Mostra de trabalhos de conclusão dos cursos de saúde marca início de novas trajetórias

seg, 8 dezembro 2025 17:11

Mostra de trabalhos de conclusão dos cursos de saúde marca início de novas trajetórias

Evento reúne pesquisas que simbolizam maturidade acadêmica, descobertas profissionais e a promessa de novos caminhos para egressos e formandos da Unifor


Trabalho de Conclusão de Curso é a pesquisa ou produção acadêmica desenvolvida ao final da graduação ou pós-graduação (Foto: Getty Images)
Trabalho de Conclusão de Curso é a pesquisa ou produção acadêmica desenvolvida ao final da graduação ou pós-graduação (Foto: Getty Images)

Há momentos que não se repetem, instantes que condensam anos de estudo e pesquisa, noites de dedicação, dúvidas, descobertas e a lenta construção de uma identidade profissional. A disciplina Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é o ápice desse percurso. Na última semana, alunos dos cursos do Centro de Ciências da Saúde (CCS) apresentaram seus trabalhos na Mostra de TCC-CCS da Universidade de Fortaleza (Unifor), mantida pela Fundação Edson Queiroz.

É o momento em que alunos da saúde apresentam ao mundo aquilo que aprenderam, pesquisaram e se tornaram. É quando, diante da banca, dos professores e do público, entendem que já não são apenas alunos, estão prontos para ocupar seu lugar no futuro da profissão.

A docente Ádila Silva, gestora da Supervisão de Monitoria e Apoio à Aprendizagem - CCS, descreve o TCC como um marco que ultrapassa a formalidade acadêmica. “Representa muito mais do que um requisito para concluir o curso. Ele simboliza um momento de maturidade acadêmica, em que o aluno integra tudo o que viveu ao longo da graduação.”

A professora acrescenta que nessa etapa o estudante se reconhece como protagonista da própria jornada, exercitando pela primeira vez, de maneira plena, a responsabilidade científica e ética que carregará para a vida profissional.

Um processo que transforma

A caminhada até essa apresentação final não é simples e talvez seja justamente por isso que ela marca tanto. Ádila reforça que o processo se assemelha aos desafios reais da carreira.


“O aluno passa por fases muito parecidas com as da vida profissional: precisa buscar referências, organizar ideias, lidar com prazos, revisar, recomeçar. E ao final, percebe que é capaz. Esse impacto é enorme”Ádila da Silva Castro, docente do curso de Nutrição 

É nesse percurso que muitos descobrem habilidades que não sabiam possuir, afinidades que podem direcionar o futuro e, principalmente, a confiança para dar os próximos passos. Essa segurança também nasce da visibilidade conquistada na Mostra de TCC.

Segundo a professora, o evento funciona como ponte entre alunos e oportunidades. “A visibilidade do evento pode abrir portas. Muitas vezes um TCC vira convite para pesquisa, estágio, atuação profissional ou até uma parceria futura. É uma vitrine interna e externa muito importante.”

Ádila destaca ainda que, nesta edição, três grandes eixos se destacam entre os temas apresentados: saúde mental, incorporação de tecnologias e doenças crônicas. Para ela, isso mostra um alinhamento dos estudantes com as necessidades contemporâneas da sociedade. “Eles não estão apenas respondendo às demandas atuais, estão se preparando para o mercado de trabalho e para o futuro”, destaca a nutricionista. 

Uma apresentação alinhada com as novas tendências farmacológicas  

Entre os trabalhos apresentados, destaca-se a aluna Larissa Honório Rios, da graduação em Nutrição. Para ela, o momento veio acompanhado de um sentimento de plenitude. 


“A realização do TCC veio com um sentimento de dever cumprido. Me sinto muito realizada e grata por toda a trajetória até aqui, e essa apresentação foi um fechamento desse caminho acadêmico na Universidade, desde a formação de vínculos com os professores e futuros colegas de profissão. É uma grande conquista”Larissa Honório Rios, formanda em Nutrição

A escolha de seu tema nasceu de uma inquietação atual: o uso dos agonistas do GLP-1 no tratamento da obesidade e o papel crucial da nutrição nesse processo. A formanda conta que escolheu o tema por se tratar de uma temática muito atual e pelo desejo de se aprofundar e se atualizar sobre as novas estratégias terapêuticas.

O processo foi desafiador, mas profundamente enriquecedor. Larissa destaca que aprender a conduzir uma pesquisa científica a fez compreender melhor o papel da formação na sociedade atual. Para ela, desenvolver essa competência é essencial para qualquer profissional da saúde, especialmente em um cenário em que as práticas precisam ser constantemente atualizadas.

Seu tema, além de abrir portas, deve acompanhar sua atuação profissional. “O intuito de ter escolhido um tema tão atualizado foi justamente para possibilitar colocar esses aprendizados em prática e reforçar minha conduta profissional”, afirma. A motivação se estende ao futuro acadêmico: Larissa pretende publicar o estudo e, em breve, seguir para o mestrado. “A pesquisa e a docência têm me brilhado bastante os olhos”, revela.

Participar da Mostra de TCC trouxe incentivo extra para continuar. “Fico muito honrada de ter sido escolhida para participar desse evento, com certeza nos dá um maior incentivo para continuidade da pesquisa”, diz. Para quem ainda vai iniciar o TCC, Larissa deixa um conselho direto: escolher temas que tragam relevância e ampliação científica. “Que seja relevante, embasada e inovadora”, reforça.

O olhar de quem já trilhou o caminho

A experiência com o TCC, porém, não marca apenas o fim da graduação e pode influenciar trajetórias inteiras. É o caso de Juliana Barros, fisioterapeuta formada pela Unifor e mestranda em Saúde Coletiva

A profissional, aliás, viveu o TCC tanto como estudante quanto como integrante de banca avaliadora. Ela relembra a sua apresentação como graduanda: “É um misto de sentimentos entre o nervosismo da apresentação e a tão esperada conclusão para de fato exercer a profissão.”

Seu TCC foi sobre fisioterapia bucomaxilofacial, área escolhida por ser inovadora e fora do convencional. O maior desafio foi encontrar voluntários para a pesquisa, mas o aprendizado compensou: “Sem dúvidas o principal aprendizado foi observar o quanto a avaliação e a técnica, sendo executada da forma correta, é eficaz no tratamento do paciente.”

O impacto se refletiu imediatamente em sua carreira, influenciando de forma decisiva sua atuação no mercado de trabalho. No mestrado, Juliana acabou seguindo outra linha de pesquisa, experiência que considera enriquecedora por ampliar seu leque de possibilidades dentro da fisioterapia. Para a fisioterapeuta, a maior riqueza do seu trabalho está no incentivo ao aprendizado contínuo.  


“A minha jornada profissional é um incentivo enorme para nunca parar de estudar e pesquisar. A troca de ideias, tanto na apresentação do TCC quanto na participação em bancas, abre caminhos e inspira novas pesquisas. Esse intercâmbio é muito rico e valioso”Juliana Barros, fisioterapeuta e mestranda em Saúde Coletiva

A fisioterapeuta deixa um conselho: “O tema precisa nascer de uma afinidade verdadeira, pois isso torna o processo mais leve e produtivo, gosta de estudar, percebe mais facilidade e sente maior afinidade.” 

A Mostra de TCC do Centro de Ciências da Saúde revela que esse trabalho é um documento, uma apresentação e o início de uma nova trajetória. Para Ádila, a melhor forma de viver essa fase é abraçar o processo com propósito. “Encare o TCC como uma oportunidade e não escolha o tema pelo caminho mais fácil, escolha pelo que faz seus olhos brilharem”, incentiva a docente. 

Em cada estudante que vai a frente com seu trabalho, há uma história de coragem, curiosidade e escolha. Em cada pesquisa, há uma semente de futuro. E, ao final, quando o ciclo se fecha, abre-se também um horizonte, porque todo TCC, é o começo de uma nova pesquisa.

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Os cursos do Centro de Ciências da Saúde da Unifor formam profissionais comprometidos com a saúde, a ética e a inovação, unindo tecnologia de ponta, professores experientes e práticas clínicas desde os primeiros semestres. Com laboratórios modernos, o aluno vivencia o cuidado humano de forma integral, desenvolvendo competências para atuar com excelência em todas as áreas médicas. 


Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, contribuindo para o alcance dos ODSs 3 – Saúde e Bem-Estar, 4 – Educação de Qualidade e 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico.

A Universidade de Fortaleza, assim, reforça o compromisso com a promoção da saúde e do bem-estar (ODS 3), com uma formação inclusiva e de excelência (ODS 4) e com a qualificação de profissionais para um mercado em transformação, favorecendo empregabilidade e desenvolvimento econômico sustentável (ODS 8).