seg, 8 dezembro 2025 16:48
Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Unifor recebe premiação regional da Receita Federal do Brasil
O NAF é responsável por aprimorar o conhecimento acadêmico e prestar assistência gratuita à população

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, recebeu uma premiação regional de reconhecimento de boas práticas da Receita Federal do Brasil. O setor foi agraciado devido às suas ações extensionistas em escolas públicas e privadas de Fortaleza neste ano de 2025.
Por meio das atividades realizadas neste ano, o NAF atuou para contribuir com o desenvolvimento e a difusão de saberes, cidadania e educação fiscal para os jovens estudantes das escolas da cidade. Assim, o Núcleo ministrou oficinas e participou de feiras de profissões, destacando aos alunos as mais diversas áreas de atuação e oportunidades nas Ciências Contábeis e no Comércio Exterior.
O coordenador do NAF, Levy Guedes, comenta sobre a importância desse reconhecimento: “Essa premiação é vista como uma coroação, refletida por uma série de ações voluntárias realizadas durante o ano, sendo a ação em escolas escolhida pela Receita Federal como a mais impactante no contexto social”.
O NAF é responsável por aprimorar o conhecimento acadêmico e prestar assistência gratuita à população por meio de orientações sobre assuntos das áreas contábil e fiscal. O atendimento é realizado por alunos e supervisionado por professores do curso de Ciências Contábeis e de Comércio Exterior.
Dessa forma, o setor também é um importante agente para a formação prática dos alunos da graduação, permitindo-lhes aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula por meio de atendimentos de relevância social ao público geral. Marco Pedrosa, aluno do 6° semestre de Comércio Exterior e que atualmente exerce o cargo de mentor do NAF, pontua as contribuições do Núcleo para o desenvolvimento profissional.
“Um trabalho e projeto de extensão lindo e totalmente voluntário, no qual você tem a oportunidade de se desenvolver e adquirir competências e aptidões que fogem às salas da universidade, além de contribuir para a difusão do conhecimento, da cidadania e da educação fiscal, fazendo a diferença na vida dos contribuintes, em um processo no qual todos saem ganhando.”
Pedrosa, que fez parte das ações realizadas nas escolas, também comenta sobre o reconhecimento da Receita Federal: A sensação é de dever e missão cumprida, de que contribuí de alguma forma para a difusão do conhecimento e da cidadania e educação fiscal em nossas ações nas escolas, bem como nos atendimentos e auxílios aos contribuintes. Sinto que minha missão como aluno e monitor do NAF foi cumprida e que realmente estamos no caminho certo.
Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), contribuindo para o alcance dos ODS 4 – Educação de Qualidade, ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico, ODS 10 – Redução das Desigualdades, ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes e ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação.
A Universidade de Fortaleza, assim, fortalece a integração entre academia, setor produtivo e sociedade, promovendo educação inclusiva e de qualidade. Além disso, incentiva a formação prática dos estudantes, permitindo que adquiram competências e habilidades profissionais em um ambiente de aprendizagem aplicado, ao mesmo tempo em que contribui para a difusão do conhecimento, da cidadania e da educação fiscal junto à comunidade. Também impulsiona a redução das desigualdades ao oferecer atendimento gratuito à população e democratizar o acesso a serviços contábeis e fiscais. Por fim, aprimora processos de orientação e acompanhamento acadêmico e social, consolidando parcerias estratégicas entre universidade, alunos, professores e órgãos públicos para fortalecer ações de educação, cidadania e desenvolvimento profissional.