Figurino em cena: Unifor recebe Flávia Rossette para bate-papo sobre arte e moda

Figurino em cena: Unifor recebe Flávia Rossette para bate-papo sobre arte e moda

Figurinista da exposição Armorial 50 falará sobre sua trajetória e a importância do figurino na narrativa audiovisual para alunos dos cursos de Moda da universidade


Flávia Rossette recriou figurinos icônicos do filme “A Compadecida” para a exposição Armorial 50, que celebra cinco décadas do Movimento Armorial (Foto: Divulgação)
Flávia Rossette recriou figurinos icônicos do filme “A Compadecida” para a exposição Armorial 50, que celebra cinco décadas do Movimento Armorial (Foto: Divulgação)

No dia 18 de fevereiro, a Universidade de Fortaleza - instituição da Fundação Edson Queiroz - recebe a figurinista Flávia Rossette para um bate-papo especial sobre o tema "Figurino em Foco: A Arte de Vestir Personagens e Contar Histórias". A palestra acontece no Núcleo Diálogos, do Espaço Cultural Unifor, das 9h30 às 11h, e é fruto de parceria entre a Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária, por meio da Divisão de Arte e Cultura, e os cursos de Moda da Unifor.

Além de compartilhar sua trajetória e processos criativos, Flávia vem à Unifor para acompanhar a montagem da exposição Armorial 50, que será inaugurada no próximo dia 20 de fevereiro no Espaço Cultural Unifor. A mostra celebra os 50 anos do Movimento Armorial e traz um núcleo especial dedicado aos figurinos criados pelo artista plástico pernambucano Francisco Brennand para o filme A Compadecida (1969), baseado na obra de Ariano Suassuna. Com olhar técnico e artístico, Flávia Rossette recriou figurinos icônicos da trama, incluindo as vestimentas dos personagens Palhaço, Diabo, João Grilo e Emanuel – o Cristo Negro. Já a indumentária da Compadecida será exibida em sua versão original do filme.

Para os alunos de Moda, a presença de Flávia representa uma oportunidade única de mergulhar nos bastidores da construção de figurinos e explorar as diversas possibilidades de atuação na área. Mais do que vestir personagens, o figurino é uma ferramenta essencial para contar histórias, resgatar tradições e dar vida ao universo criativo de uma produção.

Sobre Flávia Rossette

Flávia Rossette formou-se em Design de Moda pela Universidade Belas Artes de São Paulo e trabalha no universo da Moda há 20 anos. Há mais de uma década, iniciou sua jornada como figurinista no teatro, paralelamente com a publicidade, e a partir de então atuou em programas de TV, séries, videoclipes, documentários, curta e longa metragens e mais recentemente na teledramaturgia na TV brasileira.

A profissional trabalhou com diversos artistas e grandes diretores como Jake Scott, Miguel Falabella, Luis Fernando Carvalho, além de ter aprendido, no meio do caminho do ofício do vestir, com grandes figurinistas como Thanara Schonardie, que se destacou na Rede Globo com minisséries de sucesso e também em novelas como “Meu Pedacinho de Chão” e “ Velho Chico”.

Além de figurinista, também atua como stylist vestindo diversos artistas da música, contando em seu currículo com centenas de vídeos clipes, capas de discos, publicações, festivais como Rock in Rio, e festivais internacionais. 
Em 2024, teve um de seus trabalhos indicado ao Emmy Awards, com o documentário “Transo”, no qual atuou como figurinista. E, desde 2021, faz parte da equipe da exposição “Armorial 50 anos”, como responsável por recriar alguns figurinos do filme “Auto da Compadecida”.

Serviço

Bate-papo com Flávia Rossette
Data: 18 de fevereiro de 2025
Horário: 9h30
Local: Núcleo Diálogos - Espaço Cultural Unifor (1º andar)