null Unifor Hub divulga chamada para programa de pré-aceleração de startups

Seg, 27 Março 2023 10:12

Unifor Hub divulga chamada para programa de pré-aceleração de startups

A iniciativa visa estimular a cultura empreendedora e a manifestação criativa no ambiente universitário

No Programa de Pré-Aceleração de Startups, o Unifor Hub apoia empresas de base tecnológica que estão na fase de maturação da ideia ou produto (Foto: Ísis Rebouças)

O Unifor Hub, por meio da Vice-Reitoria de Pesquisa da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, lança nova chamada para inscrição no Programa de Pré-Aceleração de Startups 2023.1. A iniciativa visa impulsionar a cultura do empreendedorismo dentro do ambiente universitário, assim como estimular o desenvolvimento de startups no estado.

As chamadas buscam captar alunos, egressos, professores e funcionários da FEQ/Unifor que queiram investir na carreira de empreendedor. As inscrições acontecem até dia 22 de abril, de forma remota, por meio deste formulário. O resultado das empresas selecionadas será divulgado no dia 25 de abril.

+Clique aqui e acesse a CHAMADA Nº 01/2023 para mais informações

Sobre o Programa de Pré-Aceleração de Startups

O Programa de Pré-Aceleração de Startups do Unifor Hub auxilia na criação de novas empresas, com potencial de serem escaláveis, por meio de workshops e acompanhamento na idealização inicial de produtos, processos ou serviços inovadores, focando na validação do mercado, maturação da ideia, lançamento do produto e aquisição dos primeiros clientes.

A iniciativa tem duração de seis meses e haverá acompanhamento direto do Hub de inovação da Unifor e por seus integrantes e redes de apoiadores, de forma a garantir o apoio necessário aos projetos pré-acelerados. Além disso, ocorrerão encontros recorrentes, pré-definidos durante o programa, e reuniões adicionais, que podem variar de acordo com a necessidade de cada startup.

O interessado em participar do programa deve ter seu projeto enquadrado na categoria “Ideias de Negócios”, ou já tê-lo em andamento, mas que ainda não esteja em estágio inicial de desenvolvimento. Ou seja, é necessário que o projeto não tenha, até o presente momento, seus primeiros usuários ou clientes pagantes.

Os empreendimentos precisarão, ainda, ter problema de mercado definido e uma ideia de negócio para resolver esse revés. O obstáculo servirá como guia para alcançar a solução a ser desenvolvida no programa.

Unifor Hub

Localizado no campus da Unifor, na sala M25, o espaço acolhe alunos, egressos, professores, pesquisadores, colaboradores, empresas e investidores. A iniciativa, coordenada pelo professor Leo Lacerda, auxilia na criação de empreendimentos inovadores por meio do uso e compartilhamento de áreas físicas, infraestrutura, recursos, facilidades, serviços e programas de apoio, além de contar com programas de metodologia e aceleração de negócios. Para isso, o ambiente utiliza ciência e tecnologia para desenvolver novidades trazidas e pensadas por empresas e startups instaladas no local.

Conheça outros programas do Unifor Hub:

• Bootcamp: Programa cujo objetivo é fomentar uma primeira experiência empreendedora nos alunos da universidade, ensinando-os todo o processo de criação de uma startup e orientando os discentes sobre a inserção no mercado (um mês de duração).
  • Aceleração: Programa direcionado para negócios digitais que já faturam e querem crescer, captar investimento e escalar visando atingir novos mercados (um ano de duração).
  • Incubação de empresas: Programa no qual empresas de base tecnológica (hardware, biotech, nanotech, entre outras) utilizam os laboratórios do TEC Unifor para desenvolvimento de novas tecnologias (dois anos de duração).
  • Programa de inovação aberta: Realização de diagnósticos e estudo de maneiras para levar inovação às empresas que querem criar os próximos produtos inovadores do seu mercado, além de conectá-las à comunidade acadêmica.

Chamada para Programa de Pré-Aceleração de Empresas – Unifor Hub
Inscrições: até 22 de abril de 2023 | Clique aqui e inscreva-se!
Local: Bloco M | Sala M25
Mais informações: hub@unifor.br | (85) 3477.3419