Unifor homenageia Seu Gabriel pelos 90 anos de vida e sua trajetória dedicada à cultura e à educação

Evento celebra a contribuição do livreiro Gabriel José da Costa à universidade e à cultura local, com quase 50 anos de história junto à Unifor

Por ter dedicado sua vida aos livros, Seu Gabriel é reconhecido como um verdadeiro guardião do conhecimento (Foto: Divulgação)

A Universidade de Fortaleza - instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz - homenageia, no próximo dia 7 de novembro, o livreiro Gabriel José da Costa, carinhosamente conhecido como Seu Gabriel, pelos seus 90 anos de vida e por sua contribuição inestimável à universidade e à cultura local. A celebração acontecerá às 9h30, no Espaço Cultural Unifor – Núcleo Diálogos, e será uma oportunidade para reconhecer o profundo impacto que Seu Gabriel teve na vida acadêmica e cultural da instituição ao longo de quase 50 anos de história compartilhada com a Unifor.

A homenagem a Seu Gabriel será marcada por momentos emocionantes, incluindo a entrega de placa em reconhecimento à sua contribuição, a apresentação de um cordel escrito por Tião Simpatia, depoimentos de figuras importantes da universidade e a exibição de vídeo produzido pela TV Unifor, que destaca a trajetória do livreiro. A abertura do evento contemplará depoimentos do Reitor da Unifor, Randal Martins Pompeu, e da professora Katherinne Mihaliuc, diretora do Centro de Ciências Jurídicas da Unifor.

A iniciativa não é apenas uma celebração da longa vida de Seu Gabriel, mas também um reconhecimento da sua importância para a divulgação do conhecimento e o acesso à educação, legados fundamentais que ele deixa para gerações de estudantes e acadêmicos.

Vida dedicada aos livros e à cultura

Nascido em Pernambuco, Seu Gabriel começou sua trajetória organizando pequenas bibliotecas e creches em comunidades rurais e periféricas de Recife. Na década de 1970, ele chegou a Fortaleza e se estabeleceu como figura central na cena cultural e acadêmica da Unifor, com sua livraria inicialmente chamada de Livraria Progresso, que depois passou a ser conhecida como Livraria Gabriel, em sua homenagem. Localizada próxima ao Centro de Convivência da universidade, a livraria se tornou ponto de encontro para estudantes, especialmente os de Direito, que frequentavam o local não apenas para comprar livros, mas também para buscar conselhos e amizade.

Seu Gabriel sempre teve forte vínculo com os alunos, muitas vezes permanecendo na livraria até altas horas da noite para atendê-los. Além de sua dedicação aos livros, ele é conhecido por seu carinho com os animais, especialmente os gatos que habitam o campus da Unifor. Seu cuidado com os felinos, que ele considera parte de sua família, é tão marcante quanto seu amor pelos livros.

Símbolo de resistência cultural

A trajetória de Seu Gabriel vai além da comercialização de livros. Ele é visto como guardião do conhecimento, figura que soube aliar o amor pelos livros à promoção da cultura e ao apoio a escritores e artistas locais. Sua livraria também funcionou como editora, promovendo a publicação de jornais e obras literárias, e investindo recursos próprios para ajudar a cena cultural cearense.

Mesmo aos 90 anos, Seu Gabriel continua ativo e engajado, enviando livros para bibliotecas públicas e mantendo viva a chama do amor pela leitura. Sua história de dedicação à cultura, à educação e à comunidade acadêmica faz dele um verdadeiro mecenas e um amigo querido por todos que cruzam seu caminho na Unifor.

A vida de Gabriel José da Costa é exemplo do poder transformador dos livros e do impacto positivo que uma pessoa pode ter na vida de tantos outros. Seu legado vai muito além das prateleiras da livraria, inspirando a comunidade acadêmica e o público em geral a valorizar a importância do conhecimento e da educação.

Homenagem aos 90 anos do Seu Gabriel
Data: 7 de novembro de 2024