null Unifor participa do programa Cientista Chefe da Procuradoria-Geral do Ceará

Qua, 22 Novembro 2023 11:50

Unifor participa do programa Cientista Chefe da Procuradoria-Geral do Ceará

O objetivo é aplicar inteligência artificial para tornar a PGE-CE mais ágil, acessível e conectada à sociedade

Pesquisadores da Unifor e da UECE participaram de reuniões na PGE-CE para viabilizar o projeto (Foto: João Victor Costa - Ascom PGE-CE)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, vai participar do programa Cientista Chefe da Procuradoria-Geral do Estado do Ceará (PGE-CE), por meio dos pesquisadores Vasco Furtado, Rommel Dias Saraiva e Caio César Ponte Silva. Eles farão parte de equipe que contará ainda com a presença de professores da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e da própria PGE-CE. Essa parceria se tornou realidade após a aprovação formal do Programa Cientista Chefe pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), na primeira quinzena de novembro.

O projeto é fundamentado na aplicação de Inteligência Artificial para explorar dados estruturados e semiestruturados para prover métodos, técnicas e ferramentas que possam contribuir com uma atuação mais ágil, acessível e conectada com a realidade social na PGE-CE.

A equipe de pesquisadores que integra o Programa Cientista Chefe é liderada por profissionais selecionados com base em critérios como produção científica e ligação com instituições de pesquisa de alto nível, trabalha em órgãos estratégicos do Estado para identificar soluções de ciência, tecnologia e inovação que beneficiem a população e melhorem os serviços públicos.

A iniciativa vai permitir, por exemplo, que os recursos linguísticos e computacionais desenvolvidos na primeira parte do Programa Cientista Chefe sejam ampliados e aprimorados para extrair informações estruturadas de textos. A finalidade é que, dessa forma, se ofereça um suporte mais eficiente às decisões dos procuradores do estado do Ceará.

O trabalho a ser realizado “compreende a capacidade de buscas em documentos específicos da PGE-CE, como petições, pareceres jurídicos e outros registros relacionados a processos em andamento, e se estenderá à identificação de informações em documentos e licitações da Procuradoria, tornando o processo de pesquisa e análise mais completo e abrangente”, diz o resumo do projeto. Além disso, tarefas que envolvem automação por meio de robotização também estão no escopo do projeto e serão aplicadas a ações rotineiras da PGE-CE.

O que é o programa

O Programa Cientista Chefe une academia e governo na busca de soluções. Ao longo do segundo semestre deste ano foram realizadas reuniões na PGE-CE para viabilizar o projeto, com a participação de pesquisadores da UECE e da Unifor.

A inovação, a eficiência e a efetividade estão entre os valores da PGE-CE. Com base nesses princípios, a gestão da PGE-CE vem concretizando medidas para ampliar a eficiência e gerar resultados ainda melhores para a população cearense.