Campanha solidária criada por alunos da Unifor arrecada alimentos em Quixeramobim

seg, 3 abril 2023 18:06

Campanha solidária criada por alunos da Unifor arrecada alimentos em Quixeramobim

Com o tema “Seja um portador de esperança agora!”, as peças publicitárias foram desenvolvidas com o intuito de encorajar futuros doadores 


Alunos e docentes integrantes da disciplina de Laboratório de Criação Publicitária (Foto: Arquivo pessoal)
Alunos e docentes integrantes da disciplina de Laboratório de Criação Publicitária (Foto: Arquivo pessoal)

Em Quixeramobim, município do estado do Ceará, muitas famílias vivem em situações precárias, com poucos ou quase nenhum recurso. Sabendo dessa situação, um grupo de alunas do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, desenvolveu campanha de divulgação e arrecadação de suprimentos para o projeto “Caravana da gratidão em Quixeramobim”, realizada pela Organização Não Governamental (ONG) Grupo Gratidão. 

A última caravana realizada pelo grupo aconteceu em 2020, no município de Ocara, e arrecadou mais de 600 cestas básicas para ajudar as famílias da região. Desde então, os voluntários têm se juntando para fazer ações pontuais, mas estão de volta esse ano com mais uma Caravana. Nesta edição, a meta da arrecadação é de 600 cestas básicas, 400 kits de bombons para as crianças e lanche para 600 pessoas. A arrecadação ocorrerá até o dia 20 de abril e o evento acontece no dia 29 de abril


Registro do time de alunas responsáveis pelas peças publicitárias no Laboratório de Criação Publicitária (Foto: Arquivo pessoal)

O conceito da campanha foi desenvolvido pelas alunas Amanda Cruz, Julia Rodrigues, Giovanna Ferreira, Suzamy Menezes, Clarice Furtado, Carolina Ribeiro, Lara Cavalcante, Kauana Alcantra, Vanessa Ribeiro e Marília Pontes, juntamente com Rafael Comaru, um dos coordenadores. Intitulado “Seja um portador da esperança agora!”, o tema foi pensado como forma de encorajamento para os futuros doadores a se identificarem como alguém que faz a diferença na vida das pessoas.  

"A formação de um profissional de comunicação completo passa pela reflexão sobre questões sociais relevantes e pelo desenvolvimento de um olhar sensível em relação aos que mais precisam de ajuda. A solidariedade somada à criatividade tem capacidade de transformar vidas. Tentamos trabalhar nesta perspectiva na disciplina de Laboratório de Criação Publicitária. A campanha para o grupo gratidão é um exemplo disso", pontua Claudio Sena, coordenador do curso de P&P da Unifor.

Segundo Giovanna Ferreira, estudante de Publicidade e Propaganda da Unifor, o projeto amplia suas perspectivas sobre o impacto de sua carreira no mercado. “A gente acaba sendo acostumada a trabalhar com verbas enormes para marcas que já são bem posicionadas no mercado. Mas quando se trata de uma campanha de arrecadação, não tem verba, ou seja, para fazer algo massa é preciso ter uma criatividade enorme, botar a cabeça pra pensar, sabe? E a partir desses desafios, começo a exercitar minha mente para não ficar nas mesmas ideias, mas para ir além, independente do valor”, afirma. 

Confira a campanha abaixo