“Lives do Conhecimento”: Um passeio virtual pela arte em "Águas de Março"

“Lives do Conhecimento”: Um passeio virtual pela arte em "Águas de Março"

 Inspire-se com os ciclos da natureza. Espaço Cultural Unifor recebe nova exposição que reafirma a força da vida


Mostra é inspirada nos ciclos da natureza. A curadora Izabel Gurgel e o artista Sérgio Helle conversam sobre a exposição em live com Taís Lopes. (Foto: Ares  Soares)
Mostra é inspirada nos ciclos da natureza. A curadora Izabel Gurgel e o artista Sérgio Helle conversam sobre a exposição em live com Taís Lopes. (Foto: Ares Soares)

O artista cearense Sérgio Helle e a curadora Izabel Gurgel participam de live com mediação da jornalista Taís Lopes nesta quinta-feira, 1º de abril, às 10h. A conversa sobre a nova exposição terá transmissão pela TV Unifor (canal 14 da Multiplay e 181 da NET) e pelos perfis da Universidade de Fortaleza no Instagram e YouTube (@uniforcomunica) e no Facebook (@uniforoficial). O tema da live mediada pela jornalista Taís Lopes é "Um passeio virtual pela arte em Águas de Março".

“São as águas de março fechando o verão/ É a promessa de vida no teu coração”, são versos de Tom Jobim da música que também dá nome à nova exposição do Espaço Cultural Unifor. A música e a natureza inspiraram o artista cearense para “Águas de Março”. A exposição conta com 50 obras das séries Paradisus e Resurgentis e faz referência à celebração dos 50 anos da Fundação Edson Queiroz. Sérgio Helle apresenta pinturas, instalações em técnicas variadas e infogravuras (sobre papel, sobre tecido, sobre pedra Cariri).

A mostra “Águas de Março” propõe contemplar e refletir diante dos ciclos naturais dos quais emergem renascimentos. As obras do artista cearense mostram a vida que ressurge até nos cenários menos favoráveis. A abertura virtual da exposição acontece nesta terça-feira (30) com transmissão pela TV Unifor (canal 14 da Multiplay e 181 da NET) e pelos perfis da Universidade de Fortaleza.

Vida que brota

A série Resurgentis surgiu durante a pandemia. É uma série de infogravuras, utilizando menos cores, com foco na vida brotando de um cenário de destruição. “Sem grandes pinceladas, imagens realistas, quase fotográficas. É a vida brotando, renascendo das cinzas. Em uma época tão difícil, esse trabalho me trouxe um certo conforto e esperança. Afinal, mostrar a resistência e a força da vida nunca foi tão essencial”, reforça.

É com esse espírito que o artista plástico cearense retorna à instituição, onde participou de várias edições da Unifor Plástica, a primeira delas em 1983. “É uma honra (voltar a expor neste momento). Sempre fui incentivado pela Universidade de Fortaleza”, conta o artista. O artista plástico se formou na Unifor em Administração de Empresas em 1986. Das nove edições da Unifor Plástica que participou, foi premiado em duas, em 1991 e 2011. 

“É da fecunda, fértil, forte e frágil Terra, o fabuloso acervo de onde tudo vem (o alimento, a habitação, a vestimenta, os livros etc.) e de tantos modos ameaçado”, diz Izabel Gurgel. Sérgio Helle guarda cascas, troncos de árvores, folhas, flores e sementes. Em fotos, em imagens.”Sérgio é, a seu modo, um arquivista”, destaca a curadora Izabel Gurgel. Foi a folha seca de Torém que atraiu seu olhar e cuja arquitetura de dobras sobre si disparou a série Paradisus, que compõe a mostra “Águas de Março” com a série Resurgentis. Esses materiais podem vir da Amazônia brasileira, onde Sérgio Helle fez uma residência artística em 2018; de um passeio pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro; de uma visita ao Parque do Cocó, em Fortaleza, cidade onde vive e trabalha.

Serviço: 

Data: 1º de abril de 2021
Horário: 10h
Tema: Um passeio virtual pela arte em "Águas de Março".
Convidados: Sérgio Helle e Izabel Gurgel (curadora)
Mediação: Taís Lopes, jornalista e apresentadora
Transmissão: Redes sociais da Universidade de Fortaleza (YouTube, Instagram e Facebook) e TV Unifor (YouTube e canal 181 da NET)