Vice-Reitoria de Pesquisa divulga nova lista de editais de pesquisa

qua, 4 setembro 2024 17:19

Vice-Reitoria de Pesquisa divulga nova lista de editais de pesquisa

A divulgação é feita de forma semanal e visa promover o desenvolvimento de novos trabalhos de impacto

Os editais incentivam a colaboração entre pesquisadores de diferentes instituições e campos de estudo, promovendo a troca de ideias e conhecimentos especializados (Foto: Getty Images)

A Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP) da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, divulgou novos editais de financiamento de diferentes órgãos e entidades de pesquisa, com inscrições já abertas. Pesquisadores interessados podem se envolver em projetos tanto em âmbito nacional quanto internacional. Semanalmente, é publicado um boletim com informações atualizadas sobre novos editais de apoio à pesquisa.

Os editais oferecem duas modalidades de inscrição: contínua e com prazos específicos, abrangendo diversas oportunidades de financiamento, divididas em três áreas principais: apoio à pesquisa, concessão de bolsas de estudo e reconhecimento acadêmico. Há, ainda, editais direcionados a empresas, startups e Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs).

Essas iniciativas são essenciais para o avanço acadêmico e científico, proporcionando os recursos necessários para projetos inovadores em várias áreas do conhecimento. O objetivo central delas é estimular o surgimento de novas lideranças na pesquisa, preparando os pesquisadores para desafios futuros e promovendo o desenvolvimento de soluções inovadoras para problemas atuais.

Além disso, os editais incentivam a colaboração entre pesquisadores de diferentes instituições e campos de estudo, promovendo a troca de ideias e conhecimentos especializados.