Três cursos de comunicação e gestão são 1º lugar no RUF 2023

sex, 17 novembro 2023 15:57

Três cursos de comunicação e gestão são 1º lugar no RUF 2023

Ciências Contábeis, Jornalismo e Publicidade e Propaganda ocupam posição de destaque entre instituições particulares do Ceará

O RUF é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil e conta com dois produtos principais: o Ranking de Universidades e o Ranking de Cursos de Graduação (Foto: Roberio Castro)

Os cursos de Ciências Contábeis, Publicidade e Propaganda e Jornalismo da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, foram avaliados em primeiro lugar entre as instituições privadas do Ceará, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF) 2023. O último também conquistou a primeira colocação entre as particulares do Norte e Nordeste.

Além das três graduações, 14 outros cursos da Unifor alcançaram posição de destaque no ranking. São eles: Ciência da Computação, Direito, Enfermagem, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Medicina Veterinária, Arquitetura e Urbanismo, Educação Física, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Farmácia e Medicina

Diferenciais dos cursos

Ciências Contábeis

Com 50 anos de atuação, o curso de Ciências Contábeis da Unifor acompanha as transformações econômico-sociais e é estruturado para o atendimento do perfil moderno do gestor contábil das organizações, essencialmente estratégico, proativo e que se antecipa aos possíveis riscos do negócio, sempre conectado às novas ferramentas tecnológicas.

A graduação alia as demandas de mercado a uma formação técnica e humana, a partir da oferta de uma matriz dinâmica de conteúdos. Os alunos podem participar de projetos de extensão, realizados a partir de parcerias firmadas com órgãos públicos e privados, além de vivenciar a prática profissional ainda na graduação, por meio do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Unifor, espaço onde são realizados atendimento gratuito à população.

Jornalismo

O bacharelado em Jornalismo da Unifor possui currículo inovador e atualizado com o que há de mais moderno exigido no mercado nacional e internacional. A Universidade também oferece as mais completas estruturas de aprendizagem para formar o jornalista do século XXI, independentemente da área que ele deseja atuar.

Da TV Unifor ao Núcleo de Estudo e Pesquisa em Comunicação Empresarial (Nepce) e ao laboratório digital Newslink, o aluno poderá passar pelo tradicional jornalismo televisivo, pelas nuances da crescente comunicação corporativa e pelas múltiplas formas de contar histórias com a diversidade viabilizada pelas plataformas digitais.

Assim, o curso de Jornalismo da Unifor forma poliglotas digitais com capacidade de gestão para responder aos fenômenos da comunicação integrada e com todas as competências necessárias para atuar da redação profissional à assessoria de comunicação.

Publicidade e Propaganda

Criado em 1977, o curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza foi pioneiro no Ceará. A graduação se propõe a formar com excelência profissionais de diversas áreas de comunicação no estado, no Brasil e no mundo. Com quatro anos de duração, a matriz curricular garante que os estudantes estejam preparados para atuar em qualquer cenário do mercado de produção.

Os graduandos têm acesso a tecnologias de ponta e desenvolvem conhecimentos sobre estratégias de comunicação para resolver problemas mercadológicos, garantindo uma visão analítica de ações empreendedoras e atuais. Um dos atrativos da graduação é a agência experimental 365Lab, espaço que possibilita aos futuros publicitários uma aproximação da realidade vivenciada no mercado de trabalho.

+Conheça a 365Lab, agência experimental do curso de Publicidade e Propaganda da Unifor

Entenda o RUF

O RUF é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pelo jornal Folha de S. Paulo desde 2012 e conta com dois produtos principais: o Ranking de Universidades e o Ranking de Cursos de Graduação. No primeiro, foram avaliadas as 203 universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: ensino, pesquisa, mercado, inovação e internacionalização.

Já no segundo, os indicadores levados em consideração abrangem avaliação do mercado, qualidade de ensino, doutorado/mestrado, nota dos concluintes, professores com dedicação integral e parcial e avaliação dos docentes

Estude na Melhor em 2024.1!

A Unifor ainda está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2024.1. O interessado pode escolher entre quatro modalidades de ingresso: nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM); notas de vestibulares anteriores da Unifor; transferência e segunda graduação