qui, 4 dezembro 2025 15:26
Unifor promove campanha de arrecadação para crianças indígenas do território Pitaguary
As doações poderão ser feitas entre os dias 8 e 12 de dezembro

A Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, realizará, do dia 8 a 12 de dezembro, a ação “Natal Solidário – Quem Doa, Planta Alegria". A iniciativa tem o objetivo de arrecadar brinquedos e livros infantis destinados às crianças indígenas do território Pitaguary, na Região Metropolitana de Fortaleza. As doações deverão ser entregues na sala dos professores do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG).
A campanha surgiu na disciplina de Responsabilidade Social e Ambiental do CCG, ministrada pela professora Dafne Morais, e é desenvolvida em parceria com o Instituto Asas e Raízes Pitaguary, organização formada por povos originários que atuam na defesa de direitos, na valorização da cultura e na promoção do bem viver no território.
A entrega do material arrecadado será realizada no dia 20, data que marca a confraternização de fim de ano do Instituto. Os materiais doados devem ser novos ou estar em bom estado de conservação.
Embora todas as doações sejam bem vindas, recomenda-se literaturas infantis que valorizem diversidade étnica e cultural, histórias com protagonistas indígenas, obras com temas como natureza, coletividade, oralidade, amizade e ancestralidade.
Para mais, evitar brinquedos que reproduzam estereótipos culturais ou promovam violência e consumo excessivo e priorizar brinquedos que estimulem a criatividade, cooperação e atividade física. Os interessados em doar podem acessar o perfil @asaseraizespitaguary, no Instagram.
Dafne conta que a ideia surgiu a partir de Paulo Sérgio, aluno da disciplina que é uma liderança indígena e membro do Instituto. “Fui dar aula com os livros que ganhei e comentei com a turma a felicidade que era ganhar livros, especialmente sendo para meu filho. A partir desse acontecimento, Paulo comentou como seria bom ter livros para presentear as crianças de sua comunidade. E, assim, logo pensamos sobre como a Unifor é um ambiente propício para esse tipo de iniciativa tão rica e construtiva”, ressalta a docente.
A professora ainda comenta que campanhas solidárias voltadas para comunidades indígenas têm um papel essencial na promoção da equidade social, visibilidade cultural e reconhecimento de direitos historicamente negligenciados, contribuindo para uma sociedade mais justa e plural.
“Ao incluir povos indígenas, como a comunidade Pitaguary, a ação pode romper com invisibilizações históricas, fortalecer o sentimento de pertencimento e inclusão, e promover o respeito à diversidade cultural, incentivando os doadores a conhecer e valorizar as identidades indígenas”, completa Dafne.
Serviço
Natal Solidário – Quem Doa, Planta Alegria
Data das doações: 8 a 12 de dezembro
Onde: Sala dos professores (CCG)
Entrega do material: 20 de dezembro
Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), contribuindo para o alcance dos ODS 4 – Educação de Qualidade, ODS 10 – Redução das Desigualdades, ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes e ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação.
A Universidade de Fortaleza reforça, assim, seu compromisso com a promoção de uma educação inclusiva, equitativa e de excelência, ampliando oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Ao mesmo tempo, contribui para a redução das desigualdades sociais e culturais, oferecendo apoio a crianças indígenas do território Pitaguary, fortalece a valorização da cultura e dos direitos dos povos originários, promovendo inclusão e respeito à diversidade, e demonstra a importância de parcerias institucionais para gerar impacto social positivo nas comunidades.