Fundação Edson Queiroz e TJCE firmam parceria para a realização de sessões do júri na Unifor

qui, 5 outubro 2023 11:46

Por meio da parceria, serão realizadas no Escritório de Prática Jurídica (EPJ) da Unifor sessões de julgamento do júri de casos com réus que estejam respondendo aos processos em liberdade

Convênio foi formalizado nesta quarta-feira (4) entre o reitor da Unifor e o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (Foto: Ares Soares)

A Fundação Edson Queiroz, mantenedora da Universidade de Fortaleza, e o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) formalizaram parceria para realização das sessões de julgamento do júri. Passam a ser realizadas na Unifor as sessões que já estavam agendadas de réus que estão respondendo aos processos em liberdade. O convênio foi assinado pelo Reitor da Unifor, professor Randal Martins Pompeu, e pelo presidente do TJCE, desembargador Abelardo Benevides Moraes na tarde desta quarta-feira, 4 de outubro.

Na ocasião, o presidente do TJCE fez questão de agradecer o apoio da Unifor para que as Varas do Júri de Fortaleza prossigam com as sessões de júris, de modo que não haja interrupção dos trabalhos. “Este é um momento de celebração, é um fortalecimento mútuo e que, com certeza, trará frutos para ambas as instituições”, afirmou.

Randal Pompeu enfatizou a importância da parceria para a Unifor e reforçou que a Universidade está sempre de portas abertas para o Tribunal de Justiça. “Somos parceiros em diversas iniciativas e esperamos ampliar ainda mais essa relação que traz grandes contribuições para nossos alunos, professores e para a população cearense como um todo”, ressaltou.

A iniciativa tem como motivação a reforma nos salões onde ocorrem as sessões do júri no Fórum Clóvis Beviláqua (FCB). A parceria prevê a concessão de espaços no Escritório de Prática Jurídica (EPJ), localizado no bloco Z da Unifor, para julgamentos durante o período de melhorias estruturais nos salões onde ocorrem as sessões do júri no FCB. Estão sendo disponibilizando para o TJCE cinco salas e um auditório.

Durante o encontro para formalização do convênio, a diretora do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ)Katherinne Mihaliuc, uma das responsáveis pela intermediação do convênio, destacou que, “para nós da Unifor, mais especificamente do CCJ, essa parceria é uma oportunidade ímpar de estender o aprendizado teórico dos nossos alunos, para que eles se aproximem do Judiciário e compreendam melhor a atuação dos juízes estaduais”.

Representantes da Unifor e do TJCE participaram da solenidade de assinatura da parceria entre as instituições (Foto: Ares Soares)

Compareceram também à solenidade a vice-reitora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação, professora Maria Clara Cavalcante Bugarim, vice-reitor de Administração, José Maria Gondim e as coordenadoras do curso de Direito da Unifor, professoras Juliana Mamede, Lara Vieira e Fabíola Bezerra

Pelo TJCE, estiveram presentes a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maria Edna Martins; o supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e de Execução de Medidas Socioeducativas, desembargador Eduardo Scorsafava; a diretora do Fórum Clóvis Beviláqua, juíza Solange Menezes Holanda; o juiz Auxiliar da Presidência do TJCE, Ricardo Alexandre; o juiz Marcos Aurélio Marques Nogueira, titular da 1ª Vara do Júri; a vice-diretora do Fórum, juíza Daniela Lima da Rocha; e Nilsiton Aragão (secretário-geral Judiciário).