Avaliação Institucional da Pós-Unifor contribui para formação acadêmica de excelência

qua, 7 abril 2021 15:35

Avaliação Institucional da Pós-Unifor contribui para formação acadêmica de excelência

Estudantes podem contribuir para construção de uma educação de qualidade ao responder questionários de avaliação ao término de cada disciplina. Entenda o porquê.


A AI da Pós-Unifor ocorre de modo contínuo, sempre ao final de cada disciplina, por meio da aplicação de um formulário digital pela coordenação dos cursos. (Foto: getty Images)
A AI da Pós-Unifor ocorre de modo contínuo, sempre ao final de cada disciplina, por meio da aplicação de um formulário digital pela coordenação dos cursos. (Foto: getty Images)

A Avaliação Institucional (AI) é um dos instrumentos mais importantes que o estudante possui para registrar suas observações sobre o serviço educacional que recebem, podendo dar um retorno à Instituição de Ensino Superior (IES) sobre o que pode ser otimizado em seus processos pedagógicos ou em sua infraestrutura. É o que explica a professora Dra. Beatriz Rosa, gestora da Pós-Graduação Lato SensuEducação Continuada da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz.

Além de transformar continuamente a jornada do aluno da Pós-Unifor, Beatriz pontua que a AI é o caminho formal que a Universidade dispõe para “obter os resultados almejados, por meio de ações contínuas de melhorias para os serviços educacionais ofertados aos alunos dos cursos de Especialização, MBAs e para a comunidade acadêmica, sempre com o intuito de elevar o nível de qualidade e excelência da Pós-Graduação Lato Sensu e da Educação Continuada”.

O que é a Avaliação Institucional?

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), a avaliação institucional interna, ou autoavaliação, tem entre seus objetivos a melhoria da qualidade da educação superior e a expansão da sua oferta. Combinada com o Plano de Desenvolvimento de Interno (PDI) da Instituição de Ensino Superior (IES), a autoavaliação se define como um processo de autoconhecimento das IES com o intuito de analisar suas atividades acadêmicas em vigor.

Ela é o primeiro instrumento a ser incorporado ao conjunto de mecanismos que constituem o processo de regulação e avaliação da IES, ainda de acordo com o INEP. Essa autoavaliação promove um estudo reflexivo seguindo um roteiro geral – proposto a nível nacional – somado a indicadores específicos, projeto pedagógico, institucional, cadastro e censo.

Como funciona?

A AI da Pós-Unifor ocorre de modo contínuo, sempre ao final de cada disciplina, por meio da aplicação de um formulário digital pela coordenação dos cursos. O aluno avalia anonimamente os aspectos relacionados à matéria, ao corpo docente, à virtualização das aulas, ao processo de ensino-aprendizagem e à experiência vivenciada durante o decorrer do módulo.

A professora Grace Troccoli, coordenadora do Programa de Avaliação Institucional Interna (PROAVI) da Unifor, detalha que a Avaliação da Pós-Unifor é realizada via Google Forms, sempre após o término das disciplinas e também do curso como um todo. A coordenação envia aos alunos o link do formulário, que possui perguntas abertas e fechadas, para que registrem suas opiniões.

Por que fazer?

A importância da Avaliação Institucional é apontada pela professora Beatriz como uma ferramenta relevante para a tomada de decisões pela gestão dos cursos: “a avaliação nos possibilita identificar os pontos de melhoria, avaliar possíveis problemas e acompanhar o que está dando certo e o que pode ser aperfeiçoado, a partir das percepções registradas, a fim de que possamos transformar continuamente a jornada do aluno da Pós-Unifor numa excelente experiência”.

Grace também ressalta que, com a AI, “o aluno percebe que ele tem um espaço para solicitar melhorias e também ressaltar aquilo que está bom e que ele quer que se mantenha”.

Mudança na metodologia

Ao longo de 2020, a Avaliação Institucional da Pós-Unifor passou por diversas reformulações e, desde dezembro, conta com a metodologia Net Promoter Score (NPS). De acordo com a professora Beatriz Rosa, essa mudança visa identificar a satisfação e o grau de fidelidade dos estudantes, “buscando intensificar a aproximação e o relacionamento entre discentes, docentes e núcleo gestor da Universidade por meio da gestão centrada no aluno”.

Divulgando o serviço

A Universidade de Fortaleza iniciará uma campanha de divulgação sobre a Avaliação Institucional da Pós-Unifor com o intuito de conscientizar o público acadêmico sobre o assunto e aumentar a adesão no processo institucional. O conteúdo será veiculado nas mídias oficiais da Unifor e encaminhado via e-mail marketing para o mailing da instituição.