null Unifor oferece bolsas de estudo para pesquisadores da América do Norte e Europa

Ter, 2 Outubro 2018 17:20

Unifor oferece bolsas de estudo para pesquisadores da América do Norte e Europa

Os projetos serão desenvolvidos em parceria com o corpo docente da Universidade de Fortaleza.

Vasco Furtado, diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Unifor. Foto: Ares Soares.

A Universidade de Fortaleza (Unifor) lançou o Global Research Fellowship Program, iniciativa destinada a expandir o alcance global da instituição, estimulando e fortalecendo o intercâmbio internacional de conhecimento. O Institute of International Education (IIE), com sede em Nova Iorque (EUA), administrará o programa, que permitirá que cinco bolsistas de universidades da América do Norte e da Europa conduzam projetos de pesquisa colaborativa com o corpo docente do Unifor.

“As áreas para colaboração acadêmica incluem engenharia, saúde pública, ciência da computação e negócios”, informa Vasco Furtado, diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Unifor. “Todas são áreas de alta prioridade para a cidade de Fortaleza. A expansão das capacidades de pesquisa da Unifor nessas áreas não apenas incrementará a pesquisa científica, mas também terá o potencial de atender às necessidades urgentes da sociedade no Brasil”, complementa.

Exemplos de necessidades sociais que poderiam ser abordadas por meio dessa colaboração de pesquisa incluem a adaptação de questões globais de negócios - como sustentabilidade - ao contexto local e o aprimoramento do diagnóstico de doenças infecciosas comuns na população local, usando matérias-primas vegetais da região em nanotecnologia.

Os pesquisadores terão a oportunidade de viajar para a Unifor duas vezes durante o período de um ano e receberão uma bolsa mensal para continuar e concluir a pesquisa em sua instituição de origem. Além disso, o programa fornecerá fundos suplementares para pesquisa e disseminação. A parceria terá ainda um seminário na Unifor no qual os pesquisadores terão a oportunidade de compartilhar os resultados da colaboração de pesquisa.

O IIE tem uma longa história que facilita o intercâmbio acadêmico através de seu trabalho com programas como o Fulbright Scholar Program, o Programa de Bolsas de Estudo da Diáspora Grega e o Carnegie African Diaspora Fellowship Program que conecta acadêmicos dos Estados Unidos com universidades para bolsas de pesquisa. Esses programas, como o Global Research Fellowship Program da Unifor, contribuem para a circulação de conhecimento e oferecem oportunidades para os acadêmicos chegarem a soluções baseadas em pesquisas para questões sociais.

Sobre a Unifor

A Unifor tem a missão de contribuir para a realização de ideais e sonhos, formando profissionais de excelência e mantendo um compromisso com o desenvolvimento socioambiental, científico e cultural. Considerada a melhor instituição privada de ensino superior do Norte e Nordeste do Brasil, pelo 7º ano consecutivo, segundo o Ranking Universitário da Folha de S. Paulo, a Unifor oferece excelentes condições para o ensino e a aprendizagem desde sua fundação em 1973. Com infraestrutura moderna, a Unifor recebe estudantes de todo o mundo. Espalhada em um campus de 720 mil metros quadrados, a universidade conta com auditórios, bibliotecas, teatro, salas de áudio e vídeo, laboratórios, maior complexo esportivo da América Latina, centro de saúde, espaços culturais, prática jurídica, centros de pesquisa e diferentes centros de extensão universitária.

Sobre o IIE

Há quase um século, o IIE é líder mundial em educação internacional. Atua para construir sociedades mais pacíficas e equitativas, promovendo a erudição, construindo economias e promovendo o acesso a oportunidades. Sem fins lucrativos e com 18 escritórios e afiliadas em todo o mundo, o IIE colabora com uma variedade de parceiros corporativos, governamentais e fundadores em todo o mundo para planejar e administrar programas de bolsas de estudos, estudos no exterior, treinamento de força de trabalho e desenvolvimento de liderança.