Qual a relação entre a obesidade e outras doenças? Evento online com professores da Unifor tira essas e outras dúvidas para você

A obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo acúmulo de gordura corporal e pode acarretar graves problemas de saúde. Pessoas obesas podem apresentar propensão a desenvolver problemas como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, além de problemas físicos como artrose, pedra na vesícula, artrite, cansaço, refluxo esofágico, tumores de intestino e de vesícula.

O modo de viver da sociedade moderna tem determinado um padrão alimentar que, aliado ao sedentarismo, em geral não é favorável à saúde da população. A obesidade é um dos grandes desafios do contexto atual e suas diretrizes norteiam a organização do cuidado integral ao indivíduo com sobrepeso e obesidade, a vigilância alimentar e nutricional, a promoção da alimentação adequada e saudável, que devem ocorrer no cotidiano dos serviços de saúde, assim como macro políticas que potencializem uma vida mais saudável.

É sobre esse assunto que vai debater a mesa-redonda organizada pela Liga Acadêmica de Doenças Crônicas Degenerativas não Infecciosas (Ladec), a ser realizada no dia 28 de julho. Com o tema "Obesidade: porta de entrada para outras doenças", o evento contará com a presença dos professores da Unifor Thiago Daniele, do curso de Educação Física, Grayce Ellen, do curso de Medicina, e Nara Parente, do curso de Nutrição.

A transmissão tem início às 19h pelo canal oficial da Ladec no Youtube. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por formulário online. Os participantes podem contar com certificado de quatro horas.

Ao final, haverá sorteios de uma mensalidade na Academia Unifor, suplementos esportivos, aulas gratuitas com personal online, avaliação nutricional com nutricionista e uma cesta da loja Viver Saudável.

Sobre os palestrantes

Profa. Grayce Ellen Da Cruz Paiva
Graduação em Medicina - UFC
Mestrado em Saúde Pública - UFC
Residência em Clínica Médica
Residência em Endocrinologia
Professora adjunta do curso de Medicina - UNIFOR

Prof. Thiago Daniele
Licenciatura Plena em Educação Física (2010) pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestrado (2012) Doutorado (2017) e Pós-doutorado (2019) em Ciências Médicas pela UFC
Professor do curso de Educação Física - UNIFOR
Professor responsável pelo grupo de estudos em Neurociência do Exercício Físico da UNIFOR

Profa. Nara de Andrade Parente
Mestre e Doutora em Saúde Coletiva - UECE
Pós-graduação em Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia Funcional pela Universidade Cruzeiro do Sul
Docente do curso de Nutrição - UNIFOR
Nutricionista Clínica na Clínica Salvata na área de Saúde da mulher e Fertilidade.

Mesa redonda - "Obesidade: porta de entrada para outras doenças" (Ladec)
Data: 28 de julho de 2021
Horário: das 19h às 21h
Transmissão: YouTube Ladec https://www.youtube.com/channel/UC3p4U2HtFKELGMtCkR0C_lg