null Centro de Ciências Tecnológicas da Unifor realiza 11ª edição do “Dia T”

Seg, 6 Dezembro 2021 11:30

Centro de Ciências Tecnológicas da Unifor realiza 11ª edição do “Dia T”

O evento reuniu, nesse sábado (4), alunos, professores e público interessado em tecnologia.

Estudantes do Ensino Médio puderam conferir os projetos criados pelo corpo discente dos cursos de tecnologia e conhecer mais a estrutura que a Unifor oferece na área (Foto: Lucas Plutarcho)

O Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Universidade de Fortaleza (Unifor), instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, realizou, nesse sábado (4), a 11ª edição do “Dia T”. O evento reuniu estudantes e professores dos cursos de tecnologia para apresentar os projetos desenvolvidos nas disciplinas ao longo do semestre. O público interessado em tecnologia e estudantes do ensino médio também puderam conhecer os projetos expostos no hall do bloco D e tirar dúvidas sobre os cursos que a Unifor oferece no CCT.

Aos 16 anos, o estudante Paulo Everton Rodrigues prepara-se para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2022 e participou do “Dia T” para conhecer melhor as atividades dos cursos de tecnologia. Apesar de ainda não ter definido a carreira que pretende seguir, ele planeja algo ligado à computação. “Eu vim para conhecer e aprender coisas novas. Vi uns projetos legais e gostei muito”, disse o estudante, enquanto fazia um dos “Percursos T”, atividade que levou o público para um passeio pelos laboratórios do CCT.

Na avaliação do professor Jackson Sávio, diretor do CCT, por ser uma exposição de projetos feitos por alunos – a maioria nos primeiros semestres de faculdade –, o diálogo entre os expositores e estudantes que estão em fase de preparação para ingressar na universidade é mais fluido. “Aqui o aluno de ensino médio pode ter a vivência das carreiras da área de tecnologia e isso pode facilitar na tomada de decisão dele sobre qual carreira está mais alinhada na perspectiva de futuro dele”, destacou o diretor do CCT.

Momento de mostrar resultados

Mais que uma simples apresentação de projetos, o “Dia T” é também um momento de troca e aprendizado entre o corpo discente dos cursos de tecnologia. É a hora em que alunos dos primeiros semestres mostram o que aprenderam e construíram em sala de aula e têm a oportunidade de conferir o que colegas de semestres mais avançados ou concludentes também criaram dentro dos cursos.

Os projetos expostos iam desde maquetes criadas por alunos da Arquitetura e Urbanismo, até réplicas de cataventos e minicarros. Um dos projetos de destaque foi o game criado pelos alunos do segundo semestre de Ciências da Computação, Victória Medeiros, Samuel Zaire e Alejandro Elias.

No projeto, os estudantes utilizaram ferramentas de “neurofeedback” – ligadas à neurociência - que captam os movimentos oculares e os transformam em uma espécie de mouse, permitindo com que o jogador mova a personagem utilizando apenas os olhos e a concentração. “Ele é considerado um ‘serious games’ (jogo sério), mas a nossa inovação é que, só porque ele é um jogo sério, não quer dizer que precisa ser um jogo sem graça. Então, a gente implementou todo um mundo com uma história, personagens. Acaba que tem não apenas um neurofeedback, você pode medir, por exemplo, o grau de concentração da pessoa”, explicou Victória Medeiros.