Unifor sedia I Fórum de Saúde Corporativa LIVSAÚDE

sex, 17 outubro 2025 16:10

Unifor sedia I Fórum de Saúde Corporativa LIVSAÚDE

Encontro reuniu especialistas e gestores de empresas para discutir a governança em saúde e o papel da área de Recursos Humanos como agente de cuidado


O CEO Aleks Mesquita fala sobre saúde mental e o papel do RH (Foto: Ana Paula Dantas)
O CEO Aleks Mesquita fala sobre saúde mental e o papel do RH (Foto: Ana Paula Dantas)

A Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, apoiou a realização do I Fórum de Saúde Corporativa LIVSAÚDE, operadora de planos de saúde empresariais e familiares e parte integrante do Grupo ICC (Instituto do Câncer do Ceará). O encontro aconteceu no último dia 15 de outubro, no auditório do Bloco H, com o tema "Governança em Saúde: O RH como agente estratégico do cuidado".

Voltado especialmente para lideranças empresariais, gestores de Recursos Humanos e especialistas, o fórum discutiu como o cuidado integrado pode elevar a eficiência assistencial e melhorar a qualidade de vida dos colaboradores.

Saúde Mental

A programação apresentou práticas inspiradoras e cases reais que mostram como a saúde pode (e deve) ser uma aliada da estratégia organizacional. No primeiro painel da manhã, o CEO da Amar.elo Saúde Mental, empresa da Rede ICC Saúde, Aleks Mesquita, conversou sobre “Saúde mental e o papel do RH - como acolher e atuar frente ao sofrimento psíquico nas organizações”, mostrando que a saúde mental se tornou um tema urgente nas empresas, mas ainda falta quem o trate com método. 

“O RH é um agente estratégico do cuidado, não apenas executor de políticas. O acolhimento e a governança emocional precisam andar juntos para gerar resultados sustentáveis. A grande virada está em tratar a saúde mental como parte da gestão estratégica de riscos, integrando indicadores, prevenção e liderança humanizada. Quando o RH tem método, a área reduz afastamentos e custos silenciosos; cria confiança entre líderes e equipe e fortalece o propósito organizacional com práticas reais de cuidado”, avaliou Aleks Mesquita.


Caio Juaçaba, CEO da Rede ICC; Regina Morais, coordenadora de Gente e Gestão da Unifor; Gláucia Pardini, gerente de Recursos Humanos da Unifor; Lia Maria Brasil, diretora do Centro de Ciências da Saúde - CCS Unifor e Pedro Meneleu, CSO Rede ICC. (Foto: Economic News Brasil)

O segundo painel da programação foi apresentado pelo CSO da Rede ICC Saúde, Pedro Meneleu, com o tema “Governança em Saúde Corporativa - Gestão baseada em dados e prevenção para resultados sustentáveis”, mostrando experiências que comprovam a eficácia do modelo integrado de atenção, conectando hospitais, planos de saúde, farmácias, ensino e pesquisa.  De acordo com o CEO, “a governança em saúde corporativa vai além da gestão de custos, exigindo um olhar humano e preventivo sobre os determinantes de saúde”, opinou.

“Case Cerbras - boas práticas e resultados com foco na saúde integral do colaborador” encerrou a programação do Fórum de Saúde Corporativa LIVSAÚDE, apresentado pela gerente de Recursos Humanos da empresa, Germana Medeiros, e pelo gerente de Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), Nixon Soares. exemplificando como a atenção integral impacta o engajamento e reduz os afastamentos. Indústria cearense na área de revestimentos cerâmicos desde a década de 90, a Cerbras possui mais de 1.200 colaboradores e é vencedora do prêmio Great Place to Work (GPTW - Melhores Empresas para Trabalhar).