Entrevista Nota 10: Giuliana Giuseppina Carboni e o êxito da pesquisa acadêmica na área do Direito

qua, 27 abril 2022 17:59

Entrevista Nota 10: Giuliana Giuseppina Carboni e o êxito da pesquisa acadêmica na área do Direito

Coordenadora do Doutorado em Direito da Universidade de Sassari (Itália) destaca a importância da internacionalização dos saberes na formação jurídica.


Giuliana Giuseppina Carbone é coordenadora e professora do Doutorado em Direito da Universidade de Sassari (UNISS)  (Foto: Acervo pessoal)
Giuliana Giuseppina Carbone é coordenadora e professora do Doutorado em Direito da Universidade de Sassari (UNISS) (Foto: Acervo pessoal)

Desde julho de 2021, a Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, firmou convênio com a Universidade de Sassari (UNISS), localizada na ilha da Sardenha, Itália. O intuito da cooperação é promover o intercâmbio de estudantes, docentes e pesquisadores, além de implementar projetos conjuntos de pesquisa e realizar eventos científicos e culturais.

Para facilitar a compreensão de como a comunidade acadêmica pode usufruir deste pacto interuniversitário, sobretudo na área jurídica, o professor Humberto Cunha Filho, do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Unifor e membro do Colegiado do curso de Doutorado em Direito da UNISS, conversou com a coordenadora e professora Giuliana Giuseppina Carboni, também Delegada Reitoral para Atividades Esportivas.

A professora contextualiza sua universidade e a formação jurídica por ela oferecida, bem como aborda os desafios e êxitos da academia contemporânea. Por fim, antecipando as boas-vindas aos potenciais intercambistas, entende como relevante a partilha de saberes, isso porque, segundo ela, "os juristas do século XXI devem estar atentos aos sistemas jurídicos que povoam o universo do Direito”. Leia na íntegra:

Entrevista Nota 10 - Por favor, descreva o contexto geográfico e histórico no qual opera a Universidade de Sassari.

Giuliana Giuseppina Carboni - A Universidade de Sassari tem uma longa tradição. O colégio jesuíta obteve reconhecimento de universidade real em 1617. A cidade de Sassari, que é a antiga capital do “Giudicato di Torres”, com uma tradição de autonomia que remonta aos Estatutos Sassari de 1300, reconhece-se inteiramente em sua Universidade. Localizada ao norte da ilha da Sardenha, a Universidade representa um importante fator de desenvolvimento econômico e cultural.

Entrevista Nota 10 - Como está estruturada a formação jurídica na UNISS?

Giuliana Giuseppina Carboni - Em três níveis: a Licenciatura trienal em Ciências da Administração, o Mestrado em Direito, o Doutoramento em Ciências Jurídicas e a Escola de Especialização em Profissões Jurídicas, que permitem aos alunos seguir os currículos de formação e preparação para todas as profissões jurídicas.

Entrevista Nota 10 - Como está estruturado o curso de Doutorado em Direito da UNISS?

Giuliana Giuseppina Carboni - O curso de Doutoramento em Ciências Jurídicas divide-se em dois currículos: um deles é sobre “Direito dos Transportes e Navegação, Direito Empresarial e dos Sistemas de Produção”; e o outro é “Direito e Cultura”. É um curso com elevada vocação internacional, com um número significativo de membros do Colégio de outros países europeus e sul-americanos; intercâmbios de estudantes com outras universidades, coorientação de teses de doutoramento.

Entrevista Nota 10 - É possível detalhar um pouco mais a linha “Direito e Cultura”?

Giuliana Giuseppina Carboni - O currículo em Direito e Cultura examina, por um lado, aspectos relacionados aos direitos culturais e ao desenvolvimento de atividades culturais e, por outro, o estudo do direito como conjunto de regras que refletem e produzem cultura.

Entrevista Nota 10 - No âmbito da gestão do curso de doutorado em direito é previsto um Colegiado consultivo e deliberativo composto de docentes da UNISS e de professores estrangeiros. O que explica essa abertura a pesquisadores de outras nacionalidades?

Giuliana Giuseppina Carboni - A abertura aos membros estrangeiros decorre das relações que eles mantêm com numerosos membros italianos do colégio, mas também da crença de que os juristas do século XXI devem estar atentos aos sistemas jurídicos que povoam o universo do direito.

Entrevista Nota 10 - O curso de doutorado está aberto a estudantes estrangeiros e em particular a brasileiros? Em caso positivo, quais requisitos devem ter os candidatos?

Giuliana Giuseppina Carboni - O curso de doutoramento está aberto a estudantes estrangeiros e, certamente, a estudantes brasileiros, que devem ter um grau comparável à graduação e outros requisitos que viabilizem efetivamente o acesso à formação, como o entendimento de uma das línguas admitidas no curso (italiano, inglês, francês e espanhol).

Entrevista Nota 10 - Como o Doutorado em Direito da UNISS lida com o tripé ensino-pesquisa-extensão?

Giuliana Giuseppina Carboni - A pesquisa no doutorado é desenvolvida por componentes individuais e grupos de pesquisa, como os de direito da navegação, direito da cultura, direito público. O ensino inclui um caminho duplo: atividades dedicadas a doutorandos e atividades abertas a doutorandos e alunos de cursos de licenciatura. Além disso, seminários e workshops são frequentes. Em algumas áreas específicas, foi desenvolvida uma atividade de engajamento público (este ano alguns professores e doutorandos estiveram envolvidos no plano de igualdade de gênero da Universidade).

Entrevista Nota 10 - Atualmente, quais são os principais desafios da pós-graduação na Itália e na Europa?

Giuliana Giuseppina Carboni - Os desafios para o futuro são representados pela capacidade de acompanhar os doutores egressos para além do doutoramento, de modo que ingressem profissionalmente em instituições e empresas.

Entrevista Nota 10 - Que sucessos atuais são celebrados no âmbito do Doutorado em Direito da UNISS?

Giuliana Giuseppina Carboni - As principais realizações do Doutorado no ano em curso podem ser resumidas nos seguintes pontos:

- Pesquisa especializada e convênios de pesquisa com o CASD (Centro de Estudos Avançados de Defesa);

- Programa de professor visitante, apoiado por Erasmus e outros recursos, envolvendo o prof. Pfersmann, Directeur d'Études de l'École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris e do Centre d'Études des Normes Juridiques (CENJ); Profa. Aurelia Colombi Ciacchi, Membro do Conselho do Instituto Holandês de Direito e Governança (NILG); o professor. Martin Osante, Professor de Direito Comercial, Universidade do País Basco; o professor. Marcos Vaquer, Professor Titular de Direito Administrativo da Universidad Carlos III de Madrid, e prof. Cunha Filho, Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Universidade de Fortaleza, Brasil;

- Cadernos do Doutorado, com contributos de doutorandos, investigadores, doutores e docentes do ano letivo 2021/2022.

Entrevista Nota 10 - Que mensagem gostaria de deixar para os colegas e estudantes brasileiros

Giuliana Giuseppina Carboni - A mensagem que podemos transmitir é de um curso que está certamente aberto à internacionalização e que pretende consolidar a sua posição como centro de pós-graduação, para enfrentar os desafios de hoje e ajudar a aumentar a capacidade de conhecimento da nossa ilha, a Sardenha.