Quer estudar fora? Programa de Dupla Titulação da Unifor adiciona mais uma instituição parceira

qui, 21 julho 2022 19:00

Quer estudar fora? Programa de Dupla Titulação da Unifor adiciona mais uma instituição parceira

A Universidad Autónoma de Occidente fica localizada na Colômbia e abrange os cursos de Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Comércio Exterior e Marketing


O Programa de Dupla Titulação é um dos diferenciais da Universidade de Fortaleza em relação a assuntos internacionais (Foto: Getty Images)
O Programa de Dupla Titulação é um dos diferenciais da Universidade de Fortaleza em relação a assuntos internacionais (Foto: Getty Images)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, está sempre em busca de estreitar os laços com a comunidade internacional, a fim de oferecer as melhores oportunidades para os alunos que desejam passar um período fora do país. Por meio da Assessoria Internacional, setor vinculado à Vice-Reitoria de Extensão, a Unifor possui convênio com mais de 140 instituições de ensino superior ao redor do mundo.

Os estudantes que sonham em carimbar o passaporte ainda durante a graduação, mas procuram algo além do tradicional Intercâmbio Acadêmico Internacional, a Universidade possui, desde 2008, o Programa de Dupla Titulação. A iniciativa permite que o aluno estude durante um ano em Universidade e/ou instituição de ensino superior em outro país, e volte para casa com dois diplomas de uma só vez: um nacional e outro internacional. 

A princípio, somente graduandos dos cursos de Administração, Ciências Econômicas, Comércio Exterior e Engenharia Civil, com Performance Média Global (PMG) igual ou superior a 8,0, podiam participar do programa. Até então, as instituições de ensino conveniadas à Unifor estavam localizadas em Portugal, com o Instituto Politécnico de Bragança, e na Alemanha, com a Berlin School of Economics and Law e o Deggendorf Institute of Technology
 
No início de 2022, o curso de Jornalismo também passou a ser contemplado com o Programa de Dupla Titulação, ampliando o leque de possibilidades internacionais para a comunidade acadêmica da Unifor. Recentemente a instituição, sempre à procura de ampliar a iniciativa, adicionou mais um nome à lista de instituições conveniadas ao programa: a Universidad Autónoma de Occidente, localizada na Colômbia. 

"A dupla titulação traz a possibilidade do aluno passar um ano morando e estudando em um desses países mencionados. Ao terminar todas as disciplinas, alcançar o total de créditos acordado e finalizar a graduação também na Unifor, ele vai ter o duplo diploma, ou seja, terá a certificação de conclusão da Universidade de Fortaleza e da instituição parceira. Isso abre infinitas oportunidades, tanto na parte pessoal, com experiência de vida, quanto na profissional, dando a possibilidade do aluno exercer a profissão em outro país, e isso é muito valioso", explica Lina Sena, coordenadora da Assessoria Internacional. 


Pesquisa, inovação e empreendedorismo são os três pilares da Universidad Autónoma de Occidente (Foto: Divulgação)

De malas prontas para a Colômbia

Localizada na cidade de Cali, no departamento do Valle del Cauca, a sudoeste de Bogotá, a Universidad Autónoma de Occidente (UAO) abrange os cursos de Administração, Comércio Exterior, Ciências Contábeis e Marketing (bacharelado), marcando o ingresso das duas últimas graduações no rol das agraciadas pelo programa. A instituição colombiana já era parceira da Unifor para intercâmbios acadêmicos tradicionais. 

A UAO é classificada como a universidade número um em sustentabilidade na Colômbia, e a terceira na América Latina. Ela possui o Sistema Solar Fotovoltaico de maior potência instalado em uma instituição de ensino no país, fornecendo entre 15% e 20% do consumo total de energia em seu campus. Além disso, a entidade se destaca no investimento em tecnologia e pesquisa, refletido nos diversos laboratórios em sua estrutura.  

De acordo com Lina, a seleção dos candidatos será feita entre os meses de setembro e outubro, de 2022, por meio de edital, divulgado em breve nos canais de comunicação da Universidade de Fortaleza. A coordenadora pontua que os editais servem para que o estudante fique ciente, conheça os pré-requisitos para participar do programa e se cumpre com todos eles. 

"A gente espera que os nossos alunos tenham vontade e interesse em ampliar seus horizontes, em conhecer e conviver com outras culturas, com outras metodologias acadêmicas. Nossa expectativa é a de que eles procurem, desde o início, assim que entram na Universidade, saber como funciona [o programa], e quais são os pré-requisitos, etc. Tudo isso para, quando chegar no momento ideal, estarem aptos para cumprir com o solicitado pelo edital e poderem participar de um programa sensacional", finaliza a coordenadora.