União de Provedores do Ceará homenageia Lenise Queiroz por seu papel na área da comunicação

seg, 4 setembro 2023 17:15

União de Provedores do Ceará homenageia Lenise Queiroz por seu papel na área da comunicação

Prêmio Link de Ouro foi entregue em evento realizado nesta segunda-feira (4), no Teatro Celina Queiroz


No Ceará, o segmento de provedores de internet conta atualmente com mais de 1.200 empresários (Foto: Ares Soares)
No Ceará, o segmento de provedores de internet conta atualmente com mais de 1.200 empresários (Foto: Ares Soares)

Nesta segunda-feira (4), a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, sediou o Conecta Nordeste, encontro voltado para profissionais do ramo de provedores de internet no Ceará. O evento, realizado no Teatro Celina Queiroz, debateu novas perspectivas para o segmento no estado e homenageou personalidades relevantes na causa das comunicações, entre elas Lenise Queiroz Rocha, Presidente da Fundação. 

O momento foi uma iniciativa da União dos Provedores do Ceará (UNIPROCE), em parceria com a empresa de consultoria Safe Business. Estiveram presentes profissionais da área, representantes do Banco do Nordeste (BNB) e da Unifor, assim como vice-reitores, professores e interessados no assunto. 

A mesa do evento foi composta por Davi Leite, presidente da UNIPROCE; José Aldemir Freire, diretor de planejamento do BNB; Randal Martins Pompeu, reitor da Unifor, representando a presidente Lenise Queiroz; Luiz Henrique Barbosa, presidente da TelComp; Vicente Aquino, membro do Conselho Diretor da Anatel; Danilo Forte, deputado federal; e Rômulo Barbosa, diretor do Departamento de Infraestrutura e Inclusão Digital, como representante do Ministro das Comunicações, Juscelino Filho. 

Na ocasião, os representantes das entidades falaram sobre a importância do setor de provedores de internet para a sociedade, bem como as possibilidades do campo para a economia cearense. Além disso, a programação contou com o lançamento do programa “Conecta Nordeste”, que visa fornecer internet mais acessível ao público vulnerável do estado do Ceará.

“Por muito tempo, quando falávamos de infraestrutura no Nordeste, pensávamos em recursos hídricos, saneamento básico, estradas. Mas, atualmente, é importante considerar que ter acesso à rede ou de internet ou telefonia móvel adequada é uma questão de cidadania. O acesso à internet é hoje um dos indicadores básicos de desenvolvimento econômico e social”, afirma José Aldemir Freire. 

Rômulo Barbosa, diretor do Departamento de Infraestrutura e Inclusão Digital, complementa a fala de Freire ao afirmar que "o Ministério das Comunicações, sob a gestão do Ministro Juscelino Filho, está muito atento e sabe das carências e anseios desse segmento muito importante para a "pavimentação dessa infovia”, dessa grande via de telecomunicações”. 

Em nome da Unifor, o professor Randal Martins Pompeu declarou que sediar o evento é uma honra para a instituição. "Eu quero disponibilizar a estrutura da Universidade para esse grande movimento e criar, junto aos provedores de internet, por meio desse capital humano e de treinamentos, capital social no estado do Ceará", acrescenta o reitor.

Para finalizar o evento, aconteceu a entrega do Prêmio Link de Ouro, que agraciou personalidades relevantes na causa das comunicações. Os homenageados foram a Presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha, o ministro Juscelino Filho, o deputado Danilo Forte e Vicente Aquino.