Alunos do Laboratório de Inovação do TRE-CE/Unifor participam de congresso em Brasília

sex, 11 outubro 2024 15:07

Estudantes também realizarão visitas institucionais ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ao Supremo Tribunal Federal (STF)

Alunos também acompanharão o desembargador presidente Raimundo Nonato do TRE/CE em premiação no STF (Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF)

De 14 a 18 de outubro, alunos do Laboratório de Inteligência, Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS) da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, estarão em Brasília, Distrito Federal, para participar do 8º Congresso de Tecnologia, Inovação e Direito para o Ecossistema de Justiça (ExpoJud 2024). O evento discute inovações tecnológicas, estratégias de modernização e novas abordagens para aprimorar a comunicação e o acesso à justiça.

A Unifor contará com stand no congresso, e o espaço será dedicado para a promoção de projetos elaborados pelo LIODS, com o objetivo de destacar ações e iniciativas desenvolvidas, como o projeto de Simplificação de Linguagem Jurídica e a campanha "Desinformação Não!".

Além de participarem do ExpoJud 2024, os estudantes também realizarão visitas institucionais ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), no gabinete do Ministro Teodoro Silva Santos, docente da Unifor, e ao Supremo Tribunal Federal (STF). Por fim, participarão de evento solene no STF, onde acompanharão o desembargador presidente Raimundo Nonato do TRE/CE no recebimento do Selo de Linguagem Simples no STF, com o Ministro Luis Roberto Barroso.

Sobre o LIODS

O Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS) é uma extensão do laboratório de mesmo nome do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), mas, neste caso, localizado no campus da Universidade, no prédio do Escritório de Prática Jurídica (EPJ)

O núcleo é destinado à cooperação para ideação, criação, prototipagem e validação de soluções inovadoras vinculadas às necessidades da justiça eleitoral e tramitação do direito eleitoral. Além disso, abrangendo os ODS defendidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), é supervisionado por docentes da Unifor e servidores da justiça eleitoral.

No LIODS, os alunos desenvolvem trabalhos utilizando a criatividade, a vinculação com o mercado e a pesquisa da necessidade social como um todo. A partir disso, prototipam e criam situações para inovar nesta área jurídica e garantir o pleno exercício da cidadania, por meio de soluções específicas e práticas.

Estude na Unifor em 2025.1!

A Universidade de Fortaleza está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2025.1! Os interessados em estudar na Melhor podem escolher entre diversas formas de ingresso, como vestibular presencial, nota Enem, nota de provas anteriores, transferência, segunda graduação e reabertura de curso.