qua, 12 fevereiro 2025 19:02
Governador do Ceará visita obras do Complexo Cultural Yolanda e Edson Queiroz
Elmano de Freitas foi recepcionado pela presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha, e pelo Reitor da Unifor, Randal Martins Pompeu

Nesta quarta-feira, dia 12 de fevereiro, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, visitou as obras do Complexo Cultural Yolanda e Edson Queiroz, que está sendo construído pela Fundação Edson Queiroz no local do antigo Centro de Convenções de Fortaleza. O chefe do Executivo estadual esteve acompanhado dos secretários das pastas de Cultura, Luisa Cela, e Infraestrutura, Hélio Winston Leitão, e foi recebido pela presidente da Fundação, Lenise Queiroz Rocha, e pelo Reitor da Universidade de Fortaleza, Randal Martins Pompeu.
Durante a visita, Lenise Queiroz Rocha apresentou aos representantes do Governo do Estado o projeto arquitetônico do Complexo Cultural, de autoria do arquiteto Luiz Deusdará, detalhando o estágio atual da obra, a previsão de inauguração da primeira etapa e as principais inovações tecnológicas empregadas na construção do equipamento. Além disso, os gestores tiveram a oportunidade de visitar o canteiro de obras e a fábrica de lajes BubbleDeck, sistema inovador adotado na construção com foco na sustentabilidade.
Após a visita, Elmano de Freitas afirmou estar diante de um empreendimento que será um marco da arquitetura, da engenharia e da cultura. “Estou muito feliz de estar aqui e poder estar participando desse momento como governador, assistindo e sendo testemunha de um momento histórico para a cultura cearense”, sublinhou.
Inovação e sustentabilidade
Um dos grandes diferenciais técnicos do empreendimento é a utilização da tecnologia BubbleDeck na estrutura da edificação. Essa inovação consiste na aplicação de pré-lajes leves compostas por esferas de plástico reciclado inseridas entre as camadas de concreto. O sistema reduz significativamente o peso das lajes, o que permite a diminuição do consumo de concreto e a otimização da estrutura sem comprometer a resistência. Entre as principais vantagens da BubbleDeck, destacam-se:
- Sustentabilidade: utiliza materiais plásticos reciclados e reduz o uso de insumos como aço, concreto, madeira, energia e combustível, gerando uma diminuição na emissão de CO2
- Maior eficiência estrutural: distribui melhor as cargas e permite maiores vãos livres
- Rapidez na construção: diminui o tempo de execução da obra
- Economia de recursos: reduz custos com concreto e estrutura de apoio
Impacto cultural e turístico
O Complexo Cultural Yolanda e Edson Queiroz se posiciona como um dos maiores e mais modernos centros de cultura e artes do Nordeste. Projetado para ser um polo dinâmico de produção e difusão cultural, o espaço contará com museu, teatro, galerias de arte, salas de uso administrativo e acadêmico e ambientes para formação artística.
O Complexo Cultural é uma homenagem a dois cearenses responsáveis pelo fomento às atividades artísticas e culturais no Estado e no Brasil (Imagem: maquete 3D)
O equipamento promete impulsionar a cena cultural cearense, fortalecendo o acesso à arte e promovendo um intercâmbio entre artistas locais, nacionais e internacionais. Além disso, sua implantação contribuirá diretamente para o turismo cultural no estado, agregando mais uma importante opção de lazer e conhecimento para todos os cearenses, além de turistas nacionais e internacionais.
“Não tenho dúvida que esse empreendimento vai dar muito orgulho ao povo cearense. Teremos aqui um equipamento que vai chamar a atenção de todos que gostam da arte, inclusive de turistas que vão vir para cá para poderem conhecer o grande acervo da Fundação Edson Queiroz. Estou muito orgulhoso e muito agradecido à Unifor, à família Queiroz por estar fazendo esse investimento. Esse Complexo Cultural será certamente um dos pilares para elevar e desenvolver ainda mais a cultura do estado do Ceará, projetando-a para o Brasil e para o mundo”, destacou o governador.
A secretária de Cultura do Ceará, Luisa Cela, também reforçou a importância do equipamento para o Estado e ressaltou o interesse da secretaria e do Governo do Estado em serem parceiros do Complexo Cultural. “É uma alegria ver um investimento desse porte para construir um espaço de cultura com tanta qualidade, com tantos usos, como teatro, cinema, salas de exposição, guarda para a reserva técnica, espaços multiuso. Isso fortalece a dinâmica e a presença de investimentos na área da cultura na cidade de Fortaleza e no estado do Ceará, porque um investimento desse porte vai mobilizar todo o nosso estado, e também o país”.