Benefícios: Apoiar e orientar doentes renais crônicos em Terapia Renal Substitutiva quanto a Diálise Peritoneal, prevenir agravos à saúde desses doentes e como consequência reduzir a morbimortalidade dessa clientela.

* Mais informações: (85) 3477.3166 / mpe@unifor.br