Programa de Treinamento Voluntário 2024.2 capacita alunos de Medicina Veterinária

qui, 12 setembro 2024 17:09

Programa de Treinamento Voluntário 2024.2 capacita alunos de Medicina Veterinária

Iniciativa complementa educação dos estudantes com experiências práticas


Os participantes são supervisionados e orientados por médicos veterinários especialistas nas áreas contempladas nos editais, desenvolvendo suas atividades no Complexo de Medicina Veterinária (Foto: Ares Soares)
Os participantes são supervisionados e orientados por médicos veterinários especialistas nas áreas contempladas nos editais, desenvolvendo suas atividades no Complexo de Medicina Veterinária (Foto: Ares Soares)

Em julho, o curso de Medicina Veterinária da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, deu início ao Programa de Treinamento Voluntário 2024.2. A iniciativa tem como objetivo proporcionar aos estudantes da graduação um ensino acadêmico-profissional complementar. 

Ingrid Torquato, aluna do nono semestre do bacharelado e participante do treinamento voluntário, fala um pouco sobre sua experiência no curso: “os animais sempre estiveram presentes em minha vida e o ato de cuidar deles é algo que me preenche, faz sentido para mim e me dá propósito. Escolhi a Unifor por ser uma universidade com uma ótima estrutura e apoio no ensino. Aqui, conheci professores e professoras que são profissionais veterinários excelentes no que fazem e pude aprender demais com cada um.”


Ingrid Torquato foi uma das selecionadas para participar do Programa de Treinamento Voluntário 2024.2 (Foto: Ares Soares)

Para a estudante, participar do treinamento a trouxe mais segurança profissional. Durante o programa, ela foi acompanhada por Ricardo Monteiro, docente da graduação, que a assistia durante os atendimentos clínicos e depois conduzia a consulta de forma clara e explicativa. "Também tive ajuda da professora Belise Bezerra, com quem pude acompanhar um pouco da rotina do laboratório, e compreendi como a patologia e a clínica médica se comunicam na hora de desenvolver o raciocínio clínico e chegar a um diagnóstico preciso", pontua. 

Além de Ingrid, José Varela, aluno do sexto semestre do curso de Medicina Veterinária da Universidade, também participou do treinamento. Ele explica que o motivo definitivo para sua escolha de curso foi a possibilidade de estudar e atuar com os animais na prática, diferencial marcante da graduação na Unifor. 

“Além do Complexo da Medicina Veterinária, a Universidade de Fortaleza tem um espaço aberto e muito bem preservado, com uma estrutura maravilhosa e singular. Quando realizei o tour pelo campus, recebi todo o suporte para visitar a Biblioteca Central, o Centro de Convivência e o campus de treinamento veterinário. Ver os animais, a sala de cirurgia, as peças anatômicas e os materiais conservados na sala de necrópsia me fez perceber que a instituição me proporcionaria uma grande formação.”

Durante o programa, José Varela esteve alocado na área da patologia clínica, onde passou quatro dias inteiros realizando inúmeros testes e exames laboratoriais, incluindo a confecção de lâminas de esfregaço sanguíneo e hematoscopia, avaliação física e realização de citologias. Nas atividades práticas, ele e mais dois alunos foram acompanhados por uma professora e puderam discutir sobre os meios de coleta e as influências pré-analíticas que cada amostra biológica poderia sofrer, o que poderia comprometer o laudo do exame.

Ao longo do treinamento, também discutiram diversas doenças em que o uso desses exames complementares seria essencial para o diagnóstico e tiveram a oportunidade de praticá-los repetidamente. Foi um momento de grande aprendizado para José, que se sentiu muito satisfeito por poder recapitular conteúdos vistos em sala de aula e aprofundar-se, de forma prática, em outros que não haviam sido tão explorados.

Sobre o treinamento 

O Programa de Treinamento Voluntário visa oferecer aos estudantes do curso de Medicina Veterinária uma experiência adicional que enriqueça sua formação acadêmica e profissional. Os selecionados são supervisionados e orientados por médicos veterinários especialistas nas áreas contempladas nos editais, desenvolvendo suas atividades no Complexo de Medicina Veterinária. A iniciativa tem carga horária mínima de 12 horas semanais e máxima de 40 horas, não caracterizando vínculo empregatício conforme a legislação trabalhista vigente.

Serviço

Complexo da Medicina Veterinária da Unifor
Endereço: Rua Cidade Ecológica, 635, bairro Edson Queiroz
Contato: (85) 3477-3206 | 3477-3896