Curricularização da Internacionalização na Unifor

A Unifor já nasceu sobre o tripé ensino, pesquisa e extensão.

Desde sua criação, a Universidade de Fortaleza preza pela excelência em sua missão de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico, científico e cultural, por meio da formação de profissionais, da pesquisa e da extensão universitária.

Esse compromisso com a excelência se reflete em seu processo de internacionalização, que envolve estratégias e ações que integram a dimensão internacional e intercultural em todas as suas funções acadêmicas.

Ao longo de mais de meio século, a Unifor tem desenvolvido parcerias estratégicas com universidades e instituições ao redor do mundo. Oferece programas de intercâmbio e cursos ministrados em línguas estrangeiras, promove a mobilidade de estudantes e docentes, e participa ativamente em projetos de pesquisa conjunta e redes internacionais. Essas iniciativas fortalecem a missão da universidade, ampliam seu alcance e impacto global, e prepara seus alunos para um mercado de trabalho cada vez mais interconectado e competitivo.

Em 20 de dezembro de 1996, a Presidência da República, por meio de sua Subchefia para Assuntos Jurídicos, sancionou a Lei nº 9.394 que estabeleceu as diretrizes e bases da educação nacional (LDB). A partir dessa Lei, que enfatiza a importância da internacionalização na educação superior, a Unifor alinhou suas estratégias aos objetivos de melhorar a qualidade de ensino, pesquisa e extensão. O Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG), de 2010, e o Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024), aprovado por intermédio da Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, reforçaram a importância da mobilidade estudantil e docente, bem como da internacionalização da pesquisa. Nesse contexto, a internacionalização se apresenta como um indicador significativo no que concerne tanto ao credenciamento como ao recredenciamento das Instituições de Ensino Superior.

Para fortalecer seu processo de internacionalização, a Unifor seguiu as diretrizes do Ministério da Educação estabelecidas pela Portaria nº 127 de 2022, que criou o Programa de Apoio ao Processo de Internacionalização de Instituições de Ensino e de Pesquisa Brasileiras (PAPRI), e incluiu a internacionalização como uma das 5 metas estratégicas e prioritárias em seu planejamento institucional. Estes movimentos também resultaram na criação do Núcleo de Estratégias Internacionais (NEI), em 2023, com o objetivo de agregar todas as atividades relacionadas à internacionalização com vistas, principalmente, à sua contínua elevação classificatória nos rankings nacionais e internacionais.

De acordo com o Artigo 11 da Resolução nº 49/2023 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), de 15 de dezembro de 2023, que dispõe sobre as estruturas e competências das políticas de internacionalização da Unifor, o NEI, órgão vinculado diretamente à Reitoria, possui como objetivos fundamentais maximizar a inserção da Unifor no cenário internacional, fortalecer a interação com instituições estrangeiras e coordenar todos os programas voltados à internacionalização. Essas iniciativas visam assegurar o cosmopolitismo das atividades acadêmicas, incentivar docentes e discentes no desenvolvimento de pesquisas, parcerias, eventos e publicações internacionais, tanto na modalidade presencial como online.

Esses marcos evidenciam a importância da internacionalização como um elemento crucial para o desenvolvimento e a qualidade da educação superior no Brasil, destacando a necessidade de políticas e ações contínuas para promover a integração com a comunidade acadêmica global. Neste contexto, destacam-se as seguintes atividades:

A Universidade de Fortaleza mantém parceria de cooperação acadêmico-científica internacional com aproximadamente 150 instituições de ensino superior em 30 países, seja por meio de convênios bilaterais ou em redes internacionais. Essas parcerias possibilitam programas de intercâmbio acadêmico, projetos de pesquisa conjuntos e a mobilidade de estudantes e professores. Essas colaborações ajudam a aumentar a visibilidade internacional da Unifor e a trazer novas perspectivas para a comunidade acadêmica.

A universidade oferece programas de intercâmbio que permitem aos estudantes realizar parte de seus estudos em instituições estrangeiras. Esses programas são uma oportunidade para os alunos vivenciarem novas culturas, aprenderem novos idiomas e expandirem seus conhecimentos acadêmicos e pessoais.

Os acordos de Dupla Titulação permitem a outorga de diploma por duas instituições para um mesmo programa. Para tanto, exige-se o cumprimento dos requisitos especificados no acordo entre a Unifor e a universidade estrangeira.

Já os convênios com cláusula de Cotutela referem-se especificamente a um acordo de dupla titulação para programas de pós-graduação e que permite ao discente desenvolver sua dissertação ou tese sob a diretriz de dois orientadores, um nacional e outro internacional.

Para atrair estudantes internacionais e preparar os alunos para um mercado de trabalho global, a Unifor foi pioneira no Ceará em oferecer cursos e disciplinas ministrados em línguas estrangeiras, principalmente em inglês. Essa oferta que conta com 25 disciplinas nos mais diversos cursos, facilita e viabiliza a integração de estudantes estrangeiros que escolhem a Unifor como destino de intercâmbio.

Confira a lista de disciplinas em inglês ofertadas neste semestre: clique aqui
 

A Unifor tanto recebe estudantes internacionais como prepara estudantes que vão para o exterior por meio de programas de intercâmbio e cooperação. A universidade oferece suporte para esses alunos, incluindo orientação acadêmica, aulas de português, atividades de integração cultural. Isso ajuda a garantir que os estudantes internacionais como os da Unifor tenham uma experiência positiva e produtiva durante sua estadia, seja aqui no Brasil ou no exterior.

Além da mobilidade estudantil, a Unifor também promove a mobilidade de seus docentes. Professores da Unifor podem participar de programas de intercâmbio, ministrar aulas e realizar pesquisas em instituições estrangeiras, o que contribui para o desenvolvimento acadêmico e profissional e fortalece as redes de colaboração internacional.

A internacionalização na Unifor também se dá por meio de projetos de pesquisa conjuntos em parceria com mais de 60 instituições estrangeiras. Esses projetos permitem a troca de conhecimentos, recursos e metodologias, enriquecendo a produção científica e tecnológica da universidade.

A Unifor é membro de diversas redes e organizações internacionais de educação superior, o que facilita a colaboração e a troca de boas práticas com outras universidades ao redor do mundo.

A universidade organiza e participa de eventos e conferências internacionais, que são oportunidades para a divulgação de pesquisas, a troca de conhecimentos e o estabelecimento de novas parcerias.

É sobre construir pontes e internacionalizar

Com um processo de internacionalização que já dura 25 anos, a Universidade de Fortaleza atrai estudantes estrangeiros e multiplica parcerias de pesquisas internacionais em um campus cada vez mais global.

Relatório Consolidado

A curricularização refere-se ao processo de concepção, desenvolvimento e implementação de um currículo estruturado e coerente que atenda a objetivos e padrões educacionais específicos. Nesse sentido, a internacionalização do currículo envolve a integração de dimensões internacionais e interculturais nos conteúdos ministrados e nos métodos de ensino para garantir que os discentes adquiram competências globais. 

Com esse objetivo, a Universidade de Fortaleza, por meio do seu Núcleo de Estratégias Internacionais (NEI), em continuidade ao Projeto Sinergia, promove o II Encontro de Curricularização da Internacionalização (ECOI), que visa preparar a comunidade acadêmica para atuar eficazmente num mundo globalizado, alargando as suas perspectivas, melhorando a sua compreensão cultural e desenvolvendo competências que sejam relevantes num contexto internacional. 

Para tanto, o ECOI oportuniza, nesse segundo momento, a troca de conhecimentos e experiências entre gestores diretos (diretores, coordenadores e assessores pedagógicos) com o objetivo de consolidar a curricularização da internacionalização com os seguintes propósitos: 

  1. Identificar e estimular os projetos de internacionalização em cada coordenação de curso;
  2. Desenvolver uma visão sistemática e conectar as temáticas internacionais desenvolvidas nas disciplinas ministradas com ênfase nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS);
  3. Acompanhar a implementação e utilização de textos, artigos, vídeos e podcasts em língua estrangeira em um maior número de disciplinas;
  4. Verificar a oferta, divulgação e funcionamento de disciplinas em língua estrangeira, tanto obrigatórias como optativas, nos diversos cursos de graduação;
  5. Incluir estudos comparativos que examinam os assuntos ministrados de múltiplas perspectivas internacionais; 
  6. Empregar métodos de ensino que atendam a um corpo discente diversificado, considerando diferentes estilos culturais de aprendizagem;
  7. Facilitar projetos que exigem colaboração com estudantes de outros países, seja física ou virtualmente;
  8. Envolver os alunos intercambistas em projetos de pesquisa e publicação de artigos em parceria com nossos discentes e docentes;
  9. Incentivar a participação em programas de estudo no exterior;
  10. Divulgar oportunidades de estágios em ambientes internacionais;
  11. Promover atividades e atitudes que melhorem a capacidade dos alunos de trabalhar em diversos ambientes culturais; 
  12. Oferecer programas de treinamento para professores desenvolverem sua competência intercultural e capacidade de ensinar conteúdo internacionalizado; 
  13. Incentivar professores e funcionários a se envolverem em colaborações internacionais de pesquisa e programas de intercâmbio; 
  14. Promover uma cultura no campus que valorize a diversidade e a inclusão para que todos os alunos se beneficiem de um currículo internacionalizado; 
  15. Criar mecanismos para avaliar a eficácia dos esforços de internacionalização por meio da avaliação dos resultados de aprendizagem dos alunos no tocante a competências globais e interculturais; e
  16. Adaptar continuamente o currículo para atender às necessidades em constante mudança de um mundo globalizado. 

 

EDIÇÃO 2024

Abertura grupo musical (saxofone)

Abertura:
- Prof. Randal Pompeu, Professora Clara Bugarim
A internacionalização como meta da UNIFOR: Visão global, desenvolvimento local.

- Profas. Gina Pompeu / Candice Moreira / Gilmara Santana / Cristina Maia
A importância da Internacionalização curricular na Universidade de Fortaleza

- Profa. Cremilda Moreira
A legislação nacional para a internacionalização do Ensino Superior

José Fontenele Brito Junior
Convênios Internacionais: do ato simbólico para a ação concreta

Ana Gabriela Falcão
Da Unifor para o mundo: relato de experiências e práticas internacionais

Giselle Viana
Conexões/ Do mundo para a UNIFOR: intercâmbio internacional

Lina Sena
EducationUSA e a relação diplomática educacional com os EUA

Rayanne Bezerra
A importância de falar e compreender a lingua inglesa: Traduções e Exames de Línguas

Professores / Diretores / Coordenadores.
Experiências bem sucedidas em cada Centro de Estudos na Unifor

Fechamento:
Profa. Gina Pompeu
Synergy: Sustainable development goals (17/169) in our lives and at the University of Fortaleza.

EM BREVE

Projeto Sinergia

O Projeto Sinergia teve como objetivo compartilhar com os colaboradores da Universidade de Fortaleza, principalmente aqueles que possuem um nível de escolaridade mais baixo, o plano de ação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), para que estes sejam agentes reprodutores dessas informações na própria Unifor e em suas casas, junto à familiares e amigos.  

Além disso, considerando a Internacionalização como uma das 5 metas do planejamento estratégico da universidade, busca-se criar uma iniciativa de “internacionalização at home” para que os componentes do corpo técnico-administrativo da Unifor se percebam como cidadãos globais. 

Por meio de atividades realizadas em parceria com outros setores da instituição, como a Divisão de Recursos Humanos, Diretoria de Marketing e a Vice-Reitoria de Ensino, bem como agentes e órgãos externos, pretende-se, cada vez mais, trazer o aspecto internacional para a vida de todos os servidores da universidade, informando, compartilhando conhecimento e os tornando protagonistas de um mundo globalizado.

COMPETÊNCIAS DE VIDA

COGNIÇÃO

É a competência de acompanhar seu próprio desenvolvimento e aprendizagem, a partir do autoconhecimento e da reflexão sobre os seus processos de pensamento, tomada de decisão, estudo, metas e feedback.

COLABORAÇÃO

É a competência de trabalhar com respeito, propósitos compartilhados e contribuição assertiva para conhecimentos, compreensões e experiências.

COMUNICAÇÃO

É a competência de compartilhar com efetividade, pensamentos, questões e ideias, com linguagem adequada ao contexto e responsabilidade perante a informação e os sujeitos envolvidos.

CIDADANIA

É a competência de exercer o conjunto de direitos e deveres do indivíduo que vive em sociedade, com poder para nela intervir e transformar.