Unifor e Comitê Municipal de Segurança Viária discutem estratégias para facilitar os deslocamentos da sociedade

qua, 28 setembro 2022 09:31

Unifor e Comitê Municipal de Segurança Viária discutem estratégias para facilitar os deslocamentos da sociedade

O encontro realizado na Universidade de Fortaleza teve como objetivos assegurar o compromisso e a responsabilidade compartilhada nas vias de Fortaleza


Comitê Municipal de Segurança Viária participou de encontro na Universidade de Fortaleza (Foto: Ares Soares)
Comitê Municipal de Segurança Viária participou de encontro na Universidade de Fortaleza (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, e o Comitê Municipal de Segurança Viária, vinculado à Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), discutem estratégias para seguir aprimorando a segurança da sociedade no trânsito, com ênfase no compromisso e responsabilidade compartilhada para fortalecer a segurança viária. A Unifor tem como um dos objetivos contribuir com iniciativas que buscam facilitar os deslocamentos de pessoas no espaço urbano.

A discussão das estratégias ocorreu no VIII Encontro do Comitê Municipal de Segurança Viária, realizado no último dia 20 de setembro, no Bloco B - sala 47. A iniciativa marcou o retorno das atividades do Observatório de Segurança Viária de Fortaleza, que reúne especialistas com a finalidade de assegurar a segurança no trânsito.

“O encontro cumpriu o seu papel de discutir os avanços e traçar critérios em busca de garantir um ir e vir mais seguro ao fortalezense. Isso só foi possível devido ao engajamento de 17 representações (com participação da Unifor) que atenderam ao chamado, oriundas dos setores público e privado, sociedade civil, especialistas de diversas áreas, instituições de ensino e entidades da classe”, destaca Antônio Ferreira Silva, superintendente da AMC.

Coordenador do Laboratório de Pesquisa e Inovação em Cidades (Lapin), o professor Daniel Almeida Chagas explica como a comunidade acadêmica pode contribuir com a iniciativa. “O Lapin, como um espaço de pesquisa da Universidade que estuda uma visão sobre o urbanismo, pretende participar mais ativamente do Comitê Municipal, apoiando os órgãos que compõem o colegiado em pesquisas e projetos de estudo para a melhoria da condição viária de Fortaleza, em especial à segurança de motociclistas e pedestres”.

Ainda no encontro realizado na Unifor, os membros do Comitê Municipal de Segurança Viária apresentaram o Plano Municipal de Segurança no Trânsito, que consolida como política pública o objetivo de reduzir o número de mortes no trânsito de Fortaleza. Nesse contexto, foram apresentados os dados sobre a ocorrência de 95 mortes por sinistros em vias da capital, de janeiro a agosto deste ano. Em 21 anos, essa foi a primeira vez que esse número ficou abaixo de 100.

Sobre o Comitê Municipal de Segurança Viária

O colegiado é uma instância da sociedade vinculada à AMC que busca promover uma reflexão sobre o tema da morbimortalidade por sinistros de trânsito e a cultura da segurança no trânsito. Ele é formado por representantes da sociedade pública e civil organizada que se engajam no esforço de discutir e promover estratégias para garantir uma mobilidade mais segura para Fortaleza.