Unifor apoia iniciativa do Shopping Iguatemi Bosque voltada para a pessoa idosa

qua, 11 setembro 2024 11:58

Unifor apoia iniciativa do Shopping Iguatemi Bosque voltada para a pessoa idosa

A programação da “Ação 60+” contempla palestras, serviços gratuitos de saúde, orientações jurídicas e apresentações culturais

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de idosos no Brasil mais do que duplicou entre os anos de 2000 e 2023 (Foto: Getty Images)

A Universidade de Fortaleza - instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz - é uma das apoiadoras da "Ação 60+", evento promovido pelo Shopping Iguatemi Bosque nos dias 13 e 14 de setembro de 2024, com uma programação especial voltada para a pessoa idosa. A iniciativa contará com serviços gratuitos de saúde, orientações jurídicas e uma série de atividades culturais e palestras, com o objetivo de promover o bem-estar e a cidadania entre os participantes. O evento ocorrerá na Praça do Artesão, em frente à loja Riachuelo, e será gratuito e aberto ao público.

Entre os serviços oferecidos, estão aferição de pressão arterial, testes de glicemia, além de orientações jurídicas conduzidas pelas Comissões de Defesa e Proteção da Pessoa Idosa do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) e da OAB-CE. A Unifor marcará presença com um estande divulgando os benefícios oferecidos pela universidade para pessoas com 50 anos ou mais. Além disso, a Camerata Unifor será responsável por abrir a programação cultural no sábado, 14 de setembro.

Adriana Helena, Vice-Reitora de Extensão e Comunidade Universitária da Unifor, participará da cerimônia de encerramento, juntamente com os representantes dos outros parceiros do evento, como o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, a Casa do Cidadão e a OAB-CE.

O evento terá início na sexta-feira, dia 13, com a apresentação do Coral do TRE-CE e uma palestra da defensora pública e professora da Unifor, Amélia Rocha, sobre o Direito à Informação ao Consumidor Idoso. Em seguida, os serviços gratuitos de saúde e orientação jurídica serão disponibilizados ao público. Os participantes também poderão visitar a exposição "Expedição da Memória", promovida pelo TRE-CE.

No sábado, 14 de setembro, após a apresentação da Camerata Unifor, serão realizadas palestras sobre saúde da pessoa idosa, nutrição, saúde mental, cidadania, e desinformação nas eleições. Além das palestras, o público idoso poderá participar de atividades de yoga e fisioterapia, ampliando as opções de bem-estar oferecidas.

Unifor 50+

Atenta ao atual cenário o qual aponta que o número de idosos que buscam uma graduação ou uma pós-graduação cresceu 55% na última década no Brasil, a Universidade de Fortaleza lançou um pacote de benefícios voltado exclusivamente para pessoas com idade igual ou superior a 50 anos. A política estipula descontos que variam de 30% para os cursos de pós-graduação, nas modalidades lato sensu e educação continuada, a 40% para os cursos de graduação, nas modalidades presencial e educação a distância (EaD). Alunos que ingressaram no segundo semestre deste ano na Universidade já puderam usufruir dos descontos.

"Ação 60+" do Shopping Iguatemi Bosque
Data: 13 e 14 de setembro de 2024
Local: Praça do Artesão (em frente à Riachuelo)

Programação “Ação 60+”