Presidente do Banco do Nordeste destaca papel da instituição em palestra na Unifor

qui, 31 agosto 2023 16:50

Presidente do Banco do Nordeste destaca papel da instituição em palestra na Unifor

Paulo Câmara participou do evento comemorativo aos 50 anos do curso de Ciências Econômicas


Durante apresentação, o gestor ressaltou a atuação do BNB no desenvolvimento regional (Foto: Ares Soares)
Durante apresentação, o gestor ressaltou a atuação do BNB no desenvolvimento regional (Foto: Ares Soares)

Nesta quarta-feira (30), a Universidade de Fortaleza — instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz —, recebeu Paulo Câmara, presidente do Banco do Nordeste (BNB), para palestra em evento comemorativo aos 50 anos do curso de Ciências Econômicas. O momento, que também celebrou o Dia do Economista (13 de agosto), reuniu centenas de amantes da área no Teatro Celina Queiroz. 

Estavam presentes alunos, professores, gestores e autoridades. Lenise Queiroz Rocha, presidente da Fundação Edson Queiroz, deu início à celebração. Em seu discurso, ela reforçou o compromisso da Universidade com três pilares: ensino, pesquisa e extensão. Todos esses estiveram ativamente presentes durante os 50 anos da graduação.  

Em seguida, Randal Martins Pompeu, reitor da Unifor, foi convidado a fazer uso da palavra. Ele frisou que a história do curso de Ciências Econômicas se entrelaça com o BNB, uma instituição que tem desempenhado um papel crucial no desenvolvimento socioeconômico da Região Nordeste. 

“Assim como nosso curso, o Banco do Nordeste tem sido um motor de transformação, impulsionando a economia e promovendo a inclusão social em nosso querido Nordeste”, declarou. 

Alisson Martins, coordenador dos cursos de Ciências Econômicas e Finanças, também discursou na ocasião. Em sua fala, ele destacou o trabalho realizado pela Unifor na formação de economistas de referência no mercado de trabalho. “São 50 anos de uma linda história que foi, está e continuará sendo escrita. Nossa vontade é seguir transformando pessoas e empresas, além do cenário econômico regional e nacional”, disse. 

Por fim, foi realizada uma homenagem a três ex-coordenadores, três alunos egressos e três professores do curso. Foram agraciados:

  • Francisco Alberto Lima de Oliveira (ex-coordenador)
  • Ricardo Eleutério Rocha (ex-coordenador)
  • Henrique Jorge Medeiros Marinho (ex-coordenador)
  • José Sydrião de Alencar Júnior (professor)
  • Edilson Azim Sarriune (professor)
  • Carlos Alberto Alcantara Alves (professor)
  • Alysson Inácio de Oliveira (egresso)
  • Izabel Christina de Carvalho Colares (egresso)
  • Evandro Sá Barreto Leitão (egresso)

Desenvolvimento regional em pauta

Passado o momento de celebração, foi iniciada a palestra de Paulo Câmara. O gestor apresentou a atuação do BNB como o maior banco de desenvolvimento regional da América Latina, partindo do seu surgimento, em 1952. 

“Em um contexto de muitas dificuldades sociais, o Banco do Nordeste foi criado para buscar soluções aos problemas regionais, partindo de um planejamento voltado para a superação do subdesenvolvimento e o incentivo à industrialização”, afirmou.  

A partir disso, Câmara mostrou ao público o funcionamento da instituição financeira, que é organizada em economia mista e capital aberto, tendo cerca de 90% dele sob controle do Governo Federal. 

O presidente evidenciou o apoio financeiro que é dado aos agentes produtivos regionais e a aplicação dos programas de financioamento e crédito, como Crediamigo e Agroamigo. Ademais, deu foco às outras diversas áreas de atuação do banco, como o investimento em pesquisa científica e inovação, por meio do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (ETENE).

Câmara também destacou a importância do desenvolvimento regional pautado na sustentabilidade: “Essa é a forma adequada de promoção do desenvolvimento, alinhando o econômico ao social. Por isso, estamos participativos nas práticas ambientais, sociais e de governança”.  

Sobre Paulo Câmara  

Paulo Câmara foi eleito presidente do Banco do Nordeste (BNB) na 815ª Reunião do Conselho de Administração, realizada em 29 de março de 2023. É graduado em Ciências Econômicas, Pós-Graduado em Contabilidade e Controladoria Governamental e Mestre em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Além disso, ele é Auditor do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco desde 1995. Atuou como Secretário de Administração, Secretário de Turismo e Secretário da Fazenda do estado de Pernambuco, entre 2007 e 2014. Foi Governador do estado de Pernambuco de 2015 a 2022.

Ciências Econômicas é na Unifor 

A graduação em Ciências Econômicas foi uma das primeiras a ser implementada na Universidade de Fortaleza, e forma profissionais aptos a atuar nas linhas de finanças, economia de empresas e economia do setor público. 

O curso possui currículo atualizado e está adaptado às novas exigências e tendências do mercado de trabalho. Além disso, quem é aluno da Unifor tem à disposição parcerias firmadas com empresas do segmento financeiro e institutos de pesquisas econômicas.

Ao concluir a graduação, o profissional estará apto para atuar como executivo de empresas nacionais e multinacionais, analista financeiro e consultor econômico, além de analista de institutos governamentais e pesquisador.