Unifor Hub: TrilhaEdu está no Top 3 da Categoria Educação no Prêmio Sebrae Startups

seg, 15 julho 2024 18:08

Startup acelerada pelo Unifor Hub comemora classificação e se prepara para o Top 10, que será divulgado em agosto

Focada no ramo educacional, a startup desenvolve uma tecnologia que auxilia professores e alunos durante o processo de aprendizagem da matemática (Imagem: Divulgação)

O mês de julho começou em clima de comemoração no Parque Tecnológico da Universidade de Fortaleza (TEC Unifor). A startup TrilhaEdu, acelerada pelo Unifor Hub, está entre as 30 empresas selecionadas para as etapas finais do Prêmio Sebrae Startups, previstas para agosto de 2024.

Promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a premiação seleciona startups em dez categorias, representando diferentes áreas de atuação: agro, indústria, comércio, meio ambiente, inovação financeira, cidades, saúde, educação, dentre outras.

A TrilhaEdu está no Top 3 da categoria educação e desenvolvimento humano. Essa classificação posiciona a startup como uma das três empresas da área de educação com destaque nacional por desenvolver soluções que potencializam a aprendizagem de jovens e geram dados assertivos para escolas.

Tutor virtual que ensina matemática, física e química

A TrilhaEdu provê tutores virtuais de matérias exatas e atua como professor particular digital para estudantes do ensino médio e algumas disciplinas do ensino superior. O funcionamento é simples, mas extremamente eficaz: ao cometer um erro ou pedir ajuda em um exercício de matemática, física ou química, o tutor virtual inicia um processo investigativo do erro, identificando as falhas e tratando-as, ajudando assim a melhorar o aprendizado.

A iniciativa atua em um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o ODS 4 – Educação de Qualidade, que foca na educação inclusiva e equitativa de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem para todos. Victor Levi, CEO da TrilhaEdu, destaca os benefícios de participar do programa de aceleração do Unifor Hub.

“Se hoje estamos em um estágio mais maduro enquanto EdTech, devemos muito aos profissionais de ponta e professores com experiência no mercado que o Unifor Hub nos conectou. Os desafios comerciais do início da jornada e o processo complexo de acompanhamento das escolas, melhoraram muito com a aceleração. É trazer uma visão de mercado e maturidade organizacional para dentro de uma empresa em estágio inicial”Victor Levi, CEO da TrilhaEdu

Sobre o Unifor HUB

O Unifor Hub, localizado no TEC Unifor, é um espaço de empreendedorismo e inovação. Reúne professores, pesquisadores, alunos, egressos, empresários e investidores em um ambiente integrado, que utiliza ciência e tecnologia para a criação e desenvolvimento de startups.

A iniciativa possui cinco programas com objetivos diferentes, visando apoiar as empresas:

1. Bootcamp
    O programa busca fomentar uma primeira experiência empreendedora nos alunos da Universidade de Fortaleza, ensinando-os todo o processo de criação de uma startup e fornecendo orientações sobre inserção no mercado.
  2. Pré-aceleração
    Programa com duração de seis meses voltado para equipes que já possuem alguma ideia desenvolvida, mas ainda não estão faturando e precisam de suporte e conhecimento para validarem seus produtos no mercado.
  3. Aceleração
    Programa com duração de um ano direcionado para negócios digitais que já faturam e querem crescer, captar investimento e atingir novos mercados.
  4. Incubação de empresas
    Programa com dois anos de duração em que empresas de base tecnológica (hardware, biotech, nanotech, entre outras) utilizam os laboratórios do TEC Unifor para o desenvolvimento de novas tecnologias.
  5. Programa de inovação aberta
    Realização de diagnósticos e estudos para empresas que querem criar os próximos produtos inovadores do seu mercado, além de conectá-las à comunidade acadêmica.

Segundo o coordenador do Unifor Hub, professor Leo Lacerda, a TrilhaEdu tem aproveitado todos os benefícios que a estrutura do ambiente oferece, como os programas de apoio, mentorias e conexões com as salas de aula.

“Ter uma startup que entrou no Hub com cinco escolas como clientes, conseguiu mais de 200 unidades em um ano e agora está no Top 30 em um prêmio nacional, é uma felicidade grande porque significa que nosso ambiente de inovação proporciona esse tipo de conquista. Tomara que a TrilhaEdu consiga chegar ao Top 10 e ao prêmio final. Consideramos que essa conquista é nossa também!”, vibra o docente.

Sobre o Prêmio Sebrae Startups

O Prêmio Sebrae Startups seleciona empresas de todo o Brasil para participarem do Startup Summit 2024, o evento mais prestigiado do ecossistema de inovação da América Latina. A lista das 100 empresas selecionadas na primeira etapa foi divulgada no dia 06 de junho.

As startups que estão no Top 30, apresentadas esse mês, serão agraciadas com o valor de R$10.000,00 e serviços de conexão com mercados nacionais e internacionais. Na próxima etapa, serão conhecidas as startups do Top 10 que receberão R$40.000,00 e o ingresso no grupo de campeãs nacionais do Sebrae. O prêmio final será destinado à grande vencedora, que levará o montante de R$250.000,00.

Os resultados serão divulgados presencialmente durante o Startup Summit 2024, em Florianópolis, nos dias 14, 15 e 16 de agosto de 2024. Contamos com a sua torcida para a TrilhaEdu e Unifor HUB em mais essa conquista!