Unifor sedia Treinamento Regional dos Comitês de Ética em Pesquisa

sex, 16 agosto 2024 17:25

Unifor sedia Treinamento Regional dos Comitês de Ética em Pesquisa

Durante os dois dias de evento, cerca de 250 participantes são esperados

A Unifor foi escolhida para sediar o evento devido à sua destacada infraestrutura e à relevância de seu comitê de ética na região (Foto: Getty Images

Nos dias 19 e 20 de agosto, a Universidade de Fortaleza — instituição da Fundação Edson Queiroz — vai sediar o Treinamento Regional dos Comitês de Ética em Pesquisa. O evento, que vai receber cerca de 250 participantes, visa realizar o treinamento regional dos Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) do Nordeste, reunindo coordenadores, membros, representantes de participantes de pesquisa (RPPs) e secretários.

A iniciativa contará com a participação de CEPs de diversas instituições, incluindo universidades, hospitais e outras organizações não acadêmicas. Entre os participantes, estarão profissionais de saúde, acadêmicos e representantes da sociedade civil, promovendo um importante fórum de atualização e discussão sobre temas polêmicos e questões rotineiras enfrentadas pelos comitês.

A Unifor foi escolhida para sediar o evento devido a sua destacada infraestrutura e a relevância de na região Nordeste, possuindo os recursos humanos necessários, conforme exigido pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), órgão responsável pela organização do evento, e desempenhando um papel central na avaliação de projetos de pesquisa, com cerca de 50 análises mensais. Essa escolha reforça a importância da Unifor no desenvolvimento ético da pesquisa, destacando sua influência no cenário acadêmico e científico da região.

A iniciativa abordará a nova Lei 14.874, que regula a ética em pesquisa no Brasil e entra em vigor a partir de 29 de agosto. Entre os temas discutidos, estarão as diretrizes éticas para pesquisas em ciências humanas e sociais, além de conferências sobre autonomia, controle social e a participação em pesquisas.

No segundo dia do evento, estão programados fóruns específicos para diferentes grupos que compõem os comitês de ética. Haverá encontros com coordenadores, representantes de participantes de pesquisa e membros avaliadores dos comitês de ética em pesquisa. Esses fóruns proporcionarão um espaço crucial para discussões aprofundadas e troca de experiências entre os participantes.

O treinamento será um marco importante na atualização e no aprimoramento das práticas éticas em pesquisa, promovendo um diálogo aberto sobre temas relevantes e desafiadores que fazem parte da rotina dos comitês.