ter, 30 setembro 2025 10:31
Alunas de Design conquistam o 2º lugar no Hackathon do ProEnergia Summit 2025
Projeto “Capacitação 4.0” propôs trilhas de aprendizado, inteligência artificial e banco de talentos para formar profissionais da energia do futuro

Alunas do curso de Design da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, conquistaram, no último dia 25 de setembro, o 2° lugar no Hackathon do ProEnergia do Summit 2025. O evento identifica e premia soluções inovadoras aplicáveis ao setor energético.
O projeto apresentado pelas alunas Ágatha Ferreira Sales de Castro, Júlia Emília de Oliveira e Lia Avelino Carvalho recebeu o título “Capacitação 4.0 – Formando Talentos para a Energia do Futuro”. A proposta buscou enfrentar a escassez de mão de obra qualificada no setor, especialmente nas áreas de operação e manutenção de energia eólica, solar e hidrogênio verde.
Soluções inovadoras
As estudantes estruturaram um conjunto de ferramentas que unem tecnologia, aprendizado contínuo e segurança. Entre os destaques estão:
- Trilhas personalizadas de treinamento, com microaulas e certificações;
- Agente de IA “Zéfiro”, baseado em dados internos, para suporte just-in-time em cursos e no ambiente de trabalho;
- Portal comunidade, reunindo cursos básicos gratuitos e acessíveis, além de um banco de talentos local para aproximar profissionais do mercado.
A coordenadora do curso de Design, Priscila Medeiros, ressalta a importância dessa oportunidade para os alunos de graduação, que podem aplicar na prática o conhecimento adquirido em sua área de formação, além de promover uma conexão maior com profissionais e empresas da área.
“Ao participar de projetos e atividades práticas, os alunos enfrentam desafios reais, vinculados às necessidades do mercado. Essa combinação de prática, networking e resolução de problemas reais é fundamental para o desenvolvimento de profissionais mais capacitados e preparados para o futuro”, afirma a professora.
Experiência das alunas
“A experiência me permitiu refletir com agilidade e explorar setores da tecnologia com os quais não tinha familiaridade. Desenvolver uma ideia que aplica os princípios do design à interação com diferentes tecnologias foi verdadeiramente engrandecedor. Saí do evento com a certeza de que ambientes colaborativos e metas desafiadoras são fundamentais para amadurecer nossa compreensão sobre como o design se integra à tecnologia de forma significativa” — Ágatha Ferreira.
“Conquistar o segundo lugar reforça não só o potencial do nosso time, mas também o valor de se lançar em experiências como essa, que nos colocam à prova, expandem nossa visão de futuro e nos preparam para os desafios reais do mercado. Essa conquista me enche de orgulho e motivação para seguir participando de iniciativas que unem aprendizado, colaboração e inovação” — Júlia Emília de Oliveira.
“Para mim, como aluna de Design participar deste hackathon foi uma experiência riquíssima. Eu pude aprender muito sobre o setor energético e trabalhar intensamente nessas 24 horas que temos para desenvolver nossa solução de forma coesa e integrada com a minha equipe maravilhosa, nos divertimos muito nesse processo” — Lia Avelino.