Evento celebra os cinco anos da Cordelteca Maria das Neves Baptista Pimentel
Inaugurada em 2019, a cordelteca da Unifor oferece acesso à rica tradição da literatura de cordel com uma vasta coleção de obras
No dia 27 de agosto, a Cordelteca Maria das Neves Baptista Pimentel da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, celebra cinco anos de história. Ao longo desse tempo, o espaço tem contribuído para a promoção da cultura cordelista, valorizando essa rica expressão brasileira e nordestina.
O evento, que ocorrerá no espaço que abriga a cordelteca, vai contar com a entrega do Troféu Homenagem Cordel Brasileiro para a cordelista e professora do curso de Medicina da Unifor, Paola Tôrres, além de apresentação cultural da docente. O momento está marcado para às 9h30.
A cada ano, a Cordelteca homenageia um cordelista de destaque com um troféu especialmente criado para a ocasião, reforçando assim a importância da literatura de cordel. Em 2020, o homenageado foi Gonçalo Ferreira da Silva, presidente e fundador da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC). No ano seguinte, a honraria foi concedida a Josenir Amorim Alves de Lacerda, conhecida como a "Dama dos Versos do Cariri". Em 2022, Dalinha Catunda, membro da ABLC, foi agraciada por sua significativa contribuição ao gênero. Na quarta edição, Bastinha Job recebeu a homenagem por seu trabalho como cordelista e professora, incluindo a Literatura Popular no curso de Letras da Universidade Regional do Cariri (URCA).
Para mais, a partir das 14h30, as professoras do curso de Direito Mariana López e Julia Mattei, irão comandar o bate-papo “O Direito em Cordel como instrumento da educação do curso de Direito”. A celebração é voltada para todos aqueles que tenham interesse na cultura brasileira e nas novas abordagens educativas.
A cordelteca da Unifor se destaca por ser uma valiosa fonte para pesquisas acadêmicas, um ambiente para realização de aulas por professores e por promover eventos e oficinais que aproximam a comunidade da universidade e o público em geral da cultura popular nordestina.
"A Cordelteca, presente para a Biblioteca Central da Unifor, oferece um acervo especializado em literatura de cordel, enriquecendo a pesquisa e o aprendizado, e promovendo a valorização da nossa cultura. A coleção de cordéis adiciona um diferencial curricular, incentivando criatividade e inovação com sua linguagem poética. Um exemplo notável é a professora Mariana Lopez, do curso de Direito, que realizou uma oficina com o cordelista Paiva Neto, resultando na criação de 50 cordéis pelos alunos da disciplina de Antropologia Jurídica", destaca Leonilha Lessa, gerente da Biblioteca Central da Unifor.
Sobre Paola Tôrres
(Foto: Arquivo pessoal)
Paola Tôrres é médica oncologista, hematologista, artista, cordelista e docente do curso de Medicina da Unifor, onde sua trajetória se entrelaça com a história da instituição. Seu pioneirismo é notável na implementação do curso e na criação da Cordelteca Maria das Neves Baptista Pimentel.
Muito influenciada por Ariano Suassuna, Paola incorpora a arte em seu trabalho acadêmico e médico, utilizando cordéis como ferramentas pedagógicas e de humanização do ensino. Sua paixão pela literatura de cordel e pela medicina integrativa a levou a fundar o Instituto Roda da Vida, que oferece apoio a pacientes oncológicos. Também é autora do livro "Andei por Aí: narrativas de uma médica em busca da Medicina", que explora suas experiências e aprendizados em forma de cordel.
Além de seu impacto acadêmico, Paola é reconhecida por sua participação em eventos culturais como o Mundo Unifor, no qual apresentou espetáculos que combinam medicina e literatura. Sua amizade e colaboração com Drauzio Varella, em projetos como a websérie "Sertão de dentro", destacam ainda mais seu compromisso com a disseminação do conhecimento de forma acessível e empática.
Bate-papo
Parte da programação de celebração dos cinco anos da cordelteca da Unifor, o bate-papo, conduzido pelas professoras Mariana López e Julia Mattei, será um momento de reflexão sobre a educação jurídica, explorando os cordéis como instrumento pedagógico. Voltado especialmente para estudantes e profissionais da área do Direito, a conversa busca promover a utilização criativa da literatura de cordel no ensino e na disseminação do conhecimento jurídico.
O evento tem como objetivo ainda inspirar os participantes e explorar novas formas de ensino e aprendizagem, valorizando uma das mais autênticas expressões da cultura brasileira como ferramenta educativa no contexto do Direito.
Serviço
Cinco anos da Cordelteca Unifor e entrega do Troféu Homenagem Cordel Brasileiro
Data: 27 de agosto de 2024
Horário: - 9h30: Entrega do Troféu Homenagem Cordel Brasileiro
- 14h30: Bate-papo “O Direito em Cordel como instrumento da educação do curso de Direito”
Local: Cordelteca Maria das Neves Baptista Pimentel - Biblioteca Central da Unifor (Av. Washington Soares, 1321 - Edson Queiroz)